5 dicas preciosas de como economizar energia em casa
março 14, 2022 - 6 minutos de leitura.Modo de uso e até horário que os aparelhos são ligados influenciam no preço da conta no final do mês. Veja detalhes e aprenda a economizar!Mês após mês, você percebe que as contas da casa estão cada vez mais altas, sobretudo, a de energia elétrica? Pois é, houve um aumento significativo nos últimos anos. Assim, saber como economizar energia de maneira prática tem sido a dúvida de muitas pessoas.
Aliás, o preço da conta de luz brasileira foi apontado como o 6º mais caro do mundo. Os dados são de um levantamento divulgado em 2020 pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro).
Ademais, não bastasse o custo elevado, a Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) apontou que a eletricidade sobe mais que o dobro da inflação desde 2015! Os números foram divulgados no jornal O Estado de S. Paulo.
Foi pensando nesse cenário que o Cada Casa Um Caso preparou um manual com dicas de como economizar energia. Portanto, anote as soluções a seguir com atenção e poupe na sua próxima conta.
Como economizar energia em casa?
Antes de mais nada, entenda que a tarefa de como economizar energia elétrica em sua residência deve ser um acordo familiar. Desse modo, isso significa que todos os moradores precisam estar dispostos a contribuir. Não adianta apenas uma pessoa tentar mudar o padrão de consumo de toda uma família.
Assim, feito esse combinado, é hora de seguir o nosso tutorial de dicas práticas que devem ser aplicadas no dia a dia. Compartilhe-as com todos os envolvidos no processo.
1. Economia na hora do banho
Pensar em como economizar energia no chuveiro pode parecer um tanto difícil. Sobretudo, quando se quer tomar um banho relaxante no final do dia. Mas ainda assim, vale aplicar ao menos uma destas técnicas:
Aquecedores solares
Muitas empresas estão oferecendo a opção da instalação de aquecedores solares. Diante disso, é possível economizar na conta de energia.
O custo do investimento pode variar entre R$ 2.000 e R$ 6.000. No entanto, vale lembrar que, além de ajudar na conta de energia, também é uma prática sustentável.
Banho consciente
É possível tomar banho em apenas cinco minutos. Lembre de fechar o chuveiro para se ensaboar ou passar shampoo e condicionador nos cabelos. Isso vai te ajudar a economizar água e também energia.
Aproveite o verão para economizar
Em tempos de calor, o melhor é optar pelo uso do chuveiro elétrico na temperatura “verão”. Esta é uma alternativa bem simples para quem busca formas de como economizar energia.

2. Saiba quais aparelhos consomem mais energia e otimize o uso deles
Nem só o chuveiro elétrico é o vilão da conta de luz. Por isso, para seguir com as dicas de como economizar energia, é fundamental entender quais outros aparelhos gastam bastante e como usá-los de forma consciente.
Antes de seguir com a lista, uma sugestão: para saber o quanto um aparelho pode ser econômico, consulte a etiqueta de eficiência energética. Os que consomem menos e têm melhor eficiência recebem a letra A. A escala vai aumentando até chegar aos mais “gastões”, classificados entre o D e o E.
Saiba quem são os responsáveis por gastar mais energia em casa e como economizar:
Ar-condicionado
O gasto do ar-condicionado é semelhante ao do chuveiro, com a diferença de que ninguém, em sã consciência, ficará 12h debaixo do banho. Desse modo, saber como economizar energia elétrica com esse eletrodoméstico é essencial. Entre os principais cuidados estão:
- manter as janelas fechadas durante o uso;
- comprar um aparelho condizente com o tamanho do cômodo que ele será usado;
- desligar quando não estiver no ambiente;
- evitar o uso prolongado sempre que possível.
Aquecedores elétricos
Esse tipo de item tem um gasto extremamente elevado também. Aliás, as dicas para poupar energia com ele são parecidas com as do ar-condicionado. Confira a seguir:
- posicione-se relativamente perto do aparelho durante o uso. Assim, é possível controlar a temperatura, evitando usar esse eletrodoméstico na potência máxima;
- desligue-o sempre que não estiver usando;
- em dias frios, ligue-o na potência máxima somente até aquecer. Depois, selecione a potência média.
- preserve o calor gerado por esse eletrodoméstico mantendo as janelas fechadas.
Videogames
A alegria da criançada e de adultos entusiastas também pode aparecer como vilã na conta. Sendo assim, é preciso se atentar nestas dicas para economizar energia sem perder a diversão:
- deu uma pausa no jogo para fazer outra coisa? O melhor é desligar enquanto não estiver utilizando;
- limite as horas de uso pelas crianças. Isso faz bem para a saúde, pois assim podem fazer outras atividades, e ajuda a poupar na conta de energia;
- mantenha o aparelho em um lugar bem arejado. Seu aquecimento excessivo também aumenta o gasto de energia, pois exigirá mais do sistema de refrigeração.
Geladeira e freezers
Manter seus alimentos sempre frescos e conservados tem um preço. No entanto, ele não precisa ser mais caro do que realmente é necessário. Veja como economizar energia usando freezers e geladeiras:
- selecione a opção de temperatura correta. Em dias mais frios, é possível manter níveis ‘menos gelados’, e que consequentemente gastará menos energia;
- mantenha o eletrodoméstico distante de fontes de calor, como fogão e incidência de luz solar acentuada;
- na parte interna, evite acumular itens na saída de ar gelado. Isso faz com que a refrigeração seja inadequada e, assim, o eletrodoméstico trabalha mais.
3. Tire os aparelhos da tomada
Essa dica de como economizar energia pode parecer boba, mas faz uma bela diferença no final do mês. Portanto, lembre-se sempre de retirar os aparelhos da tomada enquanto não estiver usando.
Se não fizer isso, eles vão entrar em modo standby. Certamente, gasta-se menos energia do que quando estão ligados, mas ainda assim há um gasto.

4. Lâmpadas: quais os melhores tipos para economizar?
Entre as lâmpadas, é consenso que as de led são as mais econômicas! Além disso, sua durabilidade é superior que as incandescentes. Ou seja, trocar as lâmpadas da casa também faz bem para o bolso!
Use e abuse ainda da luz natural. Abra as janelas e acione as luzes da casa só quando necessário.
5. Horário em que mais gasta energia
Para completar as sugestões de como economizar energia, atente-se ainda ao horário que usa aparelhos e utensílios domésticos.
Evite usar aqueles que apontamos como os vilões no período entre 18h e 21h. Esse é o horário de pico de uso de energia elétrica, tornando-o mais cara!
Pronto! Gostou das dicas de como economizar energia? Coloque-as em prática o quanto antes, garanta uma conta de eletricidade mais barata e ainda colabore com o nosso planeta!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.