mulher reforma cadeira

Você tem embalagens de produtos vazias, roupas que não usa mais ou móveis encostados na garagem? Então é hora de praticar o upcycling! Com criatividade e disposição, é possível transformar qualquer objeto usado – ou que seria descartado – em peças incríveis e ainda ajudar o meio ambiente.   

Para que você pratique a sustentabilidade em casa através do upcycling, confira o nosso papo com Marcus Nakagawa, professor e coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental, que traz sugestões para dar vida nova a itens sem utilidade.  

Antes de mais nada, vamos entender o que é upcycling! 

O que é upcycling?   

Upcycling é a reutilização de um produto, embalagem ou tecido e roupas sem uso que seriam descartados ou doados. Com isso, você consegue dar um novo propósito aos itens, criando algo útil para a sua casa. Muitas vezes, esses objetos podem ganhar uma cara totalmente inédita, servindo de decoração e trazendo novas energias para o lar.  

“Basta olhar para esse item que você deixou de lado com bastante atenção, carinho e usar a criatividade. Assim, ele será utilizado de outras maneiras – e melhores – no seu dia a dia, trazendo um novo sentido para a sua rotina”, diz Marcus.  

Diferença entre upcycling e reciclagem

De fato, muita gente confunde upcycling com reciclagem. A diferença é que no primeiro caso você vai utilizar novamente o produto e criar algo novo, ou seja, você usa o item na sua forma natural e faz algumas mudanças estéticas sem gastar energia elétrica ou água.  

Por outro lado, na reciclagem, geralmente é preciso que o produto descartado passe por alguns processos, como aquecimento e trituração, se dissolvendo para virar um material e, assim, ser encaminhado para a fabricação de outro produto. 

Como aplicar a sustentabilidade em casa?

Como contamos, há inúmeras formas de praticar o upcycling na sua casa, reaproveitando itens usados. Para Marcus, você deve olhar para a peça e refletir “por que devo simplesmente jogar isso fora?”. Ele acredita que quanto mais temos esse olhar, mais passamos a enxergar em um produto sua alma e seu potencial de transformação.  

Abaixo, o especialista indica ideias simples que podem funcionar para você. 

Potes e garrafas vazios   

Tem potes vazios e garrafas de bebidas por aí? Um bom exemplo de sustentabilidade em casa é usar esses recipientes para armazenar outros alimentos, condimentos, temperos e até ervas na geladeira.  

Outras opções são usá-los como vasos de plantas ou flores e, no caso dos potes, juntar pincéis de maquiagem ou itens de papelaria, como lápis, canetas, clipes, grampos e fitas adesivas. 

plantio de suculentas
(Envato Elements)

“Caso queira usar potes para guardar alimentos, não esqueça de, antes, lavar e higienizar bem todas as embalagens para evitar contaminação e, assim, manter a saúde da sua família”, recomenda Marcus.  

Móveis desgastados

Se a sua garagem ou depósito guarda algum móvel que está desgastado pelo tempo, que tal transformá-lo em uma nova peça para decorar a casa? “Há inúmeras maneiras de reinventá-lo, como fazer um móvel menor, uma banqueta ou até mesmo uma prateleira”, recomenda o professor. 

Roupas e tecidos sem uso  

mulher- corta calça jeans
(Envato Elements)

Trabalhar com peças de roupa e sobras de tecido no upcycling já é algo familiar para muitos designers e estilistas que só fazem roupas com restos de outras roupas. Então, além de criar uma peça totalmente exclusiva, você pode inventar modelagens únicas, novas cores e tipos de estampas. 

“Uma simples calça jeans pode ser transformada em camisa ou blusa, enfim. Há muitas ideias interessantes de vídeos na internet mostrando essas sugestões de upcycling. Use sua criatividade que vai dar certo”, conta ele.  

No caso das sobras de tecidos, faça uma linda colcha de retalhos, um tapete para a sala, capa para almofadas e travesseiros e uma colcha para enfeitar a cama.  

crianca deitada em colcha de retalhos
(Envato Elements)

Você já ouviu falar sobre os 3 r’s da sustentabilidade? Aprenda formas de reduzir, reciclar e reutilizar em casa e ajude a reduzir o impacto ambiental com hábitos mais conscientes.  

É hora de começar agora a colocar em prática seis atitudes de sustentabilidade em casa! Saiba como gastar menos energia elétrica, água e veja tudo que pode ser reciclado depois de usado.  

Adotar a prática também evita que você acumule objetos em excesso nos ambientes. Para saber mais sobre os malefícios do acúmulo em casa e como resolver o problema, leia nossa entrevista com Guilherme Gomes, do perfil Diárias do Gui. Tudo isso você encontra aqui no Cada Casa Um Caso.  

Agora que você sabe um pouco mais sobre o significado de upcycling, esperamos que tenha hábitos mais responsáveis e, com isso, ainda economize em casa. Até mais! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.