lavar roupa na máquina

Poucas coisas são mais prazerosas do que, após um dia cansativo de trabalho ou estudo, chegar em casa, tomar um banho relaxante, colocar o pijama e se deitar em uma cama com lençóis novinhos e cheirosos. Mas por que lavar a roupa de cama e banho quando compramos? 

São muitas as razões para lavar a roupa de cama assim que a tirar da embalagem. Em meio à produção, transporte e venda, imagine quantas pessoas tocaram naquele produto até ele chegar até você! 

Pensando nisso, sua roupa de cama foi manipulada diversas vezes e, consequentemente, entrou em contato com bactérias e germes que podem colocar a sua saúde e a da sua família em risco. 

Sem falar que curtir uma noite de sono em uma roupa de cama lavadinha e com aquele cheirinho de limpeza é muito mais agradável, né? 

Por que devemos lavar as roupas novas antes de usar?

Se você ainda não se convenceu de que lavar roupa de cama e banho antes do primeiro uso não é apenas “frescura”, mas um cuidado essencial para a sua saúde, vamos te dar mais motivos para incluir esta prática na sua rotina:  

  • é bem comum que o processo de fabricação envolva o uso de produtos químicos. A lavagem é essencial para tirar esses possíveis resíduos que, em contato com a pele, podem causar alguma reação;
  • da fabricação, passando pelo transporte até o armazenamento nas lojas, as roupas de cama e banho ficam expostas (mesmo que embaladas, tá?) e sujeitas ao acúmulo de sujeiras, alérgenos e ácaros. Até você mesmo, ao tocar no produto na hora de comprar, já pode ser um veículo de germes e bactérias. A prevenção é sempre a melhor garantia;
  • ninguém merece deitar-se em uma roupa de cama com cheiro de guardado ou de produto químico. Só uma boa lavagem para garantir aquele desejável frescor que buscamos para descansar, além de deixá-la mais macia e com toque agradável.

Pode lavar roupa de cama e banho juntas?

Sabemos que muita gente, em busca de praticidade e economia, acaba misturando diferentes peças na hora da lavagem. Mas, o indicado é sempre separar suas peças por tipo, ou seja, roupas de cama separadas das toalhas de banho. 

Pode parecer exagero, mas esse tipo de cuidado colabora para que seu enxoval tenha uma vida útil mais longa. Isso porque separar materiais diferentes evita que a peça ganhe aquelas bolinhas indesejadas ou, até mesmo, manchas, além de não puxar os fios. 

Outro ponto importante para se atentar na hora da lavagem é o de nunca se esquecer de separar as peças brancas das coloridas! 

Como lavar edredons e cobertores mais pesados?

É super possível lavar roupas de cama mais pesadas em casa, desde que a sua máquina de lavar tenha capacidade para esses itens. 

Para evitar sobrecarregar o seu eletrodoméstico, a dica é lavar um item por vez. Além disso, programe a máquina para lavagem de peça delicada e prefira usar sabão líquido. Por fim, programe o modo enxágue duplo. 

Depois de lavada, pendure a peça no varal, deixando secar à sombra. 

E lembrete importante: antes de lavar qualquer peça na máquina, verifique se ela pode ser lavada dessa forma ou exige limpeza a seco. 

Atenção: o uso do ferro não é aconselhado, já que pode reduzir o volume do edredom ou colcha. Sempre dê uma checada nas etiquetas para se certificar as recomendações do fabricante.

etiqueta de instrução de como lavar a roupa
(Envato Elements)

Se sentir dificuldades, considere levar peças mais caras ou que exigem uma lavagem especial a uma lavanderia profissional. 

Quantas vezes devemos lavar a roupa de cama?

Não existe uma regra única para isso, tá? Vai depender de muitos fatores, como o clima, se você tem alguma alergia, e do seu gosto pessoal. Mas, em geral, recomenda-se que:

  • lençóis, fronhas e roupas de banho sejam lavados semanalmente;
  • cobertores e edredons: depende da frequência de uso e tipo de tecido. Podemos considerar cobertores a cada dois meses, em média, e edredons mais pesados duas vezes ao ano;
  • protetores de colchão: a cada três meses, em média.

Lembrando, de novo, que tudo vai depender da rotina da sua casa e das suas necessidades pessoais. 

O importante mesmo é garantir que suas peças estejam limpas e confortáveis, para, assim, te garantir uma boa noite de sono!

Gostou desse artigo sobre roupa de cama? Acompanhe o nosso site para aprender outras dicas que irão facilitar a sua rotina e deixar sua casa mais limpa, cheirosa e organizada!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.