lata de lixo

Enquanto comemos, nos locomovemos e vivemos, geramos lixo! No entanto, o planeta tem dado sinais de que é preciso pensar em alternativas de como reduzir o lixo. Acredite, apesar de parecer difícil, é, sim, possível adotar um modo de vida ambientalmente consciente. 

Para isso, conversamos com um especialista em sustentabilidade em busca de dicas práticas. Marcus Nakagawa, professor da ESPM e especialista em sustentabilidade, traz ideias que vão ajudar a pôr fim ou, ao menos, diminuir a produção de lixo desnecessária.

Como reduzir a produção de lixo no dia a dia?

Para o profissional, um bom começo para pensar em como reduzir a produção de lixo no dia a dia é fazer uma breve reflexão. 

“O primeiro passo é pensar muito bem no que comprar e consumir. Refletir se você realmente precisa daquele produto”, explica.

Nakagawa lista algumas dicas importantes e que dão um norte para quem busca ideias de como reduzir o lixo na rotina e em casa:

  • busque produtos que tenham menos embalagens (como frutas in natura);
  • use produtos que tenham embalagens recicláveis e produtos com refil;
  • após o uso, limpe as embalagens e procure centros de reciclagem;
  • utilize sacolas retornáveis;
  • escolha produtos que gerem menos lixo, como xampus e condicionadores em barra;
  • prefira produtos de limpeza concentrados;
  • ande sempre com sua garrafinha para água ou copo reutilizável, para evitar o uso de copos plásticos descartáveis.

“Com essas atitudes, a produção de resíduos não recicláveis, ou o chamado lixo, diminuirá, com certeza”, ressalta Nakagawa.

Para ele, o mais importante é começar. “Usar sacolas e embalagens retornáveis, por exemplo, deve ser um hábito do nosso dia a dia. Assim como escovar os dentes”, afirma. 

“É mais cômodo utilizar sacolas plásticas. Mas se você adquire o hábito, se sentirá mal da próxima vez que for ao supermercado e não levar a sua sacola retornável”, completa Nakagawa.

Por que a redução de lixo é importante?

Nakagawa lembra que, cada dia mais, os resíduos não recicláveis estão lotando os depósitos para os quais são destinados. Mas essa é apenas uma parte da questão. Há um cenário bem mais alarmante e, por isso, é tão necessário pensarmos em como reduzir o lixo. 

“Muitos destes resíduos acabam não indo para um local adequado, podendo contaminar o solo, as águas, os rios e afins”, alerta.

“Então, aparecem as cenas de animais sofrendo, como os famosos vídeos da tartaruga com o canudinho e de pássaros com muitos resíduos no estômago”, completa o especialista em sustentabilidade.

As afirmações de Nakagawa vão ao encontro de dados recentes e reforçam a importância de buscar a redução de lixo. O Circularity Gap Report, por exemplo, aponta que os seres humanos transformam 91,4% de tudo que usam em lixo! Ainda pior: somente 8,6% desse descarte é reaproveitado.

Qual a importância de separar o lixo e como fazer?

Saber como separar o lixo é muito importante e faz parte das sugestões de como reduzir o lixo. “É fundamental separarmos os resíduos entre não recicláveis, recicláveis e compostáveis”, reforça Nakagawa.

Para isso, separe em casa o que pode ser reciclado e o que é orgânico. Use ainda recipientes para vidros, plástico, metais e papéis e respeite a coleta seletiva. Lembre-se de lavar as embalagens antes de mandar para reciclagem. 

O professor lembra ainda que a compostagem é uma ótima alternativa para evitar a geração de lixo orgânico. “Tem muita gente que, mesmo morando em apartamento, utiliza composteiras caseiras – ou compradas – para aproveitar e adubar as plantas”, comenta.

“Existem muitos vídeos e tutoriais de como separar os resíduos e como fazer compostagem. Quanto menos resíduos não compostáveis e não recicláveis juntarmos, melhor para todas as pessoas e para o planeta. O ideal é gerarmos zero lixo”, diz o professor.

Agora que você já conhece a importância e tem uma série de sugestões de como reduzir o lixo. Para completar, veja como fazer o descarte correto de produtos de limpeza.

É hora de cuidar da sua casa e também do planeta! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.