roupa branca/tecido branco com pontos pretos de mofo

Manchas de mofo podem aparecer em roupas de todos os tecidos e materiais. O bolor de aparência branca, esverdeada ou preta prejudica o visual das roupas e pode não sair com lavagens tradicionais. Então, como tirar o mofo das roupas de forma eficiente?

Alguns truques com limão ou vinagre podem ajudar. Também há produtos específicos para esse fim. Entretanto, antes de começar a limpeza, vale entender o que é o mofo e como ele aparece. 

Mofo ou bolor são nomes populares para os fungos que podem surgir em roupas, guarda-roupa, paredes, alimentos e diversas superfícies. Eles se proliferam em ambientes úmidos, com pouca luminosidade e abafados. 

Sabendo disso, já dá para ter ideia do que fazer para evitar a formação de mofo – e nós vamos te ensinar como fazer isso. Mas, se o bolor já está em suas roupas, veja como se livrar dele com 6 dicas simples. 

1. Vinagre para tirar mofo de roupas coloridas

O vinagre puro de álcool branco é indicado para tirar manchas de mofo das roupas coloridas e escuras, pois são peças que podem desbotar com facilidade com uso de alvejantes e água sanitária. 

Para remoção da mancha de mofo, derrame um pouco do vinagre sobre o local e esfregue com um pano antes de colocar a roupa para lavar na máquina. Se a mancha não sair, tente deixar de molho em um balde com vinagre e água por até 20 minutos.

2. Água sanitária para tirar manchas de mofo de roupa branca

Em roupas brancas, panos de prato e outros tecidos claros, o mofo pode aparecer em forma de pequenos pontinhos pretos. Uma mistura que pode ajudar é a solução de 1 litro de água sanitária com 1 xícara de chá de açúcar. Deixe a peça de molho nessa mistura até que mancha desapareça.

Atenção: Caso não tenha certeza se a sua roupa pode entrar em contato com cloro, confira na etiqueta. Se houver um triângulo com a sigla “CL” dentro, o uso do produto é liberado. Um ‘x’ sobre o triângulo representa que não é permitido usar cloro ou alvejante. Um triângulo com dois traços dentro significa que se pode usar alvejantes, mas sem cloro na composição.

3. E como tirar mofo de casaco de couro?

Dependendo da mancha de mofo, você pode usar um pano úmido com água para retirar o bolor de casacos que não são usados por muito tempo e, depois, lavá-los normalmente. Em outros casos, pode ser necessário umedecer um pano com vinagre de álcool branco e esfregar as áreas afetadas.

4. Como tirar mancha de mofo com limão

O limão tem uma capacidade alvejante natural. Use um pouco do suco da fruta diretamente sobre a mancha de mofo. Deixe secar e lave normalmente na máquina de lavar ou seguindo as indicações da etiqueta da roupa.

5. Bicarbonato de sódio tira mofo?

A resposta é sim! O bicarbonato de sódio pode ajudar a eliminar ou amenizar manchas de mofo mais antigas. Use a proporção de uma colher de sopa para cada litro de água e deixe a peça de molho por alguns minutos em um balde com a mistura. 

Você também pode incluir uma xícara de chá de bicarbonato de sódio junto com o sabão em pó na máquina de lavar roupas para auxiliar na retirada de mofo.

6. Produtos tira mancha também acabam com o mofo?

Mais uma vez, sim! Um tira manchas também pode ajudar a remover marcas de mofo. Faça um pré-tratamento aplicando a medida indicada nas instruções do produto sobre a área manchada. Deixe o produto agir também pelo tempo indicado pelo fabricante e, depois, lave a peça.  

Dica extra: como evitar bolor e mofo no guarda-roupa?

Você já viu que o mofo é um fungo que gosta de umidade, calor e locais abafados. Então, para evitar que ele surja em seu guarda-roupa e em suas peças, é preciso criar um ambiente não propício à proliferação desses microorganismos. Estes são os principais cuidados:

  1. Mantenha o seu quarto ou closet sempre ventilados;
  2. Não deixe o guarda-roupa totalmente encostado na parede, principalmente se ela receber raios solares;
  3. Nunca guarde peças molhadas ou úmidas;
  4. Deixe a porta do seu guarda-roupa aberta pelo menos uma hora por dia e com o quarto ventilado;
  5. Abra as janelas do seu quarto durante o dia e deixa a luz do sol entrar;
  6. Use um anti mofo nas gavetas e prateleiras do guarda-roupa. 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.