Mulher colocando roupas em uma máquina de lavar roupas. Só é possível ver suas mãos e a máquina é branca tem a porta redonda.

Sabão líquido, sabão em pó, sabão em barra. Versão com aroma acentuado, de coco ou sabão neutro. São muitas as opções de produtos para lavar roupa no mercado. E agora, qual escolher? 

De fato, com tanta diversidade, muita gente ainda tem dúvidas de qual deles usar para lavar cada tecido. 

Portanto, para que você não se perca mais nas prateleiras dos supermercados, vamos explicar como age cada tipo de sabão e dar dicas de cuidados na hora de lavar a roupa. Vem conferir! 

Qual o melhor para cada tipo de roupa/tecido?

Antes de mais nada, até mesmo de escolher entre sabão líquido ou em pó, sempre verifique as instruções na etiqueta da peça. Nem toda roupa pode ser lavada na máquina ou com temperaturas mais altas. Siga as indicações da etiqueta para evitar danos aos tecidos.

Dito isso, você sabia que existe um sabão para cada tipo de tecido? É isso mesmo! E para que as peças não sofram danos durante a lavagem, é essencial escolher o sabão certo. 

Veja quais são os mais populares e como usar cada um: 

Sabão em pó

É um dos tipos mais usados, pois consegue remover a sujeira da maioria das peças, como as feitas de algodão, jeans, viscose, linho, lã, seda e poliéster. 

A única recomendação é que você fique de olho na quantidade aplicada na máquina. Se houver exageros, podem aparecer pequenas manchas e alguns grãos fixados nas roupas. 

Sabão líquido

Assim como o sabão em pó, tem eficácia de limpeza em vários tipos de tecidos. 

Além disso, nos últimos anos se tornou o queridinho de quem cuida da casa, porque apresenta os mesmos resultados que o em pó, mas com algumas vantagens: 

  • é um pouco mais concentrado
  • menos abrasivo 
  • por conta da textura fluida, se mistura com facilidade nas roupas.

Sabão em barra

É indicado para lavar peças mais delicadas, ou seja, roupas de crochê, lã, com bordados, pedrarias, lantejoulas e estampas em alto relevo. 

Também é bastante recomendado para lavar lingerie e roupa de bebê e criança. Essas são peças que costumam ser lavadas à mão para evitar danos aos tecidos. 

E ainda dependendo da instrução na etiqueta, as peças de seda também devem ser lavadas com sabão em barra.  

Sabão neutro

É encontrado em todas as texturas (pó, líquido e barra), mas a grande diferença é que tem o pH mais próximo da pele. Além disso, o sabão neutro não tem fragrância e conta com menos corantes, diminuindo o risco de alergias e irritações. 

Esse tipo de sabão é indicado para lavagem de roupas de bebê e lingerie.

Ainda para ilustrar de maneira prática, criamos uma tabela que pode guiar suas lavagens de roupas daqui pra frente. Vale imprimir para colocar pertinho da máquina! 

Tipos de sabãoSabão em póSabão líquidoSabão em barraSabão neutro
BenefíciosLimpa profundamenteDilui mais rápido na lavagem Não danifica os tecidos Possui fórmula suave 
EconomiaRende menosRende maisRende mais 
RecomendaçãoRemoção de manchas Preservação da cor e qualidade do tecidoRoupas delicadasRoupas íntimas e de bebê 
“Antes de lavar qualquer peça, verifique as instruções na etiqueta”

Sabão líquido ou em pó: qual o melhor para usar na máquina?

Tanto o sabão em pó quanto o sabão líquido são indicados para lavar roupa na máquina. A única diferença é o modo como são diluídos na roupa, por conta da textura. 

O sabão em pó tem mais resistência para se misturar às roupas, enquanto o líquido faz a função sem dificuldades. Entretanto, ambos lavam a roupa com a mesma qualidade. 

Em casos raros, alguns modelos de máquina não recomendam ou não são compatíveis com sabão líquido. Por isso, antes de fazer a lavagem das roupas com o produto, verifique as instruções no manual ou entre em contato com o fabricante. 

Mulher jovem dobra roupas em casa. Ela está com uma expressão de satisfação e há um balde cheio de roupas à sua frente.
(iStock)

Além disso, independente do tipo de sabão escolhido, sempre respeite as orientações no rótulo da embalagem, como a quantidade ideal e modo correto de uso. 

Outro detalhe é seguir à risca o ciclo de lavagem para cada peça. Assim, suas roupas ficam limpas, cheirosas e conservadas. 

Como transformar outros tipos de sabão em sabão líquido?

Sabia que você pode fazer seu próprio sabão líquido em casa? Sim! Aliás, é uma ótima sugestão para quem quer economizar na hora de botar a roupa da família toda na máquina. 

Quer aprender? Anote o passo a passo da receita caseira: 

  1. Rale um sabão em barra e um sabonete no ralador médio;
  2. Acrescente 8 litros de água bem quente;
  3. Junte 100 gramas de sabão em pó e mexa até formar espuma;
  4. Misture 100 ml de vinagre de álcool e 100 g de bicarbonato de sódio;
  5. Mexa levemente mais um pouco e, depois que esfriar, passe tudo por uma peneira.
  6. Coloque em uma garrafa e já pode usar para lavar as roupas. 

Vale sempre ressaltar que receitas caseiras são populares, mas podem representar riscos e até danificar tecidos. Prefira produtos testados e certificados e respeite o modo de usar descrito nas embalagens. 

Desse modo, depois desse manual completo sobre sabão para lavar roupa é hora de pegar o cesto e começar os trabalhos. Roupas limpas, macias e cheirosas também dizem muito sobre como você cuida de si mesmo e da sua casa. E, vamos concordar: uma peça bem lavada faz toda a diferença, certo? 

Até a próxima! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.