muher jogando lixo na lixeira

Não é porque é lixo que é tudo igual. O que é descartado no banheiro é um material diferente do descartado na cozinha. Por isso, é importante saber como escolher lixeira para cada ambiente. Isso ajuda não só na organização e na higiene, como também evita a proliferação de bactérias. 

Levando isso em conta, confira a seguir as dicas que separamos sobre como escolher a lixeira ideal para cada ambiente da sua casa. 

Como escolher lixeira para seu banheiro?

No banheiro, a regra é não deixar acumular muito lixo. Na verdade, isso não é bom em nenhum cômodo da casa, mas quando falamos do banheiro é preciso ter ainda mais critério para evitar mau cheiro e a proliferação de bactérias. 

Portanto, para esse cômodo o ideal são lixeiras de cinco a três litros de capacidade, nada muito grande. É importante também que sejam de fácil manuseio para lavagem. A indicação é higienizar a lixeira uma vez por semana. 

Além disso, prefira modelos que tenham o ‘pezinho’, assim é possível abrir e fechar sem a necessidade de colocar a mão na tampa. 

banheiro
(iStock)

Como escolher lixeira para sua cozinha

Que tal se a gente já começar te dizendo o que não escolher? Vamos lá, se você gosta da lixeirinha em cima da pia para garantir a praticidade na hora de descartar alimentos, sujeirinha do ralinho e outros detritos, saiba que está cometendo um erro e colocando todos da sua casa em risco. 

Manter uma lixeira sobre a pia eleva a chance de contaminação cruzada, que é quando microrganismos passam de uma superfície ou alimento para outro local. Tal contaminação pode causar infecções e outras doenças.  

mulher colocando lixo na lixeira
(iStock)

Uma pesquisa conduzida pelo Centro Universitário UniMetrocamp Wyden, apontou que a lixeira [mantida na pia] está em primeiro lugar em um ranking de itens com risco de contaminação cruzada na pia, considerando o número de bactérias e fungos. 

Portanto, o primeiro passo para evitar esse cenário é manter o lixo em uma lixeira no chão. Dê preferência àquelas com a tampa na altura das mãos e com mecanismos de abertura também nos pés. A capacidade desse recipiente pode ser de até 15 litros para evitar o acúmulo excessivo de lixo. 

Também use um saco de lixo de material reforçado para evitar vazamento. Para completar, troque o saco e recolha o lixo todos os dias. Já vamos falar mais sobre isso. 

Cuidados com o lixo da casa

Além de acertar na escolha do tamanho e do tipo de lixeira para cada ambiente da casa, vale a pena se preocupar com cuidados como higienização e descarte correto de lixo. Veja a seguir como fazer.

Como limpar a lixeira?

A limpeza de todas as lixeiras precisa ser feita ao menos uma vez por semana, como já citamos acima. 

Para isso, use água sanitária e deixe o recipiente de molho por cerca de 15 minutos. Depois, lave com água e sabão. Não se esqueça de separar uma bucha especificamente para esse tipo de limpeza.

Como descartar o lixo?

Você pode separar seu lixo de acordo com o tipo de material. Para isso, tenha mais de uma lixeira na sua cozinha ou use sacos de cores diferentes para separar os materiais como plástico, vidro, metal e alimentos orgânicos (relembre o que já ensinamos sobre como separar o lixo da casa). 

Pode ser interessante adotar o uso de uma composteira doméstica e, assim, diminuir o impacto ambiental ao descartar certos tipos de alimentos orgânicos e ainda ter adubo para as plantas da sua casa.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.