Como lavar lancheira escolar e acabar com bactérias e mau cheiro?
maio 19, 2022 - 5 minutos de leitura.Saiba como remover manchas e encardido sem danificar o material e qual a frequência de higienização corretaAs idas e vindas da escola precisam de um cuidado especial com a lancheira das crianças. Com o tempo, o item pode acumular bactérias e ficar com mau cheiro. Por isso, saber como lavar lancheira escolar corretamente é fundamental para evitar esses problemas!
Para ajudar com o passo a passo dessa higienização, o Cada Casa Um Caso conversou com o Dr. Bactéria* (o biomédico Roberto Martins Figueiredo). O profissional trouxe dicas precisas e que devem ser aplicadas no dia a dia de limpeza desse material da escola.
Confira a seguir como lavar lancheira escolar no dia a dia, como fazer uma limpeza mais profunda e como limpar lancheira térmica infantil.
Produtos e materiais necessários para limpar e desinfetar a lancheira
De antemão, o Dr. Bactéria já desmistifica a ideia de que é realmente preciso fazer uma desinfecção profunda na lancheira. “Basta uma boa higienização, que será focada na retirada do mau cheiro”, explica o biomédico.
Portanto, para encarar a tarefa de como lavar a lancheira escolar você irá precisar dos seguintes produtos:
- água;
- detergente neutro;
- bicarbonato de sódio;
- esponja macia;
- borrifador;
- pano macio;
- álcool 70%;
- escovinha macia.
Como lavar lancheira de plástico?
A higienização da lancheira de plástico é uma das mais simples, pois o item é fácil de lavar e de manusear. Veja como lavar lancheira escolar desse material na prática:
- comece retirando todos os restos de alimentos e descarte-os;
- umedeça a esponja de lavar louça e pingue algumas gotas de detergente neutro;
- depois, use o lado macio da esponja para esfregar toda a área interna e também a parte externa da lancheira;
- se restarem resíduos grudados nos cantinhos, passe a escovinha macia. Ela ajudará a remover migalhas de pão e outros restos de alimentos;
- por fim, enxágue bem e deixe secar no escorredor.
Cuidado ao secar a lancheira
Sobre a secagem, o Dr. Bactéria alerta que é melhor deixar que ela seque naturalmente no escorredor. Não é indicado usar panos de prato nesse momento.
“[Secar com um pano] Pode ser uma forma de contaminar o recipiente com a contaminação cruzada, levando bactérias do pano para a lancheira recém-lavada”, explica o biomédico.
Caso seja necessário secar o item mais rapidamente, o especialista indica que o melhor é recorrer ao uso de papéis absorventes descartáveis.
Como lavar lancheira térmica?

Já a limpeza da lancheira térmica infantil requer um pouco mais de cuidado, já que o item geralmente conta com um revestimento e um acabamento em tecido e, por isso, não pode ser mergulhado diretamente na água.
Veja como higienizar lancheira escolar desse tipo:
- umedeça um pano macio com água e pingue algumas gotas de detergente neutro;
- depois, passe o pano por toda a área interna e externa da lancheira;
- após isso, borrife um pouco de álcool 70% em outro pano e passe por toda a área interna da lancheira;
- por fim, deixe-a aberta em um local arejado para que ela seque completamente.
Truques para acabar com mau cheiro
Saber como acabar com o mau cheiro é uma dúvida comum entre os papais e mamães. De acordo com o Dr. Bactéria, é possível resolver o problema recorrendo a uma solução de bicarbonato de sódio, detergente e água.
“Prepare uma solução com um litro de água, uma colher de sopa de detergente e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Após isso, molhe uma esponja do lado macio e vá lavando a lancheira. Depois, enxágue normalmente e deixe para escorrer”, explica o biomédico.
Mesmo a lancheira térmica infantil não podendo ser submersa na água, é possível usar a solução que acabamos de citar. No entanto, é preciso usar a mistura com a ajuda de um borrifador e espalhá-la com um pano limpo, mas sem encharcar o material. A secagem deve ser feita naturalmente também.
Como tirar mancha de canetinha ou encardido?
As manchas e os encardidos também podem ser removidos, mas é preciso cuidado para não danificar o material. Veja como lavar lancheira escolar e acabar com as manchas, de acordo com tipo de sujeira:
Encardido e manchas de alimentos
Deixe a lancheira de molho em água morna e detergente neutro. Após isso, faça a lavagem normalmente, como indicada nos tópicos anteriores.
Caso, a lancheira seja térmica, que é constituída com uma espécie de tecido, apenas umedeça um pano com água morna e detergente neutro e esfregue diretamente sobre a mancha.
Tinta de canetinhas
A remoção da tinta de canetinha pode ser feita usando um pano umedecido com álcool 70%. Desse modo, basta esfregar diretamente sobre a área afetada em movimentos circulares.
No entanto, lembre-se de testar o produto em uma área separada e escondida, assim evita possíveis efeitos indesejados na superfície.
Qual a frequência ideal de limpeza da lancheira?
Sobre a frequência de lavagem, o Dr. Bactéria é enfático. “Deixar de lavar uma lancheira é como deixar de lavar o seu prato de comida. Dependendo do alimento que tiver sido carregado, haverá grande proliferação de bactérias e atração de insetos”, afirma.
De acordo com o biomédico, essa limpeza precisa ser diária e feita assim que a criança retornar da escola. “Para recorrer a uma limpeza mais rápida, deixe a solução com água, bicarbonato e detergente sempre em um borrifador”, recomenda.
Pronto, agora você já sabe como lavar lancheira escolar. Mas, que tal continuar por aqui e aprender também como lavar mochila? Assim, todos os itens dos pequenos ficam limpinhos e prontos para serem usados.
O Cada Casa Um Caso traz conteúdos diários que ajudam a limpar e organizar o seu lar e cuidar dos itens da sua família!
Até a próxima!
*Dr. Bactéria foi fonte para as informações da matéria, não tendo relação direta com produtos da Reckitt Benckiser Group PLC
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.