Uma pessoa está passando roupa. É possível ver suas mãos e a camisa xadrez.

Passar roupa é uma tarefa que faz parte da rotina de cuidados e limpeza de praticamente toda casa. E para facilitar a vida de quem não quer sair todo amarrotado por aí, vale a pena conhecer os tipos de ferro de passar e escolher aquele que melhor se encaixa ao seu bolso e a você. 

Pois é, nem todo ferro de passar é igual. Seria melhor um modelo de ferro a vapor ou seco? E aqueles portáteis, funcionam mesmo? 

Veja a seguir detalhes de todos os tipos de ferro de passar e escolha um – ou mais – para chamar de seu. 

Ferro seco

Essa pode ser considerada a versão de entrada dos ferros. O modelo funciona sem água e tem a base sólida e lisa. 

No entanto, apesar de ter os preços mais em conta, pode tornar a tarefa de passar roupa mais complicada. Esse modelo tende a “agarrar” mais no tecido e você pode precisar do auxílio de um produto próprio para passar roupa para que ele deslize melhor sobre as peças. 

Por fim, é justo lembrar que esse é o modelo que gasta mais energia elétrica. Portanto, pode não ser uma compra tão inteligente, sobretudo se você passa roupas todos os dias. 

Ferro a vapor 

Esse tipo também é bastante comum e conta com um recipiente para colocar água e gerar o vapor. Com ele, o processo de passar a roupa geralmente é mais fácil, uma vez que é possível umedecer levemente o tecido. 

O ferro a vapor também é bem-vindo para o caso de peças mais delicadas. Você pode, por exemplo, usar o vaporizador e nem encostar diretamente a base do ferro no tecido. Apenas o calor e o vapor já deixarão a roupa sem amassados. 

E em relação a valor, mesmo o melhor ferro a vapor não tem um preço muito distante dos modelos de ferros a seco. Portanto, pode ser interessante segurar um pouco mais o orçamento e adquirir esse tipo de modelo, levando em conta suas vantagens. 

Ferro de passar portátil

Uma mulher está usando um vaporizador de roupas para passar uma camisa azul.
(iStock)

O ferro de passar portátil, ou vaporizador, como o próprio nome diz, promete entregar praticidade, já que pode ser levado para qualquer canto. Por exemplo, tem uma reunião importante e amassou a camisa enquanto dirigia? Basta correr ao banheiro e passar a roupa rapidamente com ele.

No entanto, vale lembrar que o preço desse ferro não é tão em conta. Além disso, dependendo do modelo da roupa e o quão amarfanhada ela estiver, o equipamento perde um pouco a sua eficiência. 

No final, é mais indicado para peças que já foram passadas e têm apenas alguns pontos ainda amassados.

Mas afinal, qual o ferro de passar mais prático para o dia a dia?

Depois de tudo isso, preparamos ainda um comparativo entre os tipos de ferro de passar para te ajudar na escolha:

Um infográfico com os seguinte conteúdo: Título: Tipos mais comuns de ferro de passar 1. Ferro de passar a seco: o mais barato do grupo. No entanto, consome mais energia e pode ser mais difícil de passar com ele. Preço do produto: ★★★★★ Praticidade: ★ Economia de energia: ★★ 2. Ferro a vapor: um dos modelos mais comuns e mais práticos para o dia a dia. Funciona com água e pode passar roupas delicadas facilmente. Preço do produto: ★★★★ Praticidade: ★★★★ Economia de energia: ★★★★ 3. Ferro portátil: Resolve amarfanhados em qualquer lugar. A praticidade é o ponto alto deste modelo, mas ele é mais caro e não resolve casos de roupas muito amassadas. Preço do produto: ★★★ Praticidade: ★★★★★ Economia de energia: ★★★
(Arte/Cada Casa Um Caso)

A combinação entre o ferro de passar a vapor e o modelo portátil pode tornar o seu dia a dia extremamente prático! Dessa forma, você pode passar as peças facilmente e corrigir imperfeições até mesmo fora de casa ou antes de sair.

Mas vale lembrar que é importantíssimo conferir a etiqueta da peça antes de sair usando o ferro de passar. Entre os símbolos de etiqueta de roupa, o que indica que o aparelho pode ser utilizado é o desenho de um ferro de passar. Entretanto, se tiver o desenho com um x em cima, esqueça o utensílio. 

É na etiqueta também que está descrita qual a temperatura do ferro de passar deve ser utilizada. Saiba decifrar todos os símbolos das etiquetas e não erre na hora de lavar ou passar suas peças. 

Viu as diferenças entre os tipos de ferro de passar? Já tem seu favorito? Veja também como limpar o ferro da forma correta para evitar manchas e sujeiras em suas roupas favoritas. 

O Cada Casa Um Caso traz dicas e conteúdos diários para descomplicar o dia a dia da sua casa.

Te esperamos na próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.