Mulher exibe óculos de grau para a câmera. As lentes estão embaçadas.

Quem precisa usar óculos, seja o tempo todo ou apenas para leitura ou descanso, por mais cuidadoso ou cuidadosa que seja, vai se deparar com manchas e sujeiras nas lentes. E vamos combinar que lente suja ou embaçada é algo irritante. Por isso, saber como limpar óculos de grau é essencial.

E nada de cair em tentação e limpar a lente do óculos na barra da camiseta. Isso até pode resolver no momento, mas há uma grande chance de você acabar riscando a sua lente. Usar qualquer produto na hora de limpar o óculos também não é indicado porque muitos podem ser abrasivos e remover os tratamentos que a lente recebe.

Mas como limpar lente de óculos sem correr o risco de danificá-las? E a armação, como cuidar dela? Veja as nossas dicas, economize na manutenção de suas lentes de grau e ainda veja o mundo sem nada embaçado pelo caminho.

3 formas de limpar óculos de grau sem arranhar?

O primeiro passo é identificar, digamos, o nível de sujeira de seus óculos. Se você já esqueceu os óculos em cima da mesa do trabalho na sexta-feira, quando chegou na segunda encontrou uma verdadeira capa de poeira nas lentes (a sensação é que os óculos saíram para um rally e esqueceram de avisar). Até quem usa óculos o tempo todo de vez em quando deixa a limpeza de lado e, quando vê, há uma camada de sujeira instalada nas lentes.

Ok, seus óculos não acumularam tanta sujeira assim, mas sempre há uma poeirinha ou manchinha que incomoda. Veja o que fazer em casa situação:

Como limpar óculos muito sujos e engordurados?

Essa dica é importante e vai ajudar a eliminar quase todas as impurezas e bactérias das lentes e da armação, principalmente quando estiverem mais sujas que o comum. Siga o passo a passo:

  1. Com as mãos limpas, aplique o sabão neutro em uma esponja macia e que não risque;
  2. Molhe as lentes com água e esfregue lentamente, tomando cuidado para não passar a ponta dos dedos e unhas;
  3. Enxágue com água corrente até retirar todos os resíduos de sabão;
  4. Seque todo o óculos com um pano de microfibra limpo ou com um lenço de papel macio.

Como limpar o óculos no dia a dia

Para limpar as sujeirinhas ou marcas de dedos do dia a dia, você tem duas opções. A primeira é usar aquele paninho que vem junto com o óculos e ajuda muito na limpeza rápida e diária. Outra é apostar em um spray específico para a limpeza das lentes. Saiba como usar cada um da forma certa:

alguém segura um óculos voltado para si mesmo. A lente direita do óculos está quebrada.
(iStock)

Limpeza com pano de microfibra

  • Ao usar o pano de microfibra, tenha cuidado ao esfregá-lo nas lentes. Não use força. Passe o pano vagarosamente pela lente até que toda a poeira tenha saído e as lentes estejam limpas e translúcidas novamente.
  • Lembre-se de manter o pano dentro do case dos óculos. Isso evitará acúmulo de poeira e qualquer sujeira que pode passar para a lente na hora da limpeza e resultar em riscos.

Spray para limpar as lentes

  • Esse produto é facilmente encontrado em óticas e lojas do ramo. Não faça uma misturinha em casa. O indicado é usar o spray específico para a limpeza dos óculos, pois o produto não vai prejudicar o tratamento das lentes e nem ressecar a peça.
  • Espirre uma ou duas vezes o jato do spray nas lentes e espalhe com o pano de microfibra até que ele seque completamente.
  • Se preciso, repita o processo.

Atenção: antes de fazer esses procedimentos de como limpar óculos de grau, lave as mãos com água e sabão ou as higienize com álcool em gel. Certifique-se também de que seus dedos não estejam úmidos antes de tocar nos óculos ou no pano que irá usar para secar. E, mais uma vez, nunca use produtos não indicados nas lentes, eles podem estragá-las e remover tratamentos antirreflexo e proteções contra raios UV e riscos.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.