Destaque para a orelha de uma mulher. Ela está usando vários brincos de ouro

As peças de ouro chamam atenção por onde passam e são o sonho de consumo de muita gente pelo mundo afora. Porém, mesmo que sejam feitos de um metal bastante resistente ao tempo, alguns anéis, brincos, pulseiras e relógios de ouro acabam ganhando um tom avermelhado – ou esverdeado – e isso é totalmente natural com o uso frequente das peças. 

Se você pensa que é preciso levar suas peças no ourives toda vez que perceber desgaste, é hora de mudar os hábitos. Há técnicas de como limpar ouro para deixar tudo reluzente novamente! 

mas por que o ouro fica vermelho?

Assim como a prata e as semi joias, o ouro pode sofrer alterações na cor e no brilho por conta da oxidação, quando entra em contato com o ar, a luz e a umidade. Até mesmo o contato com a pele faz com que essas peças apresentem desgastes, já que transpiramos no pescoço, no pulso e nos dedos ou quando esquecemos de tirar as joias ao usar produtos químicos. 

Saiba o que fazer para recuperar o brilho das suas peças de ouro. 

Como limpar ouro amarelo?

O detergente de coco é o mais recomendado para limpar ouro amarelo por apresentar ingredientes mais suaves na composição. Molhe um pano úmido limpo em uma mistura de água morna e detergente de coco. Esfregue o pano delicadamente sobre toda a peça. Finalize lavando a joia em água corrente e secando com um pano limpo e macio. 

Como limpar ouro branco?

Tem algumas joias de ouro branco e não sabe o que usar para limpá-las e recuperar o brilho? Não se preocupe! Anote a receita abaixo e logo vai notar que suas peças ficarão como novas: 

Em um recipiente, junte 1 litro de água morna com três colheres de detergente. Coloque as peças na mistura e espere 15 minutos. Depois disso, junte duas colheres de água morna e uma colher de bicarbonato e mexa até virar uma pasta. Com a ajuda de uma esponja macia, esfregue a pastinha suavemente na peça. Para terminar, lave as joias em água corrente e seque com um pano limpo. 

Posso limpar ouro com álcool?

Diversas peças de ouro espalhadas sobre uma bandeja
(iStock)

Essa é uma dúvida comum quando se fala em como limpar ouro, porque muita gente acredita que o álcool danifica a estrutura das peças, deixando-as avermelhadas. Mas é permitido usar álcool para limpar suas joias. Saiba como usá-lo:

Coloque um pouco de álcool comum (o mesmo usado para limpar superfícies em casa) em uma tigela e mergulhe suas peças de ouro. Depois de uma hora, tire as jóias e lave cada um com água limpa. Seque com um pano úmido e pronto! 

Lembre-se que suas joias são muito valiosas e precisam de cuidados especiais. Por isso, tão importante quanto se dar de presente uma peça tão rara e linda, é mantê-la em bom estado por mais tempo, com um brilho único e especial.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.