lâmpada fluorescente

Você sabe a forma correta de fazer o descarte de lâmpadas? Muita gente costuma, simplesmente, enrolar em um saco plástico ou papel e jogar no lixo comum. Porém é preciso adotar alguns cuidados tanto no manuseio dos cacos de vidro quanto no descarte, estejam elas queimadas ou quebradas. 

Quer, então, aprender como descartar lâmpadas? Acompanhe nosso artigo e confira outras informações importantes de onde descartar esses itens e também o que fazer com lâmpadas fluorescentes depois do uso. 

Como descartar lâmpadas queimadas?

lâmpada
(iStock)

Vamos direto ao ponto: a lâmpada pifou, e agora, como descartar lâmpadas queimadas? Antes de mais nada, se a lâmpada caiu e quebrou, tire imediatamente as crianças e animais do local e não permita que toquem nos cacos ou restos do item. Pequenos pedaços de vidro quebrado são facilmente espalhados pelo chão e podem causar acidentes.

Para evitar que você se depare com cacos de vidro dias depois do ocorrido, a dica é usar pedaços de papel adesivo e ir colando nas áreas em que a lâmpada foi quebrada. Assim, qualquer fragmento ficará grudado na fita. 

De qualquer modo, a lâmpada deve ser descartada com cuidado. Se ela estiver apenas queimada, a dica é cortar uma garrafa pet ao meio, colocá-la dentro e fechar com a outra parte da garrafa. Para lâmpadas quebradas, o indicado é colocar os cacos de vidro dentro da garrafa pet e vedar com a tampa. 

Mas onde descartar lâmpadas? Depois do processo que acabamos de descrever, coloque-a no lixo reciclável destinado para “vidro”. Ao recolher o lixo da sua casa ou condomínio residencial, as empresas responsáveis por esse serviço reutilizam o material para fabricar outros produtos. 

Como fazer o descarte de lâmpadas fluorescentes?

pessoa trancando lâmpada da casa
(iStock)

Uma das dúvidas mais recorrentes é como fazer o descarte de lâmpadas fluorescentes, até porque esse item contém mercúrio na composição, um metal altamente tóxico. Com isso, se a lâmpada não for descartada da maneira adequada, pode causar prejuízos à saúde e ao meio ambiente. 

A inalação de mercúrio pode aumentar as chances de problemas neurológicos graves e causar intoxicação, tosse, dispneia e dores no peito. 

Quanto ao meio ambiente, o mercúrio contamina as chuvas com sua toxicidade. Para completar, os animais aquáticos também são vítimas dos malefícios desse material. 

O que fazer com uma lâmpada fluorescente queimada?

Se a lâmpada apenas queimou, há menos riscos. Para fazer o descarte, o correto é colocá-la dentro de uma garrafa pet, vedar bem e descartar no lixo reciclável destinado para vidro. 

E se a lâmpada fluorescente estiver quebrada?

Entretanto, se a lâmpada fluorescente quebrar, cuidado redobrado! Para começar, afaste imediatamente crianças e pets do local e coloque luvas de borracha e máscara. Não esqueça também de abrir todas as portas e janelas da casa para que o mercúrio possa sair pelas frestas mais rapidamente. 

Feito isso, coloque os restos da lâmpada, mais uma vez, em uma garrafa pet ou caixa de papelão, só que, agora, procure uma organização autorizada na sua cidade que seja responsável pela coleta, transporte e destinação correta para evitar danos ao meio ambiente. 

Mais cuidados com descarte de vidro e outros itens

Agora você já sabe como fazer o descarte de lâmpadas. Veja ainda como descartar vidro da maneira correta para evitar acidentes – com você e com os trabalhadores da limpeza – e prejuízos ao meio ambiente. 

Outro ponto de atenção quando falamos de descarte são os produtos de limpeza. Confira 3 dicas para descartar embalagens de itens usados e que passaram do prazo de validade. 

Para finalizar, aprenda como fazer a coleta seletiva e separar seu lixo e os cuidados com o lixo orgânico

Aqui, no Cada Casa Um Caso, você encontra dicas de limpeza e organização e também ideias que ajudam a preservar o nosso planeta. Até o próximo artigo!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.