três amigas sorrindo sentadas no sofá

Sem dúvidas, dividir casa com outras pessoas parece algo bem divertido. Pense que você terá bastante gente para compartilhar seu dia a dia, participar de atividades em comum e ter companhia o tempo todo. Mas como dividir as tarefas do lar e ainda conviver em harmonia? Tá aí o grande desafio! 

Já viu que dividir aluguel não é só farra 24 horas, certo? Para que a casa não vire um verdadeiro caos, é preciso que os moradores criem um cronograma de atividades domésticas e, assim, mantenham os ambientes sempre limpos e organizados. E vamos concordar que ninguém gosta de dividir casa suja. 

Por isso, se você pensa em dividir apartamento ou casa, confira os conselhos de dois especialistas e também cinco dicas básicas para tornar a convivência na moradia compartilhada mais harmônica. Além disso, veja o depoimento de quem divide casa para saber como é o dia a dia de arrumação. 

amigos comendo pizza na sala
(iStock)

Como dividir as tarefas do lar? Veja os principais desafios

Em primeiro lugar, para quem pretende dividir casa, é importante saber que é natural surgirem conflitos entre as pessoas porque cada uma tem sua personalidade, hábitos e costumes. Afinal, são criações diferentes.

Se possível, opte por dividir aluguel com pessoas que sejam mais parecidas com você e que tenham uma rotina semelhante para evitar tanto estranhamento no dia a dia, pois você terá que conviver bastante com elas. 

Para o neuropsicólogo Gabriel Sinoble, a queixa de má convivência é uma das mais comuns em seu consultório, incluindo a dificuldade para estipular uma rotina de organização. “Já ouvi diversas histórias sobre conflitos relacionados à vida doméstica dos meus pacientes”, diz ele.

Mas como evitar conflitos e discussões no dia a dia quando se mora com mais pessoas na casa? O profissional acredita que são, justamente, os conflitos que ajudam a melhorar o relacionamento em uma moradia compartilhada porque há abertura constante para uma boa comunicação.

amigos fazem jantar na sala
(iStock)

“Os conflitos são perfeitos para abrir espaço para o crescimento e o amadurecimento. Evitar essas discussões seria paralisar o desenvolvimento pessoal. Por isso, converse sempre que puder com seus companheiros e ‘coloque os pingos nos is’. De todo modo, vale lembrar que crescer é um movimento doloroso e incômodo”, aconselha. 

Segundo Gabriel, se relacionar com outras pessoas é, realmente, um desafio enorme e não tem como sair sem alguns arranhões. A chave do negócio é saber aproveitar cada momento para se divertir, criar laços e ter bons amigos ao seu redor. Até mesmo para que os seus dias sejam mais leves. 

“Com o tempo, vamos criando mais conhecimento sobre nós mesmos, ficamos mais fortes para tolerar as diferenças e não levar os conflitos tão a sério, possibilitando uma percepção mais realista e menos fragilizada”, completa. 

Preparamos um vídeo divertido sobre o tema com outras dicas:

Você sabia que a limpeza da casa está relacionada ao bem-estar, qualidade de vida e ainda colabora para a saúde mental? Veja seis motivos que comprovam a informação e mais benefícios de ter um lar bem-arrumado. 

Dividir apartamento: experiência de quem mora com amigos

Para o publicitário Eduardo Correia, que hoje divide apartamento com dois amigos, a ideia de dividir apartamento e as tarefas domésticas já era algo bem natural e concreto. Como um de seus desejos era ter a casa limpa e organizada, assim como era quando morava com seus pais, bastava apenas adotar os mesmos hábitos. 

“Minha mãe sempre foi bastante criteriosa com limpeza, então a primeira coisa que assimilei foi que gostaria de manter o padrão de conforto que tinha na casa antiga e, claro, eu seria responsável por isso morando sozinho ou com outras pessoas. Foi tranquilo”, conta. 

Porém, ele confessa que, no início, aconteceram algumas discussões, mas os conflitos logo foram resolvidos: “Tentamos manter o que incomoda sempre às claras. Conversamos, identificamos o problema e nos comprometemos a tomar cuidado com isso”. 

E como dividir as tarefas do lar em uma moradia compartilhada para que todos colaborem de forma justa? Existem tarefas específicas que cada morador costuma assumir? O publicitário explica como funciona em sua casa.

