Uma mulher está tomando um banho quente.

Sabia que os brasileiros tomam até 20 banhos por semana? Esse foi o resultado revelado em uma pesquisa feita pela Reckitt Benckiser, que mostrou que estamos à frente dos britânicos e americanos nesse quesito. Mas como economizar água no banho, já que tomamos tantos por aqui? 

Foi pensando nisso que o Cada Casa Um Caso separou dicas simples que ajudam a poupar água durante essa higiene diária. Confira a seguir e aplique as técnicas em sua casa!

5 dicas simples para economizar água no banho

Tomar banho é um hábito de higiene diário e saber como economizar água em casa durante esse momento é importante para o bolso e para a natureza. Portanto, seja flexível para adotar as técnicas aqui apresentadas e tente adicioná-las aos poucos em sua rotina e na de sua família. 

1. Diminua o tempo no banho

Para começar, entender como economizar água no banho significa ficar de olho no relógio. 

De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), um banho de 15 minutos pode consumir até 135 litros! No entanto, diminuir esse tempo para cinco minutos pode poupar até 90 litros de água – e esse é o tempo ideal para realizar toda a higiene pessoal debaixo da ducha.

2. Ensaboe com o registro fechado

Lembre-se de fechar o registro ao passar o sabonete pelo corpo ou o xampu e o condicionador nos cabelos. 

E nem precisa ficar com medo de passar frio. A dica é deixar a temperatura do banho mais quentinha por um tempo e, em seguida, fechar o registro e se ensaboar rapidamente. O vapor do box vai ajudar a manter a temperatura agradável. 

3. Ajude as crianças a serem mais rápidas de forma divertida

Um pai está dando banho em sua filha e ensaboando o seu cabelo.
(iStock)

Saber como economizar água no banho em casas com crianças é um desafio extra, pois o tempo no chuveiro pode ser entendido como uma brincadeira. No entanto, é preciso explicar a importância de um banho rápido, e isso pode ser estimulado por meio de dinâmicas que desafiem a redução do tempo com a ducha ligada.

Mas lembre-se de ajudar e garantir que os pequenos façam a higiene por completo, mesmo em um banho mais rápido. Crie premiações para cada ‘recorde’ de tempo que for alcançado (mas deixe cinco minutos como o tempo ideal).

4. Instale um redutor de pressão

Os redutores de pressão ou vazão de água são fáceis de instalar e ajudam a diminuir o gasto de água de torneiras e chuveiros. Desse modo, será preciso abrir mais o chuveiro, mas se garantirá que não haverá gasto excessivo de água. 

No entanto, se o seu chuveiro já tiver a pressão de água fraca, essa não é uma alternativa indicada.

5. Reutilize água

A água do banho pode ser reutilizada para lavar o quintal, economizando água para essa e para outras tarefas domésticas. A forma mais fácil de fazer isso é colocando baldes e bacias no box enquanto se toma banho ou reutilizando a água da banheira.

Pronto! Agora você já sabe como economizar água no banho! Mas que tal ir além e aprender como economizar água em casa em outras tarefas também? 

O Cada Casa Um Caso te ajuda a limpar, organizar e encarar a faxina e outros dilemas que todo lar enfrenta! Acompanhe nossas dicas diárias por aqui e encare as tarefas com mais leveza e praticidade.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.