Mulher rega plantas em casa

Está pensando em ficar uns dias fora de casa e a sua única preocupação é não saber como regar plantas quando viajar? Não se desespere, pois vamos ajudar!

Certamente, sua intenção é manter a saúde do seu cantinho verde. Para alcançar esse objetivo, mesmo fora de casa, a medida principal é aprender montar um sistema de irrigação automático ou, em alguns casos, um sistema de irrigação por gotejamento.

Não tem ideia de como fazer isso? A seguir, separamos algumas dicas para que suas plantinhas continuem lindas e cheias de vida na sua ausência. Veja ainda como fazer esses sistemas de irrigação em casa.

Como regar plantas e vasos: 3 dicas para quem vai viajar

Além de preparar as malas, é importante também preparar as plantinhas para a sua ausência. Para isso, siga esses passos bem fáceis de como regar plantas quando viajar:

1. Regue as plantas antes de viajar

Ainda não colocou suas malas no carro? Então, aproveite para dar um banho de chuveiro em todas as plantas da casa. É uma maneira fácil de regar bem as folhas e vasos e fazer com que as raízes permaneçam úmidas por um bom tempo.

Deixe que a água caia nas plantas e espere alguns minutos até que escorra todo acesso de líquido dos vasos pelo ralo para, só depois, colocá-las no lugar. É essencial que os vasos sequem bem para evitar que as raízes apodreçam e prejudiquem o crescimento da planta.

2. Crie um ambiente úmido para as plantas

Diversos vasos de plantas dispostos sobre uma bancada
(Unsplash/vadim kaipov)

De fato, as plantas necessitam, obrigatoriamente, de umidade para se manterem vivas. Mas como manter essa umidade?

Junte todas as plantas e vasos em um só ambiente que costuma receber bastante luz solar e vento por algumas horas do dia. Além disso, tente colocar bandejas embaixo dos vasos com pedrinhas e encher de água.

3. Aposte no gel “dry water”

Para quem não está familiarizado com o produto, explicamos! O gel “dry water” é composto de água e celuloso. Quando entra em contato com o vaso da planta, consegue se diluir com facilidade e se transformar em água.

O produto costuma durar, em média, de 30 a 90 dias, por isso é perfeito para quem vai viajar e deixar as plantas sozinhas.

Como irrigar plantas com garrafa pet

Garrafa pet, tesoura e vaso de plantas dispostos em uma bancada branca
(iStock)

Para seguir com as dicas de como regar plantas quando viajar, saiba que há também sistemas de irrigação que você pode fazer em casa. Eles vão ajudar a manter suas plantas saudáveis na sua ausência.

Portanto, uma das ideias é apostar em um sistema feito com cadarço velho ou rolo de barbante e uma garrafa pet.

Veja como fazer:

  1. É só pegar um pedaço de cadarço ou barbante e colocar uma ponta dentro do vaso.
  2. Passe a ponta do barbante pelo buraco do vaso e coloque dentro da garrafa pet cortada (use a parte de baixo);
  3. Encha a garrafa com água pela metade;
  4. Encaixe o vaso em cima da garrafa pet;
  5. As plantas irão sugar a água através do barbante ou cardaço.

Uma ideia ainda mais fácil é pegar uma garrafa pet com tampa e fazer um furo bem pequeno, com uma agulha, na parte de cima. Encha a garrafa com água, tampe e coloque-a de cabeça para baixo no vaso. Lentamente, a água vai escorrer pelo furinho e deixar a terra úmida. Temos um sistema de irrigação por gotejamento bem simples!

Preparamos também um passo passo em vídeo com outra opção de rega usando a garrafa pet, agora com um sistema de irrigação por gotejamento:

Como criar um sistema de irrigação no quintal

Sistema de irrigação para jardim por gotejamento
(iStock)

Tem plantas na área externa e vai viajar em pleno verão ou no tempo mais quente com pouca chuva? Nesse caso, invista em um sistema de irrigação automático no quintal de baixo custo para que as plantas não sofram danos ou surjam muitas folhas amareladas. Será mais uma forma de regar plantas quando viajar.

Também é possível fazer um sistema de irrigação por gotejamento para o quintal. Veja o passo a passo:

  • compre uma mangueira comum e faça furos com distância de 20 centímetros;
  • encaixe nos furos pulverizadores artesanais, que podem ser feitos com palitos de pirulito, pregos ou arames;
  • posicione a mangueira sobre a grama, perto das folhas, e deixe ligada;
  • se preferir, pendure a mangueira no alto para molhar as plantas de cima para baixo;
  • a mangueira irá soltar gotas de água, aos poucos, pelos furinhos.

E aí, aprendeu todos os passos de como regar plantas quando viajar? Aproveite para ver nossas dicas de como limpar plantas e, o mais importante, saber como economizar água nas tarefas da casa.

Agradecemos a leitura e te esperamos por aqui com muitas dicas de limpeza e organização para o seu lar. Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.