garrafa pet com planta

Toda casa tem itens para organizar e espaço para decorar. E dá para fazer as duas coisas ao aprender como reutilizar garrafa pet. Pois é, ela pode ajudar a acabar com a bagunça em gavetas e ou dar um toque especial à decoração. 

Veja ideias para reaproveitar esse item em diversos cantinhos da casa e aposte na sustentabilidade com garrafa pet!

como reutilizar a garrafa pet
(Cada Casa Um Caso)

1. Vasinhos com garrafa pet

Uma ideia simples de como reutilizar garrafa pet é fazer vasinhos de plantas com elas. O primeiro passo é higienizá-las muito bem. Para isso, use uma esponja e detergente neutro para lavar toda a garrafa. Use água e detergente para lavar a parte de dentro também. 

Sobrou cola do rótulo? Passe um pouco de álcool com um pano limpo para remover os resíduos. 

Pronto! Tire a tampa da garrafa e faça dela um vasinho para plantas que podem ser cultivadas na água. 

garrafas pet com plantas e flores
(iStock)

A garrafa pet também vai muito bem como vaso para jardim ou horta. Porém, para ter espaço para colocar a terra e cultivar as plantas, opte por modelos maiores, como as garrafas a partir de 2 litros. 

garrafa pet com planta
(iStock)

Veja como reutilizar garrafa pet para fazer seus vasos:

  • deite a garrafa e faça um corte retangular no meio dela;
  • com a tampa ainda fechada, encha a garrafa com a terra;
  • agora, basta colocar a sua plantinha dentro e apoiar em uma superfície firme; 
  • se preferir, fure as extremidades, passe barbante e use como um vaso suspenso.

2. Porta-trecos de garrafa pet

Lápis, canetas e outros itens também podem ser armazenados na garrafa pet reutilizada. E fazer seu porta-treco é simples: corte a garrafa ao meio e use a parte da base para armazenar esses materiais. 

Lembre-se de lixar ou revestir a parte que foi cortada, pois pode sobrar alguma ponta e o plástico pode ficar “cortante”. Se preferir, use uma fita adesiva colorida para dar o acabamento e ainda deixar o objeto mais charmoso. 

3. Garrafa pet na organização

Quando o assunto é organização, as garrafas pets também são ótimas aliadas. Dúvida? Então, confira estas sugestões a seguir que provam isso!

Sapatos 

É possível fazer uma espécie de porta-sapatos com esses itens. Para tal, basta cortar as garrafas no meio, pouco acima da metade. Depois, encaixe os sapatos e coloque no guarda-roupa ou dentro da sapateira. 

Pronto, essa é uma forma sustentável de manter sapatos, sapatilhas e sandálias protegidos e organizados. 

Material escolar ou de escritório

Lembra do porta-trecos que sugerimos acima? Ele vai será bem-vindo no home office ou no cantinho de estudo das crianças. 

Gavetas

As garrafas também podem ajudar a organizar as gavetas! Veja como reutilizar garrafa pet para fazer organizadores:

  • circule a garrafa com fitas, deixando o espaçamento de, ao menos, dois dedos entre uma fita e outra;
  • depois, corte com uma tesoura circundando essas fitas;
  • ao final, você terá algumas tiras de plástico em forma circular;
  • coloque-as espalhadas nas gavetas e use como separadores. Coloque meias, calcinhas ou cuecas em cada uma das argolas. 

Se a gaveta ainda continuar bagunçada, veja mais dicas de como dobrar calcinhas, arrumar os sutiãs e organizar a gaveta de peças íntimas

4. Garrafa pet para armazenar óleo

Sabe aquele óleo que sobra da fritura? Nada de jogá-lo no ralo da pia. Depois de frio, ele pode ser armazenado em garrafas pets e, dessa forma, levado para o descarte correto. 

5. Para armazenar água

Por fim, mas não menos importante, as garrafas pets também podem ser usadas para guardar água na geladeira! Sim, é um uso básico, mas você pode economizar na compra de uma jarra de vidro ou de plástico. 

Mas antes de usar a garrafa para armazenar água, é interessante deixar o item de molho no detergente neutro e água. Dessa forma, o gosto ou cheiro de refrigerante ou suco que estava na garrafa será eliminado.  

E vale ressaltar que garrafas de produtos de limpeza, veneno ou outros produtos químicos nunca devem ser reutilizadas. Faça isso apenas com garrafas de água, suco ou refrigerante. Para não ficar com dúvidas, saiba como fazer o descarte correto de embalagens de produtos de limpeza

Curtiu as dicas de como reutilizar garrafa pet em casa? Falando ainda sobre dicas de sustentabilidade e reaproveitamento, veja como aproveitar garrafas de vidro na decoração da casa. 

E que tal compartilhar essas inspirações na sua rede com os amigos? Assim, todos poderão saber como reaproveitar garrafas de todos os tipos.Te esperamos no próximo artigo!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.