Esponjas e escovas de limpeza ecológicas em uma cesta com plantas atrás.

Será que fazer uma limpeza sustentável é possível? A resposta é sim! Você pode acabar com poeira, resíduos, mau cheiro sem gastar tanta água e escolhendo os produtos e técnicas certas. Com isso, mantém a casa limpinha, economiza e cuida do planeta. 

Estamos aqui para te ajudar a pensar nessa limpeza sustentável e até fazer com que você repense alguns hábitos na hora da faxina, para o bem do seu bolso e do meio ambiente. 

Por que apostar na limpeza de forma sustentável?

Já parou para pensar quanto de plástico é jogado nos rios e oceanos? Ou quanto lixo poderia ser reciclado e aproveitado? Esses são apenas alguns pontos para te convencer a pensar na limpeza sustentável. 

Além disso, esse tipo de limpeza é prático, eficiente e mais barato. Não é necessário, por exemplo, gastar com uma lista imensa de produtos. E ao separar o lixo, ficará mais fácil pensar em reciclagem. Uma vez inserida na rotina, essa prática até facilita o descarte de resíduos da casa. 

Dito tudo, vamos à lista com ideias de como adotar uma limpeza sustentável aí na sua casa:

Ideias para adotar uma limpeza sustentável na prática

1. Use vassoura para varrer

Água para varrer as folhas? Mangueira para ‘regar o quintal’? Tudo errado! Pense em como economizar água e ainda ter uma faxina caprichada. 

Parece óbvio, mas é a vassoura que ajuda a varrer a sujeira mais grossa. Ainda assim, muitas pessoas iniciam a limpeza, seja dentro de casa ou no quintal, jogando água em tudo. 

Como acabamos de citar, não use água para varrer. Para isso, use uma vassoura de cerdas macias e retire toda a sujeira sólida com a ajuda de uma pá de lixo. 

Uma mulher está varrendo um chão feito de madeira.
(Pexels/Cottonbro)

2. Troque a mangueira pelo balde com água e sabão

Substitua o uso da mangueira por um balde com água e sabão para lavar o quintal e outros ambientes. Usando essa dica, você consegue economizar bastante água. 

3. Mops também podem ajudar

Alguns modelos de mops são ótimos e contribuem para a limpeza sustentável. Experimente aqueles que possuem um compartimento que espirra água e produtos de limpeza. 

Outra vantagem é usar os mops que acompanham uma espécie de balde. Desse modo, é possível molhar e enxaguar o esfregão sem que seja preciso pegar mais água da torneira.

Veja também mais dicas de como fazer uma faxina a seco em todos os ambientes. 

4. Escolha produtos de limpeza sustentáveis

Uma limpeza sustentável conta ainda com nossas escolhas nas gôndolas do supermercado. Desse modo, o que levamos para casa irá dizer o quão verde estão sendo nossas práticas. 

Para começar, fique atento às embalagens e busque informações de que trata-se de um produto biodegradável. Assim, já garante a compra de produtos de limpeza sustentáveis. 

Outro ponto é buscar por aqueles que contam com refil. As embalagens em forma de refil usam menos plástico em sua fabricação e ainda costumam ser mais baratas que o “produto completo”. Ou seja, bom para o planeta e economia para seu bolso. 

Ainda nesse item, se você está preocupado com a natureza, nada mais justo que o fabricante do seu produto também! Portanto, prefira produtos e marcas que tenham projetos socioambientais e mantenham programas de sustentabilidade claros e definidos.

5. Troque a bucha sintética por uma natural

Sabia que as ‘lembranças’ da sua última louça suja podem ficar entre nós por até 400 anos?  Isso mesmo! Esse é o tempo estimado de decomposição de uma bucha de lavar louças sintética. 

Portanto, vale a pena considerar a troca por uma vegetal, que demora apenas alguns meses para se decompor na natureza.

6. Escolha o modo de lavagem correto em sua máquina de lavar louças

Sabia que engolimos microplástico todos os dias? Isso mesmo, essa parte reduzida do plástico está em tudo, no ar e na água. 

Uma forma de evitar a ‘produção’ dele em casa é sempre escolher modos de lavagem suaves em nossa máquina de lavar. Isso porque, o atrito entre as peças pode soltar esse resíduo das roupas fabricadas com nylon e material semelhante.

7. Doar em vez de descartar

Mas nada de jogar os itens usados em bom estado fora na hora de dar aquela geral em armários e guarda-roupa. Assim sendo, separe uma caixa com doações e entregue a instituições ou pessoas que precisam. Essa é uma atitude consciente, que ajuda os outros e ainda evita desperdício. 

Uma caixa plástica com roupas para doação.
(Pexels/Julia M Cameron)

Gostou das dicas? Agora você sabe que é possível cuidar do nosso planeta e da nossa casa em conjunto com a limpeza sustentável! Aplique essas ideias pouco a pouco no seu dia a dia. O meio ambiente agradece! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.