cachorro sentado em pote de ração

Saber como armazenar ração, além de escolher o melhor alimento e prestar atenção às quantidades oferecidas, faz parte dos cuidados com seu pet. Afinal, o alimento precisa ser bem guardado para manter a qualidade e a dieta indicada pelo veterinário deve ser seguida!

Para tirar todas as dúvidas sobre como guardar a ração em casa e também como oferecê-la ao animal, conversamos com a médica-veterinária Waleska Loiacono. 

Isso porque pensar no bem-estar do seu bichinho é manter o cantinho dele limpo e organizado, dar atenção e também olhar com cuidado para a nutrição. 

Ração para gato x ração para cachorro

Para começar, vale a pergunta: será que tem alguma diferença em como armazenar ração de gato e como armazenar ração de cachorro? Na verdade, não. O que irá determinar a forma correta de armazenamento são as características do produto. 

“O armazenamento vai depender do tipo da ração, que pode ser seca, úmida ou in natura [seja ela para gato ou cão]”, afirma Waleska. 

E como armazenar ração seca?

A ração seca é o tipo mais comum. Ela conta com croquetes (pedacinhos) de tamanhos variados, dependendo da indicação. Também pode ter as mais diversas formulações, seguindo as necessidades dos animais. 

Nesse caso, segundo a médica-veterinária, é indicado que o alimento seja mantido na embalagem original. 

Se ainda assim o tutor optar por armazenar a ração em outro recipiente, a orientação é escolher um que seja bem vedado e protegido da luz, tudo isso para manter a qualidade do alimento. 

“Em contato com o ar, a oxidação da ração aumenta, fazendo com que ocorra perda de propriedades como aroma, palatabilizantes e nutrientes”, explica a profissional. 

A situação ainda pode ficar pior. Além de perder o cheirinho que aumenta o apetite do seu pet, o alimento mal armazenado também corre o risco de estragar mais rápido e ser contaminado por fungos e bactérias.

Mas como manter o saco da ração bem vedado?

Como explicado pela veterinária, o ideal é manter o alimento seco em sua embalagem original. Mas é comum que surjam dúvidas, como por exemplo, como armazenar ração de 10kg? A embalagem é grande e nem sempre é fácil fechá-la depois de aberta. 

Waleska aponta o uso de acessórios como alternativa. “As embalagens maiores podem ser fechadas com fitas, cordinhas ou pregadores”. 

No entanto, é preciso atenção. “Esses materiais precisam ser destinados exclusivamente para isso e estarem limpos. Também é preciso garantir uma boa vedação, pois só assim [a ração] manterá os princípios dos ingredientes”. 

Feita a vedação correta, é preciso manter a ração em um local seco, abrigado de luz, umidade e calor.

Como armazenar ração úmida?

A ração úmida, geralmente apresentada em sachês e latinhas, deve ter um cuidado especial na armazenagem. 

“As úmidas, sempre que abertas, precisam ser mantidas sob refrigeração. As ‘in natura’, devem ser mantidas congeladas até o momento de serem servidas ao animal”, explica a veterinária. 

Além disso, é importante seguir as instruções de armazenamento que constam nas embalagens da ração. O tempo de validade depois de aberto pode variar. Em alguns casos, por exemplo, não é possível guardar a parte que sobrou para a próxima refeição do pet. 

Como servir a ração para os pets?

gato perto de pote de ração
(Unsplash/Abeer Zaki)

Chegamos até aqui e você sabe o que fazer e o que evitar quando o assunto é como armazenar ração. Mas é preciso, claro, oferecer o alimento ao animal. E esse momento também requer atenção do tutor. 

A ração sempre deve ser servida em vasilhas e pratinhos limpos. No entanto, o tipo de material é alvo de polêmica entre os veterinários, como explica Waleska: 

“Os materiais como alumínio, porcelana, inox e alguns plásticos são discutíveis quanto ao uso com pets e seus alimentos. Isso porque, podem ter substâncias cancerígenas”, diz a veterinária. 

Dessa forma, um pratinho de vidro pode ser a solução. Esses modelos também são mais fáceis de lavar e remover a gordura, que pode ficar impregnada dos restos de ração. 

Já na hora de comprar a ração, a veterinária alerta que o ideal é nunca comprar a granel, pois além de faltar informações, podem existir riscos. 

“Não é indicada a compra de ração a granel. Pois, dessa forma, não sabemos a procedência de conservação e data de validade do produto. Esse é o maior erro que vemos no dia a dia entre os tutores de pets”, aponta.

Dicas anotadas? Então, é momento de colocá-las em prática e tornar a hora da comida mais um momento de cuidado e amor com seu gato ou cachorro. 

A gente se vê no próximo conteúdo com mais ideias de como cuidar da casa e de seus moradores! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.