Como fazer o descarte de pilhas e baterias e ainda cuidar do planeta
agosto 4, 2022 - 3 minutos de leitura.Quando descartamos esses itens no lixo comum, podemos causar diversos prejuízos para o meio ambiente; veja atitudes simples para mudar esse cenárioDepois de usadas, você sabe como fazer o descarte de pilhas da maneira correta? O que fazer com a bateria que não funciona mais? Essas são informações de extrema importância e que todos devem estar cientes porque a desatenção no descarte afeta todos!
Dito isso, entenda os impactos do descarte errado e aprenda a fazer esse processo da forma certa, sem prejudicar o planeta e garantindo o bem-estar da sua família e dos trabalhadores de empresas de reciclagem.
Impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de pilhas

Jogar pilhas e baterias velhas no lixo doméstico pode resultar em severas consequências para o planeta, como a contaminação do solo, da água e até mesmo causar incêndio e explosões caso elas sejam esmagadas no processo de reciclagem do lixo comum.
Essas consequências negativas são causadas por conta das substâncias tóxicas e dos metais pesados contidos nas pilhas e baterias que, além de afetar pessoas com doenças graves, como o câncer, podem contaminar alimentos que estão sendo gerados pela natureza.
A etapa de descarte é tão imprescindível que o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), criou a resolução nº 257, determinando que os fabricantes alertem no rótulo dos produtos sobre os perigos do descarte inadequado.
Como deve ser feito o descarte das pilhas?
Antes de mais nada, assim que as pilhas e baterias acabarem, guarde-as em um local isolado para evitar que seus metais pesados tenham contato com outros produtos. Para isso, embale tudo em um plástico mais grosso e guarde até o momento do descarte. É importante que a embalagem se mantenha seca e sem contato com a luz solar.
Depois disso, é hora de consultar os pontos de recolhimento para fazer o descarte de pilhas. E isso nos leva ao próximo tópico.
Onde fazer o descarte de pilhas?
Felizmente, hoje é possível descartar esses itens em lugares populares, como supermercados, farmácias e lojas de eletrônicos. Geralmente, esses locais colocam caixas coletoras para pilhas e baterias em alguma área de fácil acesso.
E, se você mora em uma grande cidade, ainda encontra pontos de coleta criados pelas Secretarias de Meio Ambiente, geralmente localizados em parques e praças.
Outra opção é fazer o descarte de pilhas e baterias diretamente no comércio onde comprou. Basta entregar a embalagem de plástico com os itens usados e, posteriormente, eles repassam os itens ao fabricante.
O que é feito com pilhas e baterias descartadas?

A fim de garantir um descarte correto, depois de recolherem as pilhas e baterias dos comércios e lojas autorizadas, os fabricantes fazem a reciclagem desses itens ou descartam em aterros sanitários autorizados para receber esse tipo de substância tóxica.
Viu só como é simples fazer o descarte de pilhas da maneira correta? Assim, você evita acidentes e ainda protege a natureza, nosso bem mais precioso.
Aprenda também como separar o lixo, pois além de colaborar com o meio ambiente, você mantém a organização e a higiene em casa, afastando de vez insetos indesejados.
Reduzir, reciclar e reutilizar: saiba como incluir os 3 Rs da sustentabilidade no dia a dia e comece a adotar práticas sustentáveis em casa.
Falando ainda em sustentabilidade em casa, que tal 6 atitudes para colocar em prática que garantem economia na conta e inúmeros benefícios para o planeta?
O Cada Casa Um Caso segue por aqui, com dicas de cuidados com a casa e com o meio-ambiente. Até a próxima!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.