Vou morar sozinho, e agora? Veja dicas essenciais de organização financeira e da casa
fevereiro 25, 2022 - 7 minutos de leitura.Preparamos um manual completo para quem vai viver só com dicas de como encarar insetos a ter uma reserva de emergência.A hora de morar sozinho pode chegar em momentos diferentes da vida. Seja no início da vida adulta, durante a juventude ou no começo de uma nova fase por motivos diversos.
Uma coisa é certa, essa experiência é ótima e tem tudo para ser uma fase de descobertas e conquistas. Mas seguir algumas regras básicas é essencial para não se perder no dia a dia.
Portanto, se está se perguntando “quero morar sozinha, por onde começar” ou “como morar sozinho com pouco dinheiro”, esse manual é para você! Separamos passos indispensáveis sobre como morar sozinho. Acompanhe a seguir:
Como morar sozinho e organizar as contas?
Se você está se perguntando “vou morar sozinho, e agora?”, saiba que um dos primeiros desafios é organizar as contas. Diante disso, é preciso ficar atento a algumas maneiras de economizar. Vale também colocar na ponta do lápis todos os gastos do mês para não se perder.
Veja alguns cuidados básicos de organização financeira:
Custos básicos do imóvel
Saiba quanto você gasta para manter o imóvel que está ocupando, como aluguel ou prestação e contas básicas. Dessa forma, a probabilidade de variação e imprevistos mês a mês irá diminuir.
Delivery é bom, mas nem tanto
Pedir comida pelo delivery pode ser uma mão na roda no final do dia, não é mesmo? Mas morando sozinho ou sozinha pela primeira vez, esse pode ser um custo alto.
Use o serviço com moderação e tente criar o hábito de preparar comida e fazer compras.
Compras conscientes
A liberdade de fazer o que quer é um dos principais pontos positivos de se morar só. No entanto, por vezes é preciso ter uma ‘voz imaginária’ regulando os seus gastos.
Exclua itens desnecessários das compras e faça uma lista de mercado que realmente supra suas necessidades. O mesmo vale para qualquer outro tipo de compra e aquisição de novos itens.
Esse cuidado vale até para a lista de produtos de limpeza – vamos falar disso novamente mais pra frente. Quem mora sozinho precisa cuidar da faxina da casa também, mas nada de exagerar nos itens. Saiba o que comprar e os materiais de limpeza essenciais.
É hora de ser doido por planilha
Por último e não menos importante, crie uma planilha com todos os gastos fixos mensais. Dessa forma, é possível saber o quanto sobra depois de honrar as contas básicas, e assim, evitar apuros financeiros.
Ao fazer uma planilha também ficará mais fácil entender onde economizar, afinal, saber como morar sozinho com pouco dinheiro é isso. Guardando um pouco dali e um pouco daqui vai sobrar mais para o lazer, para um investimento e por aí vai.
Como criar um planejamento para morar sozinha?
Agora que você já sabe o básico do que irá enfrentar ao morar sozinha (o), saiba que 79% das pessoas não se planejam financeiramente para isso. Esses são dados de uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
As dicas que deixamos acima são para quando já estiver encarando o desafio ‘do morar só’. Mas que tal, fazer parte dos 21% que se planejam para esse momento? Então, veja o básico do que precisa ser feito se você está na fase “quero morar sozinha por onde começar”:
Reserva de emergência
Uma coisa é certa – ninguém sabe o dia de amanhã. Morar sozinho requer autonomia, e ela também é financeira. Por isso, é essencial ter uma reserva de emergência. De acordo com economistas, esse valor deve equivaler de 4 a 12 meses de todo o seu gasto mensal.
Dívidas são problemas
Se houver tempo, o melhor cenário é quitar todas as dívidas antes de morar sozinho. Dessa forma, é possível assumir essa nova rotina de gastos sem pendências financeiras.
Preço do imóvel
Outra dica de ouro é o preço do imóvel, sobretudo, se a opção for o aluguel. Como já citamos, lembre-se de colocar no papel os custos básicos junto com o preço que pagará por mês.
O ideal é não ficar muito apertado e não passar de 30% da sua renda mensal. Todavia, se o local precisa de manutenção ou uma reforma, esse deve ser outro valor considerado.
Como organizar tarefas da casa morando sozinho
Além do custo financeiro para não se enrolar, também é preciso cuidado especial às tarefas da casa. Uma vez que, elas não se farão sozinhas e algumas podem levar tempo, sobretudo, se você não tiver praticidade nelas.
Para ajudar, confira um passo a passo básico para manter a casa em ordem e limpinha sem sofrimento:
Estabeleça qual será a nova rotina
Na vida quase tudo ou tudo precisa de rotina, e com as tarefas da casa não é diferente.
Diante disso, faça um planejamento semanal das tarefas domésticas. Defina quais os dias de tirar o lixo, fazer aquela faxina mais pesada e também de preparar refeições.
Itens de limpeza básicos
Um erro comum é ir morar em uma nova casa e esquecer de levar os itens essenciais para a limpeza. Portanto, lembre-se de fazer uma compra com vassouras, desinfetantes, sabão em pó, detergentes, panos de limpeza e outros.
Cuidados com as roupas
Outro cuidado essencial é com as roupas. Separe um dia da semana para lavar, estender, passar e dobrar toda roupa.
Não sabe ao certo como usar a máquina de lavar? Reveja o que já ensinamos por aqui. Também tire suas dúvidas sobre como lavar roupa à mão.
Faltou tempo? Se houver espaço no orçamento, considere usar o serviço de uma lavanderia.
Como encarar imprevistos morando sozinho?
Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, isso é certo. Morando sozinho, é preciso estar precavido para lidar com alguns deles.
Para começar, tenha em mãos itens que podem te salvar de coisas simples do dia a dia, como uma falta de luz ou um corte no dedo na hora de cozinhar. Veja detalhes no vídeo abaixo:
Alguns perrengues, entretanto, podem dar mais dor de cabeça que outros. Saiba o que fazer em diversas situações:
Tenha contatos de emergência sempre à mão
Pode parecer algo que nunca vai acontecer com você, mas ficar trancado do lado de fora da casa é um risco real! Perder as chaves de casa pode acontecer com qualquer um.
Então, sabe aquele cartãozinho do chaveiro? Pois é, ele pode te salvar nessas horas! Tenha sempre em sua agenda do celular ou na carteira o número de profissionais para momentos de emergência.
Considere também o contato de encanadores, pedreiro e eletricistas para emergências.
Tenha uma caixa de ferramentas
Acredite: você irá precisar de uma chave de fenda! Portanto, invista na compra de uma caixa de ferramentas com itens básicos, como por exemplo, martelos, parafusos e chaves.
Mantenha contato
Morar sozinho garante, com toda certeza, uma liberdade única! No entanto, por medida de segurança e para evitar apuros, é ideal manter contato frequente com um amigo ou familiar.
Mantenha uma rotina de comunicação no decorrer do dia. Desse modo, se uma emergência acontecer, será mais fácil de conseguir ajuda.
Lidando com insetos
Insetos podem aparecer mesmo nas casas mais limpas do mundo. Portanto, saiba que será preciso lidar com eles. Tudo será mais fácil se tiver ao menos um veneno aerosol à disposição.
Por fim, reveja o que já mostramos por aqui sobre como lidar com moscas que insistem em invadir sua cozinha e como manter o mosquito da dengue longe da sua casa.
A gente se vê no próximo conteúdo! E boa sorte na missão de morar sozinho!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.