Cora Fernandes

Reportagem veiculada mês passado no maior jornal televisivo do Brasil revelou que o número de empreendedores individuais aumentou dez vezes na última década e, só em 2022, mais de 7 mil pessoas abriram uma empresa por dia.

O que estas pessoas têm em comum? A vontade de gerir o próprio negócio e gerar renda com algo quem elas gostem ou sabem fazer.  

Esse mês, o Cada Casa Um Caso contou a história da Cora Fernandes, que viu na organização de espaços uma oportunidade de fazer sua transição de carreira e se profissionalizar.

Com tanta gente na correria do dia a dia, o que não falta são espaços que precisem de uma mão. Por isso, separamos algumas dicas para você que quer mergulhar na profissão!

1. Gostar de organização e de gente

Antes de tudo é preciso gostar de organizar espaços, como por exemplo, organizar armários, entre outros detalhes.

Não importa se você pretende atuar na área corporativa, em residências ou organizando a vida das pessoas, você precisa gostar de arrumação e ser um bom ouvinte para entender as necessidades de cada cliente, família ou empresa.

Unir seu gosto por organização com a aptidão para ajudar, além da boa vontade para escutar, vai te ajudar na hora de entregar um bom serviço e receber novas indicações para trabalhos. 

2. Escolher um bom curso de personal organizer  

Para se tornar um bom profissional é necessário se especializar. Se você há um tempo decidiu que deseja mudar de carreira ou quer ter uma renda extra, antes de largar o emprego, escolha um bom curso de personal organizer.

Nele, você vai aprender, não só o dia a dia da profissão e como montar sua empresa, mas também as áreas em que poderá atuar, organizando casas, escritórios e até home offices. O Brasil tem, inclusive, um congresso anual onde estes profissionais trocam experiências e aprendem mais sobre a área.   

3. Se informar sobre empreendedorismo 

Muitas pessoas buscam se formalizar como micro ou pequenos empreendedores, porém uma parte dessas empresas não obtém sucesso pela falta de planejamento. Para que isso não aconteça com você, comece a ler sobre o tema.

Um bom caminho é procurar por instituições como o Sebrae, que oferecem cursos gratuitos sobre como montar o negócio próprio, controlar as finanças e até os desafios que se pode encontrar no caminho.

Assim, você ficará por dentro de todos os passos, para se dar bem ao tomar sua decisão e começar a empreender. 

4. Aprender sobre marketing digital  

Hoje em dia, um dos primeiros lugares onde as pessoas procuram por informações é a internet.

Para divulgar seu novo negócio, será necessário aprender sobre como ter um perfil bacana nas redes sociais e como acionar sua rede de contatos de forma atrativa, por meio de aplicativos de mensagens.

E existem até redes que oferecem serviços de autônomos cadastrados para clientes que necessitam de uma mão. Algumas plataformas oferecem cursos gratuitos e você pode encontrar tudo em sites de busca com apenas alguns cliques.  

Sentiu empolgação com as dicas? Confira na íntegra a entrevista que fizemos com Cora Fernandes, autora do livro “Lições de uma Personal Organizer e apresentadora do programa “Menos é Demais”, do canal Discovery H&H Brasil. 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.