Círculo cromático: como usar na pintura de qualquer ambiente
outubro 25, 2023 - 6 minutos de leitura.A ferramenta para combinação de cores facilita suas escolhas na hora de pintar as paredes, escolher revestimentos ou comprar itens de decoraçãoEstá prestes a se mudar ou fazer uma reforma e quer saber como usar o círculo cromático na pintura das paredes?
Então, hoje vamos te contar tudo sobre a ferramenta que facilita a combinação de cores e ainda cria uma personalidade única para o seu cantinho.
Para tirar as suas dúvidas sobre o método, batemos um papo com a arquiteta Patrícia Miranda, do escritório Raízes Arquitetos, que explica o conceito de círculo cromático e suas combinações. Assim, não há riscos de errar na paleta de cores!
O que é e como funciona o círculo cromático?
Como diz o próprio nome, é um círculo cromático com 12 cores (primárias,
secundárias e terciárias). A ferramenta é recomendada para quem tem dúvidas de quais cores combinar entre si para deixar os ambientes da casa mais harmônicos e aconchegantes.
Nesse sentido, para saber quais cores podem ser usadas em conjunto, basta ter sempre em mãos uma ilustração do círculo cromático e localizar a cor que está exatamente do lado oposto da outra e que, justamente, apresenta maior contraste.
Quais cores compõem o círculo cromático?
Segundo Patrícia, as cores do círculo cromático são as primárias (azul, amarelo e vermelho), secundárias (a mistura das primárias – verde, laranja e violeta) e as terciárias, que vêm da mistura das secundárias com as primárias. Entenda melhor:
- primárias: azul, amarelo e vermelho;
- secundárias: verde, laranja e violeta;
- terciárias: vermelho-arroxeado (vermelho + roxo), amarelo-esverdeado (amarelo + verde), amarelo-alaranjado (amarelo + laranja), vermelho-alaranjado (vermelho + laranja), azul-esverdeado (azul + verde), azul-arroxeado (azul + roxo).
Como combinar as cores do círculo cromático?
De fato, a combinação de cores envolve muitas escolhas, mesmo porque o mundo não se limita às cores primárias, secundárias e terciárias. Temos variações de tonalidades e outros resultados de misturas.
“Uma maneira de começar a pensar sobre isso é saber como as cores apresentadas no círculo cromático indicam maior ou menor contraste. Quando observamos o círculo, podemos começar a perceber isso”, conta a arquiteta.
Ela continua: “As cores que aparecem lado a lado são chamadas de cores análogas. As cores que estão em lados opostos têm maior contraste e são chamadas complementares”.
Ainda existem as cores tríades (identificadas em formato de triângulo no círculo cromático) e, por fim, as monocromáticas (as mesmas cores que vão dos tons mais escuros para os mais claros).
As combinações podem ser inúmeras, mas esse é o básico para você começar.
- Cores análogas: estão lado a lado no círculo cromático. Exemplo: azul claro, azul violeta e violeta.
- Cores complementares: apresentam maior contraste entre si e são opostas no círculo cromático.
- Cores tríades: basta formar o desenho de um triângulo no círculo cromático.
- Cores monocromáticas: fazem parte da mesma família, desde a escura até a mais clara.

Como usar o círculo cromático na decoração?
Para a especialista, tudo depende do efeito visual que você busca para a casa, seja nas paredes, escolha dos revestimentos ou ao incluir itens de decoração nos cômodos.
“A partir das definições acima, escolhemos as cores conforme o tanto de contraste ou não que queremos no local. E é claro que não precisamos pensar apenas em combinações das cores que ficam lado a lado ou opostas”, ressalta.
De acordo com Patricia, você também pode selecionar as cores que ficam no meio do caminho. Sempre pensando em mais ou menos contraste. E não esqueça que um maior contraste cria pontos focais de atenção na casa.
“Eu gosto muito de usar contraste nos ambientes, mas de maneira pontual, criando poucos pontos de atenção, isto é, dando destaque especial para alguma área”, diz ela.
Cores do círculo cromático e suas sensações?
Será que cada cor do círculo cromático e combinações é capaz de passar uma sensação ou vibração diferente para os ambientes da casa? Vamos entender com a especialista!
“Há autores que falam dessas sensações, por exemplo, que o azul transmite tranquilidade e o amarelo desperta o apetite. Na minha opinião, acho que essas categorias simplificam a infinidade de tons que as cores podem ter e a infinidade de personalidades que as pessoas têm”, explica.
Para Patricia, há certas tonalidades de azul que são tristes ao invés de tranquilas. Como certos amarelos que são tranquilos ao invés de estimulantes.
A profissional prefere estudar as combinações a partir do que já viveu no trabalho e do que conversa com os clientes.
Círculo cromático nos ambientes
Se você trabalha em home office, já deve ter se perguntado quais cores usar no escritório para ajudar na concentração.
Patrícia diz que, inicialmente, se pode pensar nas cores em tons de madeira, que acolhem, mas nada impede de usar, em locais pensados, um verde vibrante ou amarelo (como nas imagens abaixo).


As cores desse projeto estão em locais que não são o ponto do olhar durante as atividades profissionais.
Podemos pensar também em alguma cor com tonalidade suave, que não vai cansar o olhar e a mente.
E quais são as cores indicadas para o quarto com o intuito de relaxar? “Acho que é uma combinação do que tem no ambiente, do gosto do cliente e da minha experiência”, afirma a arquiteta.
Ela continua: “De qualquer maneira, quando uso detalhes coloridos, procuro deixá-los fora do campo visual da hora de dormir, tanto para adultos como para crianças”.
Outra sugestão é usar as cores do círculo cromático em pequenos detalhes de decoração da casa, ou seja, em acessórios como almofadas, tapetes, cortinas e até móveis.
Segundo Patricia, quem quer arriscar contrastes maiores pode começar nos acessórios e almofadas, que são objetos menores.
Para móveis, tapetes e cortinas, vale a pena entender o tamanho deles e o quanto vão ocupar do espaço, principalmente para escolhas coloridas.
Para finalizar, não se prenda às cores do sistema para renovar a casa. Antes de mais nada, leve em conta seu gosto pessoal.
Afinal, é você que irá conviver naquele espaço todos os dias. A ferramenta é apenas uma forma de facilitar as escolhas de cores que harmonizam entre si!
Preparado para mudar as cores da casa toda? Antes, leia nossos artigos e aprenda:
- como pintar parede;
- como passar massa corrida na parede;
- como decorar apartamento alugado gastando pouco e sem fazer grandes transformações.
Fique com a gente para conferir muito mais sobre limpeza, organização, decoração e outros cuidados com a casa. Afinal, seu lar merece ser o melhor lugar do mundo. Até mais!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.