sala em tons claros

Móveis flexíveis podem ser a solução para quem mora em uma casa ou um apartamento pequeno. Esse tipo de mobília traz versatilidade de uso e, principalmente, faz com que o ambiente ganhe uma área maior de circulação, além de dar um toque de modernidade ao seu cantinho. 

A seguir, veja dicas de mobiliário flexível que podem te inspirar na criação de soluções para espaços compactos e que irão deixar seu lar do jeito que você sempre sonhou, com uma área ampla, agradável e linda. 

Mas o que são móveis flexíveis? 

sofá cama com edredom rosa
(iStock)

Para quem é especializado em design de móveis, o conceito de mobiliário flexível já é bastante utilizado nas obras, até porque, cada vez mais, o apartamento ou a casa pequena precisa de peças versáteis que permitam liberdade de movimento e funcionalidade. 

Trata-se de móveis que são projetados para ter mais de um modo de uso. Com isso, conseguem facilitar a rotina da casa e evitar o acúmulo de peças inúteis no espaço. 

Um bom exemplo de mobília flexível muito popular no Brasil é o sofá-cama, que é perfeito para apartamento pequeno e pode ser colocado tanto na sala quanto no quarto de hóspedes, com a função de se tornar uma cama extra para eventuais visitas. 

Os móveis flexíveis ainda são considerados sustentáveis. Com o passar dos anos, o mundo do design foi se tornando cada vez mais avançado, com peças singulares e que trazem inúmeras vantagens. E a maioria pode ser transportada para outros lugares caso a pessoa se mude. Tudo isso tem relação com o conceito de sustentabilidade. 

“Acredito que os móveis flexíveis se tornam sustentáveis quando temos que pensar em suas várias maneiras de uso. A partir do momento que você faz economia de espaço e de dinheiro está criando um espaço sustentável”, ressalta a arquiteta e designer de interiores, Gigi Gorenstein. 

Em resumo, apostar em móveis multifuncionais e versáteis pode ser a saída para quem busca otimizar os cômodos da casa pequena e renovar o décor

Tipos de mobiliário flexível  

Você pode ter um móvel desse tipo em casa e nem sabe que ele recebe esse nome! “Existem peças especiais para armazenar objetos, como buffet na sala de jantar e camas com baú nos quartos, até mesmo um puff pode ser um baú para armazenar coisas”, exemplifica Gigi.

Abaixo, separamos alguns tipos de mobiliário flexível muito usados em residências:

sala com sofá off white, sofá e puff verdes
(Projeto: Carina Dal Fabbro/ Foto: Dan Brunini)
  • mesa para refeições e para home office;
  • puffs na sala como assento extra e descanso dos pés;
  • banco-baú para guardar utensílios de limpeza, como vassouras e rodos;
  • guarda-roupas para dividir ambientes; 
  • cama com gavetas na parte de baixo;
  • banco para ser usado como sapateira ou suporte para livros e decoração;
  • rack embaixo da TV para eletrônicos ou como assento extra;
  • banco-baú ao pé da cama para guardar objetos e calçar sapatos.
quarto de casal com janelas de vidro
(Projeto: Gigi Gorenstein/ Foto: Gabba Visuals)

Móveis flexíveis para apartamento pequeno

A arquiteta também dá detalhes sobre móveis flexíveis ideais para apartamento ou casa pequena. Assim, é possível escolher a melhor solução para o seu espaço! 

1. Camas e mesas dobráveis 

De modo geral, móveis dobráveis são bastante indicados para apartamento pequeno porque podem permanecer fechados durante boa parte do dia. A dica de Gigi é que você tenha um armário para guardar a cama embutida ou mesmo uma mesa de jantar que seja aberta somente no momento de uso. 

2. Camas e sofás com gavetas

Gavetas são sempre bem-vindas em um apartamento pequeno. Com elas, você ganha espaço extra de armazenamento para qualquer objeto ou utensílio e consegue “esconder” tudo de maneira prática. 

E, apostando nessa ideia, a arquiteta indica que você não tenha gavetas apenas nos armários, mas também as inclua nas camas e nos sofás. 

cama de casal com baú embutido
(Projeto: Gigi/ Foto: Edu Pozellla)

“Uma boa sugestão é aproveitar todos os lados da cama e do sofá com gavetas”, indica a especialista. 

Ela ainda completa: “Se a sua cama é encostada na parede [e não há espaço para gavetas], pode optar pela cama box com baú. Esses móveis ajudam a armazenar desde roupas de cama, roupas de inverno ou itens que não precisam estar à mão”, sugere a especialista. 

3. Armário ou guarda-roupa como divisória

Já pensou que armários e guarda-roupas são perfeitos para quem procura soluções para dividir os cômodos sem ter que gastar com a construção de uma parede? Além de ter a função de divisória, são ótimos, claro, para guardar roupas, sapatos e itens do dia a dia. 

“Se você quer economizar espaço, invista em um armário para criar a sensação de parede e dividir os cômodos. O móvel pode ser usado em kitnets, por exemplo, separando a cozinha da sala ou o quarto da sala de estar”, diz Gigi. 

mesa redonda com cadeiras de veludo
Armário ao fundo da mesa divide os ambientes (iStock)

4. Móveis com baú

Sem dúvida, móveis com baús são essenciais quando temos um espaço reduzido. E aqui não estamos falando apenas das camas. Vale um banco-baú, por exemplo. Além de otimizar o espaço, esses móveis auxiliam no armazenamento de itens que você não usa com tanta frequência no dia a dia.  

Segundo Gigi, você consegue guardar roupas de cama ou até mesmo álbuns de fotografia, que ocupam bastante espaço nesses baús. 

“Uma ideia atual é usar um banco-baú na entrada da casa para guardar sapatos, por exemplo”, completa a arquiteta

5. Mesa de jantar e home office

Avalie o seu ambiente e veja se pode investir em uma mesa maior. Se sim, a dica da especialista é que você faça dela mais um dos móveis flexíveis e escolha um canto para ser usado como home office, colocando uma cadeira adequada

O único alerta da arquiteta é que, no caso de mesas menores, é necessário muita organização para não bagunçar a mesa de jantar com os objetos do home office. 

mulher usa notebook na mesa de jantar
(iStock)

Gostou de aprender um pouco mais sobre design de móveis flexíveis? Esperamos que sim! Agora é o momento de absorver essas sugestões para transformar a sua casa e deixá-la muito mais espaçosa e agradável. Afinal, nosso lar deve ser o melhor lugar do mundo. 

Quer deixar a casa ainda mais aconchegante e cheia de personalidade? Veja sugestões de como decorar apartamento pequeno que farão toda a diferença, transformando seu lar em um lugar especial e único! 

E se você sente falta de um toque especial nos ambientes, mas não quer investir muito na decoração, separamos truques simples e baratos de como decorar apartamento alugado para colocar em prática agora mesmo. 

Continue aqui no Cada Casa Um Caso para saber mais sobre limpeza, organização e cuidados com a casa. Até mais!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.