Dá pra criar cachorro em apartamento? Veja dicas valiosas!
fevereiro 15, 2022 - 5 minutos de leitura.É preciso mudar alguns hábitos na rotina para ter um cãozinho mais saudável e feliz em casa. Saiba mais!Você sempre sentiu vontade de criar cachorro em apartamento, mas fica preocupado porque mora em um local pequeno? Esse receio é natural, já que o bichinho precisa também de espaço para brincar, pular e correr. Mas, fique sabendo que é possível, sim, ter um companheiro de quatro patas!
Aliás, ter um cãozinho traz mais alegria para a casa e melhora a convivência entre os moradores. A presença do animal ainda ajuda os donos a serem menos sedentários, pois você ganha mais disposição ao fazer caminhadas e brincar com o pet.
Se você quer um bichinho, mas ainda não sabe como criar cachorro em apartamento, veja as dicas valiosas da veterinária Waleska Loiacono.
Como criar cachorro em apartamento pequeno?
Nada como ver seu cãozinho feliz e saudável correndo pela casa, certo? Porém, para criar cachorro em apartamento pequeno, é preciso mudar alguns hábitos na rotina.
Veja os 5 principais cuidados apontados pela especialista para ter com seu cãozinho:
- De acordo com a médica, para criar cachorro em apartamento, o ideal seria optar por raças menores, ou seja, cães que não crescem muito ou mantêm uma estatura média.
- Uma sugestão é instituir hábitos de exercícios diários com animais, como passeios fora de casa e brincadeiras ao ar livre. Assim, ele pode interagir com pessoas, outros cães, objetos e texturas diferentes;
- Passar um tempo com o cão na rua é de extrema importância para minimizar o estresse que ele pode sofrer vivendo em um local menor. Além disso, esse é um momento afetuoso com o dono;
- A especialista ainda explica que você deve manter os comedores e bebedores sempre limpos, longe de contaminantes químicos para evitar contaminação por bactérias e infestação de insetos;
- Por último, procure armazenar a comida do animal sempre de forma adequada. O ideal é que ele tenha um local reservado da casa que seja bem arejado e com temperatura agradável.
Quais as melhores raças para criar em apartamento?
Apesar da sugestão de Waleska de optar por um cãozinho menor, a escolha é livre e você deve adotar o animal que mais lhe agrada. Entretanto, se você quer saber como criar cachorro grande em apartamento, a dica é aumentar a frequência de passeios na rua ou contratar o serviço de um passeador.

Independente da raça ou porte, o mais importante é seguir os cuidados básicos exigidos para que ele fique bem no convívio com os moradores. Para isso, separe um cantinho para o pet, cuide bem desse local e dê muito amor e carinho ao animal.
“Na hora de escolher seu cãozinho, pense nas condições que você vive e se vai conseguir dar atenção a ele. O principal desafio é estudar o perfil de cada raça e se é viável adotar um cão que se encaixa no seu dia a dia e modo de vida”, diz Waleska.
Organização e a higiene do apartamento com cachorro
Ao pensar em como criar cachorro em apartamento é necessário levar em conta cuidados com higiene e evitar a bagunça. Assim como nós, os animais gostam de viver em locais limpos e organizados.
Por isso, além de manter o cantinho pet higienizado, é preciso cuidados com as necessidades fisiológicas do bicho. A recomendação é reservar um espaço para seu pet urinar e defecar. Para isso, utilize tapetes higiênicos laváveis, descartáveis.
“Algumas pessoas optam por jornais, porém o lado negativo é que tinta que vem no papel pode ser tóxica caso o bicho engula algum pedaço. Nesse caso, compre gramados sintéticos, pois existe uma vastidão de opções”, alerta a veterinária.

Por outro lado, muitos donos preferem levar o animal para defecar fora do apartamento. Apesar de comum, esse hábito pode trazer problemas.
De acordo com Waleska, essa atitude pode deixar o cão condicionado a ser levado diversas vezes ao dia para a rua, pois ele já espera por esse momento. Entretanto, se isso não acontece, o cachorro pode reter a urina e fezes, causando patologias graves.
O caminho é encontrar a melhor rotina no que se refere aos hábitos de higiene para ambos, tutor e bichinho!
Outros cuidados básicos para criar cachorro em apartamento
Para completar, fizemos uma lista de cuidados simples, mas essenciais para quem tem ou pretende ter um cãozinho em casa:
- Deixar água à vontade para o cão tomar o dia todo;
- Adotar uma alimentação balanceada e de qualidade;
- Manter o animal em um local limpo e reservado;
- Fazer exercícios diários com o animal, como caminhadas e brincadeiras;
- Visitar o veterinário periodicamente para exames de rotina, vacinação, vermifugação e a utilização de produtos preventivos para pulgas, carrapatos e mosquitos.
Ficou com mais vontade de ter um cãozinho? Depois de aprender essas dicas, você está totalmente preparado para cuidar do seu bichinho e colecionar momentos inesquecíveis ao lado dele.
Não deixe de acompanhar todos os nossos conteúdos sobre cuidados com pets por aqui. Até a próxima!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.