homem trabalhando na cozinha

Você trabalha de forma remota e não tem tempo para fazer as tarefas de casa? De fato, esse é um dos grandes desafios dos últimos anos. Pois saiba que é preciso manter o lar limpo e organizado até mesmo para que haja um equilíbrio saudável entre a vida profissional e a pessoal.  

Aliás, uma pesquisa recente, feita pela empresa Randstad, mostrou que 81% dos brasileiros buscam melhores maneiras de aliar as demandas do trabalho, de casa e da família. O anseio é criar uma rotina flexível, ou seja, cumprir o horário do emprego sem deixar de lado a preocupação com o lar. 

No mesmo estudo, 92% dos entrevistados no Brasil dizem que procuram por formatos de trabalho que proporcionem mais horas livres para outras atividades durante o dia, como arrumar a casa e ainda curtir momentos com os filhos, amigos ou sozinho.  

Portanto, se você se identificou com essa descrição e deseja ter alguns intervalos para cuidar da casa, o Cada Casa Um Caso separou 4 dicas práticas para se desconectar do home office e fazer as atividades domésticas sem muito esforço.  

homem no home office
(Envato Elements)

Como equilibrar vida profissional e vida pessoal?  

Se você sente que está se dedicando muito ao trabalho e não tem tempo para as tarefas de casa, é o momento certo para reavaliar a sua rotina e tentar encontrar um equilíbrio.  

Uma boa dica é planejar o seu dia, com horários para cada atividade, ou seja, trabalho, casa e família. Assim, você evita ultrapassar o tempo no home office, acabando por esquecer de tomar conta do lar!  

Outra sugestão é que você, assim que terminar todo o trabalho, desative as notificações do smartphone e do notebook. E nada de ficar checando o e-mail! Essa é a melhor prática para se desconectar, realizar as tarefas de casa e aproveitar os momentos com pessoas queridas.  

Para se ter uma ideia de como essa nova vida profissional no escritório em casa afeta as pessoas, um estudo feito pela Oracle em parceria com a Workplace Intelligence sugeriu que 35% da força de trabalho remota mundial está trabalhando cerca de mais de 40 horas extras por mês.  

mulher no home office
(Envato Elements)

O estudo ainda destaca que os trabalhadores brasileiros são os que mais perdem o sono devido a estresse e ansiedade relacionados ao trabalho: 53% afirmam isso, em comparação com 40% globalmente. 

Diante disso, olha só essa dica da arquiteta Giseli Koraicho, da Infinity Spaces Arquitetura, em entrevista anterior sobre como ter uma casa híbrida e manter a qualidade de vida: “O ideal é separar os espaços, pois isso influencia na produtividade sem interferir no dia a dia dos moradores e da organização da casa”, diz ela. 

Abaixo, confira mais táticas para manter a casa em ordem mesmo durante o home office. Afinal, um ambiente limpo e organizado influencia na produtividade e concentração e aumenta o bem-estar!   

1. Crie um cronograma de limpeza   

Com certeza, ter uma lista clara com as tarefas de casa diminui as chances de esquecer ou passar batido por algum ambiente, incluindo a área externa e o espaço pet. 

Não sabe por onde começar? Confira nosso cronograma de limpeza com tudo que você deve fazer em cada cômodo diariamente, semanalmente e mensalmente.  

De modo geral, a cozinha e o banheiro costumam acumular mais sujeira no dia a dia, até por conta da frequência de uso.  

Pensando nisso, montamos um cronograma de limpeza da cozinha e também do banheiro para que você evite a proliferação de germes e bactérias e mantenha esses espaços sempre higienizados.  

limpeza do fogão
(Envato Elements)

2. Adote o método Fly Lady  

Se você quer arrasar nas tarefas de casa, tem que conhecer o método Fly Lady. Pensando em facilitar a vida de quem cuida da casa, a americana Marla Cilley criou essa prática que tem como objetivo separar um dia da semana em cada ambiente por apenas 15 minutos.   

Em resumo, o Fly Lady sugere que você tenha uma rotina regrada para que todas as tarefas corriqueiras virem hábito. Nesse processo, é importante que, de tempos em tempos, você faça o destralhe de mobílias, roupas, sapatos e objetos sem uso, pois isso ajuda na organização da casa.   

3. Evite acumular lixo em casa

Sem dúvida, o lixo acumulado em casa é uma das principais causas de aumento de insetos, bactérias e odor ruim nos ambientes. Para driblar a situação de forma simples, recolha o lixo da cozinha, dos banheiros e da área externa todos os dias.  

Nesse processo, é importante que os resíduos sejam descartados de maneira consciente para que cheguem ao destino correto. Por isso, saiba como separar lixo orgânico e reciclável seguindo as cores da coleta seletiva e veja dicas de como reduzir o lixo da casa

4. Mantenha tudo no lugar certo  

Imagina só terminar um dia cansativo de trabalho e, no seu tempo livre, ter que procurar itens que estão fora do lugar. Ninguém merece, né?  

De acordo com a personal organizer Ju Aragon, que nos concedeu uma entrevista anterior,  alguns hábitos ajudam bastante na ordem do lar: “Se você pegou algum objeto, guarde no mesmo local logo após o uso”.  

E as recomendações não param por aí! A profissional recomenda que você não deixe a louça acumular na pia e mantenha as roupas dobradas no guarda-roupa. Assim todos os moradores da casa irão encontrar tudo que precisam sempre. 

mulher separa roupas na cama
(Envato Elements)

Para te ajudar a evitar uma bagunça generalizada, descubra 7 dicas práticas para acabar com a bagunça cômodo por cômodo e nunca mais passe perrengue atrás de peças que parecem ter desaparecido para sempre.  

Como aumentar o bem-estar no home office?  

Que tal fazer do seu home office um ambiente mais agradável e aconchegante? Existem algumas práticas que ajudam a aumentar a energia e a disposição de trabalho, deixando a tensão e o estresse do dia a dia de lado.  

Experimente usar a aromaterapia a seu favor e inclua alguns óleos essenciais na sua mesa, na prateleira ou em algum cantinho do escritório. Os aromas dos óleos essenciais têm poderes relaxantes que, comprovadamente, trazem benefícios para o equilíbrio emocional.  

mesa de home office com difusor elétrico
(Envato Elements)

Como contamos, relaxar depois do trabalho é essencial, até mesmo para que a sua relação com as pessoas seja saudável e duradoura. Separe um dia da semana para fazer um spa em casa e crie um momento acolhedor com itens do dia a dia – e um bom chá para terminar! 

Agora que você já sabe como conciliar as tarefas de casa com a vida profissional, não deixe que essas funções sobrecarreguem seu dia e viva cada minuto que puder ao lado de quem você ama.  

Até a próxima!  

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.