Um homem está deitado na rede na varanda da sua casa. Ele está no Rio de Janeiro e ao fundo é possível ver o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar.

Um dia de descanso na rede ajuda a repor energias e a relaxar. No entanto, muitos se perguntam: como lavar rede na máquina? Será que é possível? 

A boa notícia é que além de ser uma alternativa à lavagem à mão, essa é também uma saída prática e eficiente. 

Acompanhe as dicas que listamos sobre como lavar rede na máquina de lavar e aprenda a fazer o procedimento na sua casa sem erros. 

1. Cuidados pré-lavagem 

Antes de começar, é importante alertar que a lavagem em máquinas com cilindros pode fazer com que surjam pelos na rede. Isso porque o cilindro, aquela estrutura que fica no meio do tambor, irá entrar em atrito com a rede e pode remover parte das fibras.

Desse modo, o processo é mais indicado para quem tem máquinas de lavar sem cilindro. 

Dito isso, veja quais os cuidados que devem ser tomados na preparação para lavagem:

  • remova estrutura sólidas, como ganchos, madeiras e outros;
  • dobre as redes começando pelas laterais;
  • mantenha a franja e babado para parte de dentro;
  • amarre os punhos para evitar que eles acabem emaranhados durante a lavagem.

2. Atenção às funções da máquina na hora lavar a rede 

Concluída a primeira etapa, é hora de colocar a rede na máquina de lavar. Nesse momento, é preciso ajustar a máquina da maneira certa. 

Para isso, selecione o nível de água adequado. Também use apenas os modos de lavagem de leve a moderados. Os ‘modos tira manchas’ ou mais fortes não devem ser usados. 

Não sabe muito bem como funciona a máquina de lavar e todas essas funções? Ainda ficou na dúvida de qual usar? Entenda os ciclos, o funcionamento e mais sobre a lavadora

3. Produtos para lavar rede 

Saber como lavar rede na máquina também inclui escolher os produtos corretos. E aqui, siga no básico: sabão e amaciante. 

Se quiser potencializar a lavagem ou a rede estiver manchada, aposte também em um tira mancha para roupas coloridas. Desse modo, basta misturar ¼ de medida junto ao sabão em pó. 

Atenção: confira as instruções de lavagem na etiqueta da sua rede. Não use produtos abrasivos, como água sanitária, e evite a lavagem a seco e com materiais que possam danificar o tecido.

4. Como colocar a rede para secar?

Como as redes naturalmente podem diminuir de tamanho quando lavadas, o ideal é não usar a secadora. Sendo assim, prefira fazer a secagem à sombra em um varal. Siga estes passos:

  • pendure ela em um varal na vertical;
  • se preferir, prenda as extremidades com prendedores de roupa;
  • nunca a deixe exposta ao sol. Pois, pode desbotar a tinta;
  • espere secar bem antes de voltar a usar. Desse modo, se evita pontos de mofo no tecido. 

Dicas de como lavar rede na máquina anotadas? Continue cuidando da sua casa e das suas roupas e lembre-se que estamos aqui para descomplicar a limpeza para você!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.