Cora Fernandes fez da organização sua profissão! Saiba como ela mudou de vida
maio 9, 2023 - 6 minutos de leitura.A trajetória de Cora Fernandes, que fez da organização sua profissão. Saiba como ela mudou de vidaVocê já se imaginou saindo da sua zona de conforto no trabalho para ingressar em uma profissão totalmente nova? É assim que começou a mudança de vida para Cora Fernandes, que lá em 2016 decidiu largar o emprego em uma concessionária no interior de São Paulo para abrir o próprio negócio: ser personal organizer.
É o que ela conta em um papo descontraído com o Cada Casa Um Caso: “Eu estava insatisfeita com meu último trabalho, mas era o que eu tinha no momento e já estava cansada de migrar de um setor para outro.
Ela continua: “Trabalhei como cabeleireira, manicure, assistente financeiro, recepcionista e não fui feliz em nenhuma dessas funções”.
Depois de ter experimentado diversas áreas, Cora decidiu que faria algo que realmente gostasse, mas que também fizesse sentido com a sua personalidade.
“Um certo dia, minha colega de trabalho me apresentou à profissão, acredito eu por ter notado que detesto bagunça e, em uma semana, procurei um curso, pedi as contas e estou aqui hoje”, comemora.
A seguir, conheça um pouco mais da história de Cora Fernandes! Quem sabe, depois da leitura, você não sinta aquela motivação para tentar algo novo por aí?
Personal organizer, escritora, apresentadora e influencer
Por conta do sucesso na profissão, em 2021 Cora Fernandes recebeu um convite da Editora Latitude para escrever o livro “Lições de uma Personal Organizer”, que ela define como um processo muito gostoso e desafiador.
“Nunca pensei em me tornar autora de um livro, ainda mais no meio da correria da vida, sendo mãe de três, dona de casa e empresária. Mas foi uma delícia”, comemora.
Bateu aquela curiosidade para saber quais são os temas abordados no livro? “Eu coloquei naquelas páginas tudo que deu certo pra mim e o que a organização me revela em cada casa que entro”.

“A sua casa é seu coração! No coração só mora quem a gente ama e na casa não pode ser diferente! Para que guardar o que te traz tristezas e lembranças ruins?”
Ela continua: “Em cada lar que entro são desafios, histórias e espaços diferentes, porque cada pessoa tem um tipo de apego (sapato, pijama, bolsa, meias, louças…), e é através de muita conversa que a realidade muda”.
Essa verdade que ela passa também é transmitida em seus canais na internet! A profissional reúne 430 mil seguidores no Tik Tok e quase 200 mil seguidores no Instagram.
Dicas de arrumar e dobrar as roupas, calça jeans, cama posta e vídeos de transformações nas casas de clientes são só alguns dos conteúdos que Cora mostra por lá. E tudo de forma bem-humorada.
“Na verdade, eu só queria trabalhar mesmo e ser bem-sucedida como personal organizer. O que me fez ganhar números no Instagram foi oferecer meu trabalho para artistas influentes, com o intuito de alcançar clientes, e foi além! Por conta dessa movimentação hoje sou quase como o Julius da série Todo Mundo Odeia o Chris…rs”
O apelido de “Julius” (usado bastante para quem tem dois empregos) cai como uma luva para ela, que ainda mantém uma loja de organizadores e faz publicidade para marcas.
“Não estou rica, nem perto disso, mas continuo trabalhando muito para alcançar meus objetivos”, diz.

Além de se dedicar ao trabalho de personal organizer, Cora é apresentadora do programa “Menos é Demais” no canal por assinatura Discovery H&H Brasil. A intenção do projeto, segundo ela, é fazer a organização dos espaços, conscientizar, desacumular e repaginar a casa, incentivando ainda práticas sustentáveis.
Como manter a organização de espaços?
Com certeza, um dos grandes desafios de quem cuida da casa é mantê-la em ordem e evitar guardar objetos sem uso. E, se você tem uma família grande, com crianças e pets, fica mais complicado se dedicar a esses detalhes.
Aproveitamos a conversa com Cora para pedir dicas práticas para desapegar de objetos sem uso, principalmente para quem tem mais dificuldade. Ela também falou sobre a importância da organização dos espaços.
“Meu principal conselho para descartar itens em casa e abrir espaço para o novo é se fazer perguntas como: o que eu uso de fato no dia a dia? Quem sou eu hoje? Quais são as minhas prioridades? Inclusive, eu faço essas perguntas para os meus clientes. Assim, o objetivo de ter uma casa organizada e com a rotina facilitada será alcançado”, recomenda.

E quanto aos truques básicos para manter a ordem nos ambientes? Nessa dica ela é certeira: “O segredo é: sujou, limpou e pegou, guardou. São essas pequenas movimentações que impedem um futuro acúmulo de tarefas. E nada de gastar dinheiro com organizadores antes de descartar itens achando que é a salvação da sua bagunça, hein”.
Já contamos aqui que uma casa limpa traz inúmeros benefícios para a saúde mental, para o bem-estar, além de melhorar a relação com a família. Cora concorda com a afirmativa: “Com toda certeza, uma casa limpa e organizada muda sua rotina completamente.
“Com uma casa organizada, suas prioridades mudam. Ao invés de perder mais um final de semana tentando colocar tudo em ordem, você ganha um passeio em família, uma tarde de leitura ou um barzinho com os amigos”.
Dicas práticas para descartar itens e destralhar a casa
Tem roupa que não usa, sapatos e móveis em excesso por aí? Então, veja nossas dicas de como destralhar a casa de vez e voltar a ter um ambiente agradável e aconchegante sem objetos atrapalhando a circulação.
Nesse processo de destralhe, é essencial incluir o descarte de móveis, produtos de limpeza vencidos, lixo eletrônico (notebooks, computadores, teclados e carregadores) e pilhas e baterias. Além disso, aprenda como separar as roupas e sapatos para doação da maneira certa aqui em Cada Casa Um Caso.
Mesmo depois de destralhar a casa, você precisa de mais área livre nos ambientes? Leia nosso artigo com dicas infalíveis de como ganhar espaço em casa. Afinal, com tudo no lugar, você, além de acabar com a bagunça, abre mais circulação nos cômodos e elimina a sensação de aperto.
Terminou a organização dos espaços? Aposte em um cronograma de limpeza completo e saiba exatamente o que fazer para manter tudo no seu devido lugar, evitando acúmulo de bagunça e sujeira nos ambientes, inclusive na área externa.
Aproveite para conferir outras entrevistas com profissionais de limpeza e organização, como a Verônica Oliveira, do Faxina Boa, e o Guilherme Gomes, do Diárias do Gui, duas grandes referências e grandes inspirações para a sua rotina doméstica.
E se você gosta de organização, separamos 4 dicas para você empreender na área de organização de espaços e quer fazer a oportunidade dar certo!
Curtiu saber um pouco mais sobre a história de vida da Cora Fernandes? Demais, né? Esperamos que este texto tenha despertado sua vontade de deixar a casa sempre limpa, organizada, cheirosa e aconchegante.
Conte com a gente e até mais!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.