Homem usa um pano branco para limpar a tela do celular

É quase uma obrigação carregar o celular para todos os lugares que a gente vá, certo? E estamos quase sempre manuseando o aparelho, seja para atender chamadas, ver redes sociais ou responder mensagens. O problema disso é que, muitas vezes, os dedos estão sujos, engordurados ou cheios de bactérias e vírus. Aí, nessa hora, só uma boa limpeza resolve! 

Especialistas afirmam que celular é mais sujo que sola de sapato. Por isso, manter o celular higienizado pode proteger o organismo de contaminação por vírus, germes e bactérias. Além disso, a limpeza ajuda a manter a durabilidade e a usabilidade do aparelho.

Por outro lado, usar o produto errado pode danificar o smartphone. Portanto, veja dicas de como limpar seu celular de forma simples e eficaz.

Como higienizar celular contra bactérias e vírus?

Pouca gente se atenta para isso, mas o simples ato de tocar em vários lugares, como no celular e em superfícies, e levar as mãos ao nariz ou a boca logo depois pode facilitar a entrada de vírus que causam gripes, resfriados e até diarreia em nosso organismo. Sem perceber, você pode levar a bactéria que estava em seu celular para sua boca, por exemplo. 

Separamos duas dicas práticas para acabar com vírus e bactérias de seu aparelho:

  • Coloque algumas gotas de álcool isopropílico 70% (usado na manutenção de eletrônicos e que, por ter pouca água na fórmula, não causa manchas) em pano de microfibra seco e passe na tela do celular;
  • Outra sugestão mais prática e rápida para limpar celular é passar na tela, no aparelho e na capinha lenços umedecidos antissépticos que eliminam bactérias das superfícies (o mesmo usado para limpeza da casa)

Como tirar manchas da tela do celular?

Nada incomoda mais do que perceber manchas na tela do celular. Mas a boa notícia é que a limpeza dessas manchinhas depende de poucos acessórios e produtos, nada que você não encontre no supermercado mais próximo. Veja o que fazer:

  • Pegue um pano com material macio (de preferência microfibra) seco ou aqueles usados para limpar óculos e pingue umas gotas de álcool isopropílico. Passe na tela do celular em movimentos suaves e circulares. Para finalizar, use um cotonete para limpar os cantinhos da tela.

O que não fazer ao limpar celular?

Como qualquer aparelho eletrônico, o smartphone é bastante sensível e, se não for limpo da maneira correta, pode sofrer danos sem chances de conserto. Para conservá-lo por muito mais tempo, saiba que não fazer ao limpar celular:

  • Não limpe o aparelho enquanto ele estiver carregando. Antes de mais nada, certifique-se de que não está conectado à energia elétrica.
  • Use produtos específicos para limpar celular;
  • Evite aplicar álcool etílico e álcool gel para não danificar o aparelho;
  • Não passe produtos abrasivos na tela do celular, como cloro, detergentes, limpa-vidros ou removedores e água sanitária;
  • Escolha panos macios para evitar riscos na tela do eletrônico;
  • Não jogue ou borrife água diretamente no celular.

Vale ressaltar que é sempre indicado usar produtos que tenham sido certificados e testados e que você siga as instruções do rótulo para evitar problemas.

Viu só como é simples manter o celular limpo e livre de vírus e bactérias? Assim, você pode usá-lo com segurança e ainda cuidar da sua saúde! Acompanhe nossas próximas dicas infalíveis para facilitar o seu dia a dia.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.