reunião de amigos em casa

Você já ouviu falar ou participou de um chá de casa nova? Diferente do chá de cozinha – em que a pessoa ganha presentes para quando se mudar de imóvel -, o chá de casa nova é realizado já no novo endereço. É o momento de reunir a família e os amigos para comemorar a conquista da mudança ou compra de um imóvel e ainda ganhar alguns itens que estão faltando para completar a casa. 

Para que os novos moradores sejam surpreendidos e a recepção tenha um ar mais descontraído, a festa geralmente é planejada por alguém da família, um amigo próximo ou, para os recém-casados, a madrinha da noiva. Mas, nada impede que você organize seu próprio chá de casa nova com a ajuda de amigos e participe de cada detalhe! 

Como organizar o chá de casa nova?

Para que o seu chá de casa nova seja um sucesso, selecionamos algumas dicas importantes. Vem conferir! 

Separe um espaço confortável

O primeiro passo é pensar no espaço que o chá de casa nova será realizado, pois os convidados precisam estar confortáveis para curtir o momento. Escolha um ambiente amplo, ventilado e com cadeiras para todos. 

Monte um cardápio personalizado

Ao pensar no cardápio, é essencial que você saiba a preferência alimentar das pessoas e se elas têm tolerância a algum tipo de alimento. Feito isso, você pode optar por salgadinhos e quitutes, mesa de frios, tortas salgadas, bolos ou mesmo um almoço. Lembre-se de levar em conta fatores como horário e quantidade de convidados. 

reunião de amigos no quintal de uma casa
(iStock)

Faça uma lista do chá de casa nova

Que tal criar uma lista de presentes com utensílios domésticos? Isso facilita para que o convidado saiba exatamente o que você precisa para a casa. Inclua artigos para todos os ambientes.

Se ficar em dúvida de por onde começar a lista do chá de casa nova, uma opção prática é separar por cômodos. Veja algumas ideias de itens abaixo: 

  • Cozinha: utensílios para cozinhar, para armazenar alimentos, eletrodomésticos, tigelas, canecas, copos, pratos e talheres;
  • Quarto: roupa de cama, almofadas, abajur, cortina, tapete, roupão, cabides, caixas organizadoras e cobertores;
  • Sala: almofadas, enfeites para a mesa de centro, velas, aromatizadores, manta para o sofá, quadros, vasos e porta-retratos;
  • Banheiro: jogo de toalhas, porta-escova de dentes, capacho, difusor de aromas, velas, espelho e cesto para roupa suja. 

Lista feita? Agora não esqueça de enviá-la pelo site escolhido ou por email ou mensagem nas redes sociais para seus amigos. 

Crie brincadeiras para o chá de casa nova

Inventar brincadeiras para o chá de casa nova é uma maneira já tradicional de dar boas risadas com seus convidados. Opte por jogos que envolvam todo mundo, como “Eu nunca”, “Adivinhe o presente”, bingo, “O que tem na bolsa?”, batata quente e imagem e ação. Use a criatividade!

Agora é só caprichar na decoração e escolher um tema que combine com a sua personalidade para deixar a casa bem acolhedora. Bom chá de casa nova! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.