“Aqui, nós dividimos as áreas comuns da casa em seis partes: sala, banheiro, cozinha,  despensa, área externa e lavabo. Como moramos em três pessoas, fazemos o rodízio de quem fica responsável por fazer a faxina pesada de cada ambiente semanalmente”. 

Ele continua: “Cada um é responsável pela limpeza do próprio quarto e por manter a organização das áreas comuns, por exemplo, deixar a pia limpa e sem louça suja para lavar, além da higiene do banheiro”. 

5 regras essenciais para quem vai dividir casa

Como falamos, dividir casa influencia diretamente na execução das tarefas domésticas e isso ajuda a criar um relacionamento saudável com os moradores da casa. E como dividir as tarefas do lar de maneira que todos se entendam e participem da manutenção dos ambientes?  

Para que você comece a aplicar essa rotina de forma disciplinada desde já com seus amigos, veja as recomendações de Josi Scarpini, personal organizer e especialista em planejamento de rotinas domésticas. 

1. Mantenha uma boa comunicação

De acordo com Josi, o ideal é fazer uma reunião para que todos conversem sobre as tarefas necessárias a serem feitas na casa e cada um escolher o que gostaria de assumir. Assim, cada pessoa sabe o que deve ser feito obrigatoriamente todos os dias.  

“Alguns gostam mais de uma função do que de outra e isso ajuda muito na divisão das tarefas domésticas. Por isso, não tente definir algo pela pessoa, pois ela pode não gostar”, ressalta. 

mulher sentada na poltrona e amigos ao fundo
(iStock)

2. Monte um cronograma de limpeza

Para que a casa permaneça sempre limpa e organizada, uma das dicas da personal organizer é  criar um cronograma de limpeza para que nenhum cantinho seja deixado de lado. Além disso, o cronograma determina a frequência de limpeza de cada área da casa. 

“Sempre temos que planejar a arrumação porque nossa casa tem vida. O cronograma vai servir como um guia a ser acompanhado para que as tarefas não sejam esquecidas no meio do caminho. O ideal é segui-lo sempre para manter tudo limpo e não só limpar o que está sujo”, orienta Josi. 

3. Se sujar, limpe na hora

É normal cair pedaços de comida e gotas de bebidas no chão. Para conservar o espaço limpo, passe um pano de limpeza ou papel-toalha na sujeira. É uma forma de demonstrar que você se preocupa com os moradores da casa, mas também zela pela higiene do local. 

Outra parte da casa que costuma ficar bem suja é a cozinha, porque tem sempre gente por ali fazendo refeições ou pegando algo na geladeira. Então, depois de cozinhar, lave as panelas e limpe o fogão para que seus colegas também possam aproveitar o ambiente limpo. Para dividir casa é preciso ter bom senso! 

duas pessoas enxugam prato
(iStock)

4. Não mexa no que não é seu

Para evitar desconfortos na moradia compartilhada, não mexa em itens que não são seus. Por isso, se vir algum objeto, roupa ou sapato fora do lugar, deixe onde está ou antes de organizar o espaço, pergunte ao colega se pode ou não guardar os itens. 

Aliás, essa regra também vale para as comidas na geladeira e no armário. Não pegue nenhum alimento que você não tenha comprado. Essa prática só é permitida se vocês dividem as despesas de alimentação. 

5. Seja responsável pelo seu espaço

Nada como chegar em casa e descansar em uma cama arrumada, limpinha e cheirosa, né? Para que isso seja uma realidade, ao acordar, arrume a cama e deixe seu quarto organizado, sem bagunças nas mesas de cabeceira ou no chão. Quando os quartos estão em ordem, além de aumentar o bem-estar, eles conferem uma aparência mais agradável ao lar como um todo. 

“A organização de ambientes individuais, como os quartos, é algo que deve ser realizado diariamente e, se cada um cuidar das suas próprias coisas, não há riscos de itens espalhados pela casa e os locais se mantêm sempre arrumados”, recomenda Josi. 

Está prestes a dividir casa com amigos ou conhecidos e quer manter a limpeza em dia? Saiba como montar um cronograma de limpeza de banheiro, pois é um ambiente que acumula sujeira e germes com facilidade.

Agora que você já está por dentro de todas as responsabilidades e regras para dividir casa, ficou fácil saber como dividir as tarefas do lar e ter uma convivência feliz e saudável com seus amigos. Afinal, a sua segunda família é muito especial e a moradia compartilhada deve ser tratada com carinho e amor. 

Aproveite esses momentos com leveza e até a próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.