sala de estar decorada no estilo boho

Acabou de se mudar para um espaço menor e ainda não sabe como decorar apartamento pequeno? Não se preocupe porque estamos aqui para ajudar! Aliás, a tarefa exige atenção, já que você precisa aproveitar cada cantinho para que a casa fique funcional, linda e, principalmente, aconchegante. 

Portanto, se você busca inspiração, a seguir contamos alguns truques fáceis de como decorar seu espaço que farão toda a diferença, transformando seu lar em um lugar especial e único! 

Como decorar apartamento pequeno gastando pouco?

sala com paredes e móveis coloridos
(iStock)

Nada melhor do que repaginar o ambiente sem comprometer o orçamento! Sem dúvida, uma das melhores táticas para mudar a cara de um apartamento pequeno – ou de qualquer tamanho – de forma econômica é apostar na pintura das paredes. 

Para isso, escolha os tons que você mais gosta e se jogue! Esse pequeno detalhe é capaz de dar uma cara totalmente nova aos ambientes. 

Quer outra dica de como decorar gastando pouco? Aproveite as tintas e pinte também aquele móvel sem graça ou de uma cor que não te agrada muito. Armários, cadeiras, estantes ficam ótimas com as pinturas renovadas. 

As duas ideias dão um toque divertido e personalizado ao seu espaço sem ter muito impacto na conta bancária. 

Como deixar um apartamento pequeno aconchegante e bonito?

De fato, pode ser um grande desafio decorar um apartamento pequeno e ainda torná-lo mais aconchegante, sem que fique poluído. Porém, separamos sugestões para te inspirar na missão: 

Invista em plantas

(iStock)

Se você quer aprender como decorar sala de apartamento pequeno, além dos outros ambientes, pense em incluir plantas que se dão bem em locais pequenos no ambiente. 

Elas podem dar um toque de natureza, proporcionar ar puro e deixar o cômodo mais colorido e cheio de vida. Como costumam ser baratas, colocar plantas no apartamento pode ser uma boa saída! 

Almofadas, tapetes e cortinas

sofá caramelo e almofadas com estampa azul e branca
(iStock)

Nada melhor do que escolher acessórios que combinem com sua personalidade para que sua casa passe a sensação de aconchego e tranquilidade. Para isso, inclua almofadas, tapetes e cortinas no ambiente. 

Além disso, esses itens são ótimos para dar a sensação de “casa quentinha” durante as estações mais frias. 

Iluminação não pode faltar!

quarto com abajur ao lado da cama
(iStock)

Que tal criar um ambiente mais iluminado? Uma luminária ou abajur na posição correta fazem parte das ideias de como decorar apartamento pequeno. Esses itens causam um impacto visual, deixam os cômodos mais charmosos e ainda dão uma sensação de profundidade a qualquer canto da casa. 

Existem diversos tipos de luminárias: de chão, mesa, teto, pendente e led. Escolha os modelos que você mais gosta e use a criatividade! 

Quadros fazem a diferença 

mural de quadros na parede
(iStock)

Se você está achando as paredes do apartamento um pouco sem graça, é hora de comprar quadros para decorá-las! 

Você pode até criar paredes temáticas, com molduras e ilustrações de tamanhos e formatos diferentes, para dar um ar de modernidade e traduzir sua personalidade. Ou, se preferir, invista em quadros grandes para decorar a parede da sala ou dos quartos. 

Para não errar, monte um gabarito e organize os quadros antes de colocá-los na parede. E como estamos falando de apartamento pequeno, cuidados com os excessos. Você também pode usar adesivos e outros itens para pendurar os quadros sem furar nada. 

Como decorar apartamento studio?

Se aprender como decorar um apartamento pequeno é, muitas vezes, um desafio, lidar com um studio pode ser ainda mais complicado. 

Nesse tipo de apartamento, geralmente, tudo é integrado, ou seja, cozinha, sala e quarto ficam no mesmo ambiente. E agora, como deixar tudo no lugar e em harmonia? Veja sugestões de como decorar apartamento studio. 

Divida os ambientes

sala de estar com sofá rosa e prateleira como divisória
(iStock)

A primeira dica de como decorar studio é instalar divisórias entre os cômodos para dar a sensação de separação mesmo. Ao contrário do que muitos pensam, é possível ter divisórias sem gastar muito ou precisar fazer instalações muito complexas. 

Uma simples estante, por exemplo, pode cumprir o papel de divisória entre os cômodos. Depois que instalar o móvel, enfeite com plantas, livros e outros acessórios para deixá-lo bem lindo e charmoso. 

Instale um espelho

Espelhos são indicados para apartamentos pequenos e studios, pois conseguem transformar o ambiente, dando a impressão de amplitude. A dica é posicionar o espelho em uma área que você deseja dar destaque, como uma mesa de jantar, por exemplo. 

Não exagere nas cores 

apartamento pequeno integrando cozinha e quarto
(iStock)

Para que seu apartamento studio ganhe dimensão, opte por paredes e mobílias de cores mais neutras. Branco, bege, cinza e outros tons mais claros são os mais indicados, até mesmo para que o ambiente traga relaxamento e tranquilidade para você. 

Você pode ainda investir em tons claros de verde, azul ou amarelo nas paredes. Eles farão o apartamento parecer mais espaçoso. 

Dica extra de como decorar apartamento pequeno ou studio com a ajuda da pintura: pinte o teto com um tom brilhante para dar a impressão de ser mais alto.

Pense em cada cantinho

Seja em um apartamento studio ou em um pequeno, daqueles de um quarto, é preciso pensar em todos os cantinhos. Na hora de decorar, não esqueça, por exemplo, do banheiro. Saiba como decorar banheiro pequeno e manter esse local também arrumado. 

E muitos desses modelos de apartamento contam com uma varanda. Para deixá-la linda e funcional, veja nossas dicas de decoração para varanda pequena.

Aprenda também como organizar quarto pequeno e adote algumas práticas que ajudam a evitar bagunça e ainda dão um toque especial à decoração!

Você faz parte do time que ama café? Confira ideias criativas de como montar o cantinho do café e continuar apreciando sua bebida preferida de um jeito aconchegante!

Depois de tantas dicas experts de como decorar apartamento pequeno, agora é a sua vez de transformar seu lar no lugar mais especial do mundo. Afinal, nada melhor do que morar em uma casa cheia de paz e tranquilidade, certo? 

Continue com a gente e até a próxima! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.