Mulher exibe colar e anéis de bijuteria

Para quem tem paixão por bijuterias, como colares, pulseiras, anéis e brincos, é uma sensação única saber conservá-los limpos e em bom estado por anos! Mas, como quase nada resiste ao tempo, muitas vezes esses acessórios acabam ganhando manchas escuras que podem até deixar os dedos sujos. 

Nada que algumas dicas simples não resolvam. Por isso, se você quer saber como limpar bijuterias e evitar que elas escureçam, descubra ingredientes do dia a dia que são verdadeiros aliados na missão de recuperar a beleza dos acessórios.

Como limpar bijuteria: quais produtos usar?

Para limpar bijuteria em casa, não é necessário investir muito em produtos sofisticados. Todos os itens que você precisa já são de uso do dia a dia na limpeza. Confira a lista:

  • sabão em pó
  • detergente neutro
  • vinagre branco
  • bicarbonato de sódio
  • pasta de dentes
  • escova de dentes

Veja como e quando usar cada um deles:

Como limpar bijuteria com sabão em pó

Essa dica é simples porque você nem precisa esfregar a peça. Entretanto, ela só pode ser usada em bijuterias sem detalhes. Não deixe peças com pérolas ou pedras (como a turquesa) de molho, pois há o risco de o sabão danificá-las, deixando-as opacas e escuras.

Separe suas bijuterias “lisas” e escolha um recipiente que abrigue a quantidade de peças que você deseja limpar. Em seguida, encha com água em temperatura ambiente e um pouco de sabão em pó. Deixe de molho de um dia para o outro e, quando acordar, vai se deparar com peças limpinhas e brilhantes novamente.

Limpeza com detergente neutro e bicarbonato de sódio

Essa combinação de ingredientes é poderosa para tirar manchas, sujeiras e impede que as peças escureçam.

Em uma bacia, misture 1 litro de água, meio copo de vinagre branco, 2 colheres de sopa de detergente e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Mergulhe todas as bijuterias no líquido e espere cerca de 15 minutos. Depois, é só lavar as peças em água limpa e secar.

Como limpar bijuteria com pasta de dente

Mulher limpa uma pulseira usando pasta de dente e escova de dente
(iStock)

Um produto que está sempre em uso, a pasta de dente é ideal para deixar acessórios de metais e bijuteria novinhos em folha.

Coloque um pouco da pasta em uma escova de dentes e esfregue a peça com delicadeza para evitar arranhões. Finalize passando um pano limpo na bijuteria e pronto!

Como conservar bijuteria e evitar que escureça?

Aquele anel que você tanto gostava escureceu? Não se preocupe! É só adotar alguns cuidados para que suas peças preferidas fiquem sempre novas. Listamos alguns que podem fazer parte dos seus hábitos a partir de agora:

  • Guarde suas bijuterias em suportes e bandejas apropriados. Existem diversos modelos de porta-anéis, porta-brincos e porta-colares e, geralmente, eles são cobertos por um tecido macio que conservam as peças e evitam arranhões;
  • Não tem bandejas? Armazene os acessórios em saquinhos de veludo, pois eles evitam a oxidação das peças. Muitas vezes, esses saquinhos já vêm com o produto na hora da compra;
  • Antes de passar hidratante, perfume ou qualquer tipo de cosmético nas mãos, pulsos e perto das orelhas, lembre-se de tirar as bijuterias. Só coloque-as de volta quando sentir que o corpo absorveu esses produtos, pois eles aceleram o processo de escurecimento;
  • Se você costuma pintar os cabelos, evite aplicar a tintura nos fios enquanto usa anéis, brincos e pulseiras, pois a química também acelera o desgaste das peças;
  • Uma das principais responsáveis pelo escurecimento de bijuterias é a umidade, por isso nunca tome banho ou vá à praia com suas peças, pois aumenta duplamente o risco de manchas escuras e difíceis de remover;
  • Separe uma flanela macia para limpar suas peças de tempos em tempos. Assim, elas não correm o risco de arranhar e ainda mantém o brilho.

Depois de aplicar todos esses passos, você não terá trabalho nenhum em manter suas bijus sempre lindas por muito mais tempo. Por aqui, você fica sabendo tudo sobre limpeza e organização. Nos vemos na próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.