mala de viagem

Vamos concordar que viajar é muito bom! Então, se você está contando os dias para tirar uma folguinha, precisa executar uma etapa importante: saber como arrumar mala de viagem. A tarefa é essencial para evitar esquecer algo importante durante os passeios, o que pode ser bem estressante. 

Para alguns, esse momento é um verdadeiro pesadelo. De fato, é preciso ter bastante organização na hora de guardar cada tipo de roupa dentro das malas para que tudo caiba na bagagem.

Porém, com as nossas dicas, você vai se sair muito bem na tarefa e de um jeito leve e sem complicações. Acompanhe: 

1. Planejamento e organização prévia  

mala de viagem
(Pexels/Vlada Karpovich)

Sem dúvidas, para que sua mala de viagem fique completa e compacta, o primeiro passo é planejar e organizar a tarefa. 

Algo que pode facilitar bastante é fazer uma lista com itens separados por setores: roupas para ficar em casa, roupas para passeios, para dormir, peças íntimas, sapatos, itens de beleza, de higiene pessoal e eletrônicos (carregadores, secadores de cabelo etc). 

Ah, e sempre leve em conta o clima do local e os tipos de passeios que pretende fazer durante os dias que estive por lá! Se pretende passar algum período em outras cidades próximas, também considere a previsão do tempo dessas regiões. 

O que priorizar para levar para a viagem?

E agora, como arrumar mala de viagem e ainda saber quais itens priorizar durante o tempo quente ou frio? Montamos um checklist básico com itens para evitar surpresas com o clima. 

Aliás, essas dicas abaixo também são úteis se você procura ajuda de como arrumar mala de viagem pequena. Anote aí no seu caderninho: 

  • Frio: jaquetas de tecido mais grosso e que aqueçam o corpo, casacos e blusas de tecido mais quentes, calças e blusas térmicas, gorro, cachecol, luvas, meias grossas, tênis e botas confortáveis;
  • Calor: roupas com tecidos leves e cores mais neutras (camisetas, shorts, bermudas, saias e vestidos), roupas de banho, saídas de praia, sapatos mais abertos e confortáveis, chinelos, chapéu, boné e óculos de sol. 

2. Como dobrar a roupa corretamente?

Por mais que você tenha costume de dobrar roupas no dia a dia, no momento de arrumar a mala de viagem vai precisar de um pouco mais de organização e planejamento. Dobrando suas peças de forma inteligente, você cria espaço para incluir itens extras importantes. 

Veja no infográfico abaixo dicas de como arrumar mala de viagem e dobrar as peças para ganhar mais espaço e manter tudo organizado. 

infográfico mostra como arrumar mala de viagem
(Arte/Cada Casa um Caso)

3. Truques para ganhar espaço

Aposte nos rolinhos

Dobrar as roupas como camisetas, blusas finas e toalhas de banho em rolinhos ajuda a manter tudo no lugar e ainda facilita a visualização do item. Faça rolinhos e coloque-os lado a lado. Assim, você tem uma visão geral do que está na mala. 

Aproveite os cantinhos

Sobrou um espacinho no cantinho? Coloque ali as roupas íntimas, que devem estar dentro de saquinhos, como citado no infográfico acima. 

Pares de sapatos juntos

Separe os itens em pares e junte sola com sola. Depois, guarde-os em sacos de TNT ou alguma outra embalagem e também os distribua entre as roupas ou pelos cantinhos da mala. Se preferir, coloque as meias dentro dos sapatos. 

Use organizadores de mala

Hoje você já consegue encontrar organizadores de mala que, além de otimizar espaço, ajudam a dividir cada item por categorias. Eles também evitam que alguns objetos quebrem durante o transporte. 

Esses organizadores nada mais são do que bolsas feitas especificamente para armazenar diferentes itens de todos os tamanhos. 

Desfazer a mala corretamente também é importante

mala de viagem
(Pexels/Vlada Karpovich)

De fato, ao retornar da viagem, muitas pessoas ficam desanimadas para desfazer a mala, deixando parada por dias – ou semanas – num canto da casa. Essa não é uma boa opção. 

Pode parecer bobagem, mas manter suas roupas usadas ou sujas nesse ambiente abafado aumenta as chances de contaminação por fungos e germes, além de favorecer o aparecimento de manchas e bolor no tecido

Em primeiro lugar, nossa recomendação é que você retire da mala as peças mais pesadas, como sapatos e casacos. Depois passe para as roupas leves e produtos de higiene. Enquanto tira cada item, já vá guardando no local de origem. 

O próximo passo é tirar as roupas da mala e colocar de molho em um balde ou direto na máquina de lavar, mesmo que algumas delas tenham sido usadas poucas vezes. Adicione à lavagem sabão em pó ou líquido, amaciante e, se preferir, um produto tira manchas. Deixe as roupas secarem na sombra, guarde-as no armário e pronto! 

Aproveite a volta para casa e também higienize a sua mala. Vale limpar rodinhas, parte interna e externa para guardá-la livre de contaminações e sujeiras. Veja como limpar mala de viagem. 

Vai passear com a família em breve? Saiba como montar checklist de viagem e o que levar na mala para não passar perrengues durante o passeio. Aproveite também para aprender como lavar seu travesseiro de viagem e mantê-lo sempre limpo, macio e cheiroso.

Viu só como arrumar mala de viagem é simples e prático? Agora #partiuférias com tudo que você precisa para aproveitar muitos momentos inesquecíveis. Bom descanso para você e te esperamos de volta por aqui. Até mais!  

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.