Esqueça o ferro! 8 tecidos que não podem ser passados
novembro 24, 2022 - 3 minutos de leitura.Saiba quais tecidos devem ficar bem longe do ferro de passar e o que fazer para acabar com as marcas e os amassados dessas roupasAs roupas podem ser feitas dos mais diversos tecidos e composições, mas você sabia que existem tecidos que não podem ser passados? Pois é, se você usar ferro de passar em algumas peças, é problema na certa! Há grandes chances de o ferro causar manchas e danos irreversíveis à roupa.
Pensando nisso, o Cada Casa Um Caso separou uma lista com os tecidos que devem ficar bem longe do ferro de passar e ensina como cuidar das peças para garantir uma durabilidade maior e menos desgaste no dia a dia. Acompanhe a seguir.
Será que posso passar? A resposta está nos símbolos da etiqueta de roupa
Os símbolos dispostos nas etiquetas de cada roupa indicam como a peça deve ser lavada e secada, ou seja, as instruções ajudam também a manter a peça conservada.
Procure na etiqueta o símbolo de um ferrinho. Se ele tiver com “x” quer dizer que a roupa não pode ser passada. É importante lembrar que, quando houver esse símbolo, não deve ser usado nenhum dos tipos de ferro de passar!

Se na etiqueta você encontrar o desenho de um ferro de passar, o uso do utensílio é permitido. E saiba ainda que quando há pontinhos, eles indicam a temperatura que o ferro deve ser usado naquele tecido. As bolinhas variam geralmente em uma escala de um a quatro.
Mas para além do símbolo da passagem de roupa, ainda é preciso prestar atenção a outros, que também são essenciais para o cuidado com as peças! Veja a seguir quais os principais símbolos para ficar atento.
- Temperatura da água (uma bacia com um número).
- Lavagem a seco (um círculo – se houver um ‘P’ – pode-se usar solventes).
- Lavagem à mão (mãos dentro da água).
- Uso de alvejante (um triângulo).
Ficou com dúvida? Reveja nosso artigo especial que decifra os símbolos da etiqueta da roupa mais comuns.
Quais tecidos que não podem ser passados?
Agora que você já sabe quais instruções seguir na hora de lavar a roupa, saiba quais tecidos que não podem ser passados, na maioria dos casos:
- lã;
- cetim;
- seda;
- nylon;
- malha;
- microfibra;
- poliéster;
- tactel.
A recomendação pode mudar, de acordo com o fabricante. Por isso, lembre-se sempre de conferir a etiqueta com instruções, como citado no início do texto. A seguir, vamos ver cuidados básicos para aplicar a esses tecidos.
Como cuidar da roupa que não pode ser passada no dia a dia?
Já que os materiais acima fazem parte da relação de tecidos que não podem ser passados, como mantê-los lindos, conversados e sem amassados? Veja algumas dicas:
- em vez de pendurar em cabides, dê preferência para dobrar as peças mais delicadas, como lã, seda, cetim e malha, assim você evita que elas fiquem com marcas de cabide;
- siga sempre as instruções de lavagem dispostas na etiqueta da roupa, dessa forma você evita o desgaste e garante uma durabilidade maior da peça;
- evite lavar as peças em alta temperatura;
- guarde as roupas em local ventilado;
- na hora de secá-las, mantenha-as bem-esticadas no varal, mas sem o uso de pregadores – o ideal é deixar penduradas ao meio. Isso evita marcas e rugas;
- confira nossos truques de como desamassar roupas sem ferro!
Pronto! Gostou das dicas? Agora você já sabe quais tecidos que não podem ser passados e não corre mais o risco de arruinar alguma peça por um descuido! Confira também o nosso guia de como passar roupa e mantenha todas as suas peças em perfeito estado!
Até a próxima!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.