Homem joga lixo e garrafas plásticas em lixeiras

Você sabe qual a forma correta de descartar produtos de limpeza? Ou como jogar fora restos de desinfetantes ou materiais de limpeza que passaram do prazo de validade? E ainda o que fazer com as embalagens? E tudo isso sem prejudicar o meio ambiente?

Essas dúvidas são as de muitas pessoas. Isso porque questões sobre sustentabilidade, além de descarte e separação do lixo de casa, estão cada vez mais em alta. Com isso, nota-se uma preocupação crescente em cuidar da casa e também do planeta.

Portanto, para solucionar essas questões, conversamos com um especialista em sustentabilidade. Veja o que ele nos ensina e comece agora a colocar as recomendações em prática!

1. Como descartar produtos de limpeza vencidos?

Se sobrou um pouquinho de produto de limpeza na embalagem e ele está vencido, o melhor é realmente não usar. Depois do prazo de validade, a composição química pode perder as suas características originais. Assim, o produto se torna ineficaz e, até mesmo, há chances de provocar reações indesejadas.

E agora, o que fazer com produtos de limpeza vencidos? “Já que não será mais usado, o destino deve ser o descarte. Mas o lixo comum ou o ralo da pia, não são os locais apropriados”, explica Marcus Nakagawa, professor da ESPM e especialista em sustentabilidade.

“O que fazer dependerá muito do produto, pois ele poderá contaminar também as águas cinzas, ou seja, a água que irá para o esgoto”, afirma o professor. “Nem pensar em jogar na terra ou um local que possa acumular este líquido”, completa.

Se tiver produtos de limpeza vencidos por aí, é ideal conferir no rótulo se são biodegradáveis. Nesse caso, eles podem ser dispensados no ralo ou no lixo orgânico comum. Caso não sejam, a saída mais ecológica possível é ligar no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e se informar sobre como descartá-los.

2. O que fazer com as embalagens de produtos de limpeza usados?

Continuando com as dicas, aqui temos outro cenário. Você usou os produtos até o fim na limpeza da casa, mas agora não sabe como descartar embalagens de produtos de limpeza.

O especialista em sustentabilidade lembra que o ideal é sempre diluir o restinho do produto e limpar a embalagem. Dessa forma, ela irá para o descarte sem nenhum resíduo de produto de limpeza.

Ainda há um outro ponto fundamental. “Para descartar é importante fazer uma boa limpeza e também acondicionar [a embalagem]. Assim, terá certeza de que ela não irá contaminar outras embalagens que estão no saco ou na lata de reciclagem”, ressalta Marcus.

Feito isso, é hora do descarte em si. “Leve para um posto de coleta de reciclagem ou garanta que quem está coletando está fazendo a triagem correta”, orienta o especialista.

Por fim, um lembrete: na coleta seletiva, a lixeira destinada para itens de plástico é a vermelha.

3. É possível reciclar embalagem de produto de limpeza?

A prática é possível, sim. No entanto, é preciso muito cuidado. Embalagens de produtos de limpeza nunca devem ser usadas para armazenar comida ou água para animais ou humanos. Em alguns casos, entretanto, não é nem possível reutilizar o recipiente.

“Dependerá muito do produto de limpeza, pois temos alguns que são altamente tóxicos. É importante pesquisar antes e ler a embalagem”, comenta o especialista em sustentabilidade.

Ou seja, na dúvida, consulte o rótulo. Quando se trata de itens químicos perigosos, geralmente há indicação de que o recipiente não pode ser reutilizado de forma alguma.

De acordo com Marcus, se não houver riscos, uma ideia para reciclar pote produto de limpeza é utilizá-los para criar uma horta vertical ou fazer uma composteira em casa.

Hortaliças plantadas em garrafas pets. Conceito de reciclagem e reaproveitamento de garrafas pet
(iStock)

Lembre-se de sempre lavar as embalagens antes de reutilizá-las e se certifique que não há mais nenhum resíduo de produto de limpeza. Se ainda ficar na dúvida, o melhor é descartar produtos de limpeza seguindo as dicas do professor.

Dica extra: pense antes de comprar

A geração de plástico é um problema que caminha junto com a evolução da humanidade. Nesse sentido, o especialista em sustentabilidade lembra que o ideal é sempre tentar reduzir o consumo desse material. Outra boa prática é escolher produtos que tenham compromisso com o meio ambiente.

“A cada dia temos que diminuir mais as embalagens, mesmo que elas sejam recicladas. É importante utilizar refis e produtos que usam cápsulas em que só acrescentamos água”, aponta o especialista.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.