homem limpando volante do carro

Quem não gosta de entrar no carro e sentir aquele cheirinho gostoso vindo do painel e dos bancos? Ou ganhar elogios dos passageiros que querem logo saber quais produtos o dono usa na limpeza. Um carro cheiroso, além de agradável, é sinônimo de higiene.

Com o uso no dia a dia é natural que a sujeira e poeira apareçam, ainda mais quando o motorista passa horas na rua e aproveita até para fazer um lanchinho e consumir bebidas dentro do veículo. Outros ainda têm o hábito de fumar sem abrir as janelas. Aí só uma boa limpeza resolve!  

Se você é do time que precisa de um incentivo para dar aquele tapa no veículo, vem ver nossas dicas certeiras para deixar seu carro sempre cheiroso! 

Como cuidar do carro para evitar mau cheiro?

  • Não consuma alimentos no carro: o hábito facilita para que as comidas caiam nos bancos, assoalho e vãos do painel e, com o passar dos dias, esses restos de alimentos acumulados começam a causar mau cheiro no local. Outra situação é que, se as mãos do motorista ficam engorduradas e não são limpas de forma adequada, a gordura é transferida para o painel e o volante do carro;
  • Evite fumar no carro mesmo com as janelas abertas: o cheiro de cigarro é difícil de ser eliminado e, por ser muito forte, acaba sendo absorvido por todos os equipamentos do carro. Nesse caso, o recomendado é não fumar enquanto estiver dentro do veículo, porque mesmo se o fizer com as janelas totalmente abertas, o odor desagradável ainda penetra no local;
  • Leve o carro para lavar com certa frequência: se você teve um tempinho de folga, aproveite para levar o carro ao lava-rápido. Lá existem profissionais que têm produtos e acessórios próprios para tirar quaisquer resíduos de gordura, manchas, poeira e sujeira que se juntam nos tapetes e no interior do veículo e você ainda sai com vidros e espelhos brilhando;
  • Use aromatizadores e sprays próprios para automóveis: hoje já existe uma variedade enorme de produtos para dar cheiro no carro. Alguns aromatizadores têm ganchos que se encaixam perfeitamente no painel e nas saídas de ar e outros são pequenos potes que você pode colocar na divisória do meio, ali pertinho do câmbio. Ainda há uns sachês perfumados bem práticos para deixar em qualquer cantinho. É só escolher sua fragrância preferida e que não seja forte ou enjoativa demais. 
frasco de essência pendurado no espelho central de um carro
(iStock)

Como fazer cheirinho para carro?

Se você quer deixar seu automóvel sempre limpo e perfumado, há também algumas receitas populares por aí que prometem um cheirinho delicioso nos bancos e painel. Vem descobrir como fazer 4 tipos de cheirinho para carro: 

  1. Para fazer o seu próprio cheirinho para carro você vai precisar de sachês (embalagens com tecido vazado, como as de chá). Coloque em cada sachê um pouco de algodão com algumas gotas do óleo essencial da sua preferência. Lavanda é o mais usado, já que tem um aroma delicado e, ao mesmo tempo, intenso;
  2. Nesse aromatizador de carro, os ingredientes são fáceis de serem encontrados em supermercados. Em um recipiente, coloque 200 ml de água, 100 ml de amaciante para roupas, 100 ml de vinagre de álcool e 1 colher de bicarbonato de sódio, 60 ml de álcool gel 70%. É só misturar tudo e colocar dentro de um borrifador para usar no carro. 
  3. Junte 3 colheres de sobremesa de gel (o mesmo usado para cabelos) e 2 colheres de sobremesa da essência que você preferir. Coloque em pote que tenha tampa e agite para misturar bem. Depois, faça pequenos furos na tampa e coloque no carro para espalhar o aroma. 
  4. Em um recipiente, coloque 50 ml de álcool gel 70% e 3 ml da essência que você preferir. Misture e coloque em um pote com tampa. Faça pequenos furos na tampa para que o cheiro saia e deixe seu carro cheiroso. 

Lembramos que o mais indicado sempre é usar produtos específicos para deixar o carro cheiroso, pois eles têm certificação de eficácia e podem ser usados com segurança sem oferecer riscos a sua saúde.

Gostou das dicas? Então, já viu que é muito simples deixar seu carro sempre cheiroso! Não deixe de nos acompanhar pra ver tudo sobre limpeza dos ambientes. 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.