Pets em casa: veterinária dá 5 dicas para conviver bem com os bichinhos
fevereiro 17, 2022 - 5 minutos de leitura.Adotar alguns hábitos ajuda a garantir o bem-estar e a segurança do seu bichinho de estimação.Nada mais gostoso do que ter pets em casa! Eles trazem alegria, diversão e ainda ajudam a diminuir sintomas de estresse e ansiedade. Porém, mesmo com todos esses benefícios, é preciso mudar hábitos e seguir alguns cuidados para a boa convivência entre humanos e amigos de quatro patas.
É preciso preparar a casa para o pet para que ele se sinta parte do lar e possa circular e brincar livremente por todos os cantos. Além disso, quando decidimos ter um pet em casa, a família precisa estar ciente de que deve mudar alguns hábitos na rotina.
Então, se você deseja adotar um bichinho, confira as dicas da médica veterinária Waleska Loiacono. Ela fala sobre como adaptar o dia a dia e os ambientes para receber o pet da melhor maneira.
A importância do cantinho pet em casa
Um dos primeiros passos quando se tem um animal em casa é reservar uma área só para ele, um cantinho pet. Assim, o bichinho fica à vontade para dormir, descansar e brincar.
Mantenha esse ambiente sempre limpo e higienizado para que o pet se sinta bem, saudável e ainda entenda que ali é o espaço dele. Sabia como cuidar desse lugar especial:
Onde fazer o cantinho pet
“O melhor cantinho para pet em casa é um local protegido de frio e chuva”, afirma Waleska. Inclua uma casinha, uma cama, caixa com brinquedos e tigelas de água e comida para o animal nesse espaço.
Há quem prefira criar uma área para o animal brincar no quintal, por exemplo. Entretanto, se a sua casa ou apartamento forem menores, dê preferência para uma área próxima da máquina de lavar, como a lavanderia. Esses espaços são mais afastados das áreas comuns da casa.
Mas atenção para reservar um espaço adequado ao seu bicho de estimação. “Uma observação importante é adaptar o lugar ao porte do bicho. Dependendo do tamanho do animal é relevante ter um espaço físico maior para que se movimente com tranquilidade e conforto”, completa a veterinária.
Produtos para limpar a área pet
É essencial manter uma limpeza frequente no cantinho pet, até mesmo para que o restante da casa não sofra com cheiros desagradáveis e sujeiras vindos dessa área.
Para a limpeza do local, a veterinária indica usar os produtos convencionais que você já tem em casa, como desinfetante, desengordurante, água sanitária, sabão em pó e detergente neutro.
“No geral, você só precisa evitar aplicar na área produtos corrosivos e que apresentam riscos de intoxicar o animal. Recomendo lavar os brinquedos e outros itens do bichinho de tempos em tempos apenas com água e sabão neutro”, indica.
Aliás, já é possível encontrar no mercado produtos especializados para pets. São desinfectantes, eliminadores de odores e higienizadores que contêm ação antibacteriana e antimicrobiana. Mas, antes de usar qualquer produto, consulte o veterinário do seu bicho.

De acordo com Waleska, o mais importante mesmo quando se tem pets em casa é manter o ambiente ventilado após a limpeza e deixar o local secar antes do bicho voltar para lá. Essas medidas simples evitam danos respiratórios, dermatológicos e intoxicações por conta do contato do animal com o produto.
Onde guardar os brinquedos/itens do pet?
O cantinho pet virou uma bagunça? Com boas ideias, itens baratos e sem muito esforço, você consegue organizar a área.
Segundo a veterinária, podemos guardar os brinquedos dos pets em caixas organizadoras, caixas feitas pelos próprios tutores, prateleiras ou nichos. A única ressalva é deixar as caixas sem tampa para evitar proliferação de bactérias.
Itens de segurança necessários para o canto pet
É de extrema prioridade que quem tem pets em casa se preocupe com itens para garantir a segurança e o bem-estar dos animais. “Essa é uma discussão bem importante, porque os bichinhos precisam estar seguros e saudáveis para circular pela casa toda”, diz Waleska.
Uma forma de evitar surpresas é telando as portas, janelas e áreas com vidro que apresentam riscos de queda ou fuga dos animais. Além disso, é preciso instalar portões em corredores e escadas como meio preventivo de possíveis acidentes.
No caso dos móveis, observe as superfícies que os animais têm mais acesso para subir e descer. Se eles apresentarem uma altura consideravelmente elevada, a alternativa é fazer rampas ou escadas para que o pet sinta menos impacto ao tentar pular ou quiser subir.
E ainda sempre leve o animal para passear ou ter qualquer contato com o meio externo sob supervisão.
Como tirar o cheiro e os pelos do pet da casa?
Para completar as dicas, sabemos que os animais podem deixar odores pela casa. Entretanto, isso não deve ser um problema. Basta seguir um cronograma de limpeza adequado.
A forma mais eficiente de tirar o cheiro do pet e dos pelos é utilizando produtos de limpeza adequadamente e respeitando o tempo de faxina, que deve acontecer uma vez por semana, no máximo 15 dias.
A especialista ainda dá algumas dicas extras para deixar o cantinho limpo e cheiroso: “Inclua óleos essenciais ou sprays que tenham uma fórmula mais suave para o pet para aromatizar o ambiente”.

Para limpar a sujeira e o excesso de poeira acumulada, é necessário apenas vassoura ou um aspirador de pó. Outra dica é sempre escovar os pets, pois isso ajuda a diminuir a queda de pelo, claro, juntamente com uma alimentação de qualidade e balanceada.
Depois de tudo isso, você já sabe o que pode fazer para conviver com seu bichinho em casa. É hora de aplicar as dicas e deixar o cantinho dele cheio de cor, carinho e amor. Afinal, seu pet é responsável por diversos momentos especiais do seu dia, certo?
Até a próxima leitura!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.