Como esterilizar chupeta em casa? Veja sugestões e tire dúvidas
outubro 31, 2022 - 5 minutos de leitura.Saiba como deve ser feito o processo de limpeza do acessório e a importância desse cuidado para saúde dos pequenosQuando o assunto é cuidado com os itens do bebê, uma das coisas que vem à mente é: como esterilizar chupeta? Será que é mesmo preciso fazer esse processo de limpeza? É possível fazer isso em casa?
Para responder essas e outras perguntas, o Cada Casa Um Caso conversou com profissionais da área da saúde, que explicaram a importância de uma limpeza minuciosa e como realizar o processo em casa de forma eficaz. Acompanhe a seguir.
Precisa esterilizar chupeta de bebê?

De antemão, é preciso esclarecer que o processo que fazemos em casa, com água quente e outros acessórios, apesar de popularmente conhecido como esterilização, se trata, na verdade, de uma desinfecção.
O processo não mata todos os microrganismos, como a esterilização, mas é necessário, sobretudo quando lidamos com bebês mais novos, que não têm o sistema imunológico totalmente constituído.
“Por terem um sistema imunológico mais fraco e com menos defesas, os pequenos ficam mais suscetíveis à ação de vírus e bactérias que, após levados à boca da criança, desequilibram sua microbiota e podem causar doenças”, explica Camila Bueno, Pediatra Neonatologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
“A limpeza, portanto, reduz os riscos de infecções”, afirma a médica. Esse processo deve ser feito com mais constância durante o primeiro ano do bebê, justamente quando a criança é mais vulnerável.
Camila ainda faz um importante alerta: “As chupetas jamais devem ser limpas na própria saliva, como era de costume (popularmente e erroneamente feito por algumas pessoas no passado)”.
Como limpar chupeta do bebê?
Já vimos que esterilizar chupeta não é o termo correto, apesar de popular, mas a limpeza se faz necessária. E o processo envolve algumas etapas, como detalhamos a seguir.
Limpeza básica da chupeta
A limpeza mais simples da chupeta se assemelha à lavagem que já fazemos com outros itens da casa.
“A limpeza se destina à remoção de resíduos e deve ser feita com água morna corrente e o uso de detergente neutro”, explica Camila.
Para crianças com mais de um ano, é possível utilizar somente esse processo de como limpar chupeta, mesmo após a queda do item no chão. No entanto, ao menos uma vez ao dia, é indicado fazer a desinfecção.
Se o bebê é menor, faça essa primeira limpeza e, então, parta para a desinfecção da chupeta.
Como desinfetar chupeta?

“A melhor maneira [para desinfetar chupeta] é ferver a água e deixar o acessório submerso por cinco minutos (coloque a chupeta no recipiente com o fogo já desligado). Após isso, retire a chupeta e espere esfriar”, explica Nicolle Queiroz, médica clínica, coordenadora do pronto-socorro e cirurgia do Hospital Público Do Ipiranga (SP).
Nicolle ressalta que é necessário esperar que a chupeta seque bem e ao ar livre (nunca usar panos para secar) antes de devolvê-la ao bebê. “É preciso também lembrar de escoar bem. Desse modo, não fica resquício algum de água quente e não há risco de queimar bebê”, completa a médica.
Como esterilizar chupeta no micro-ondas
De acordo com Nicolle, os esterilizadores de micro-ondas também fazem um bom processo e podem ser utilizados no dia a dia. Mais uma vez, não é a esterilização de fato, mas a desinfecção.
A médica recomenda seguir as instruções do fabricante à risca se esse for o método escolhido.
Como guardar chupeta?
Vale lembrar que para que todo esse processo de limpeza e desinfecção seja eficiente, as chupetas precisam ser guardadas em recipientes fechados e limpos. Além disso, é importante respeitar o tempo de substituição do item.
“Depois de limpas, as chupetas devem ser secas ao ar livre e guardadas em recipiente fechado. Também é importante trocar as chupetas a cada 2 meses”, explica Camila.
Em complemento, Nicolle alerta que é importante remover o hábito de chupar chupeta o quanto antes. “Chupeta não é uma boa opção para as crianças, pois afeta a arcada dentária e a respiração negativamente”, pontua a médica clínica.
Outros itens do bebê: mamadeira, mordedor e brinquedos

Não é apenas a chupeta que pede atenção. Outros itens do dia a dia, e que vão à boca do bebê, também precisam de uma limpeza adequada.
Como esterilizar mamadeira
Assim como falar “esterilizar chupeta” não é o mais correto, o mesmo vale para a mamadeira. É possível – e indicado – fazer uma desinfecção do acessório para eliminar germes e bactérias que podem fazer mal ao bebê.
O processo é semelhante ao da chupeta: começa com uma limpeza e, depois, deve-se mergulhar mamadeira e bicos na água fervente. Veja todos os detalhes de como lavar mamadeira em nosso artigo especial para o tema.
Como esterilizar mordedor?
Mais uma vez, o processo de limpeza em casa é uma desinfecção e não a esterilização. E, de novo, o caminho é limpar e apostar na água fervente. Leia todos os detalhes de como limpar mordedor de bebê.
Como cuidar dos brinquedos do bebê?
Não precisa ser um mordedor para o bebê levar o item à boca. Portanto, qualquer brinquedo dos pequenos também deve ser limpo com cuidado. Saiba como higienizar brinquedos de diversos materiais.
Pronto! Agora você já sabe que não vai esterilizar chupeta ou outros itens do bebê em casa, mas vai limpar todos esses itens da forma correta para cuidar bem da saúde dos pequenos.
Até as próximas dicas!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.