Mulher coloca alvejante - ou tira mancha - no recipiente específico para o produto na máquina de lavar

Para quem gosta de roupas limpas e livres de manchas, o alvejante não pode faltar na hora da lavagem. Mas como esse produto funciona de fato? Como usar da forma correta e quais os cuidados tomar na hora de colocá-lo em contato com diferentes tonalidades de roupas? Confira o manual completo sobre o que é alvejante e tire essas e outras dúvidas.

O que é alvejante?

Líquido ou em pó, o nome alvejante é dado aos potentes produtos que têm como função a remoção de tintas, manchas ou sujeiras dos tecidos e fazem o processo conhecido como branqueamento.

A fórmula química pode variar a depender do produto, assim como a sua aplicação para diferentes tons de roupas. Nos próximos tópicos a gente explica com mais detalhes.

Qual a diferença entre água sanitária e alvejante?

Esta é uma dúvida muito comum. A água sanitária é, sim, um tipo de alvejante à base de cloro, no entanto, nem todos os alvejantes contam com cloro em suas composições. Saiba mais:

Tipos de alvejante

  • Alvejante à base de água oxigenada: esses são os mais versáteis e podem ser usados em roupas e tecidos de diferentes cores. São misturados diretamente no sabão em pó, mas também podem ser diluídos em água quente. Se a sua máquina de lavar roupas tiver a opção, é preciso que seja selecionado o ciclo de lavagem com temperatura elevada.
  • Alvejante à base de cloro: são os produtos tira manchas indicados para roupas brancas, eles ajudam a remover manchas mais difíceis e tiram o aspecto amarelado das peças. Não devem ser usados em tecidos coloridos e a sua aplicação não pode ser constante.
  • Água sanitária: a solução de hipoclorito de sódio, conhecida como água sanitária, é um cloro ativo poderoso. Ela é muito usada para desinfecção de pisos, cômodos da casa e até alimentos, podendo também ser usada em alguns tecidos, mas com muito cuidado, pois tem alto potencial alvejante. Roupas coloridas não podem passar nem perto desse produto e até mesmo os tecidos brancos não devem ser expostos diretamente a esse composto químico. A água sanitária é mais indicada para o uso em panos de chão, por exemplo. Por serem menos delicados, eles podem ficar de molho em uma mistura com água e um pouco de cloro antes de serem lavados.

E atenção! Confira sempre as instruções de uso no rótulo dos produtos antes de usar. Cuidado com reações alérgicas e nunca deixe que esses itens de limpeza entrem em contato direto com sua pele, olhos ou vias respiratórias.

Como usar alvejante nas roupas?

Agora que você já sabe o que é alvejante e os seus diferentes tipos, é hora de aprender como incluir esse produto no seu dia a dia, na lavagem de suas roupas. Os alvejantes têm diferentes formas de uso. Confira um passo a passo rápido de como aplicá-los em suas peças:

1. Respeite as instruções da etiqueta da roupa e do rótulo do alvejante

Tudo começa com as instruções. Assim como você está lendo este texto agora, o primeiro passo é analisar com bastante atenção as informações dispostas na etiqueta com as instruções de lavagem da sua peça e também nas embalagens dos produtos selecionados.

Na etiqueta, confira:

  • Se o alvejante pode ser aplicado diretamente: as roupas que podem ser lavadas com alvejante têm um triângulo vazio na etiqueta.
  • Se a lavagem deve ser feita apenas com alvejante sem cloro: nesse caso, o símbolo da etiqueta é um triângulo com dois traços dentro. Ou seja, o alvejante é permitido, mas apenas a versão sem cloro.
  • Se a lavagem pode ser feita com alvejante com cloro: um triângulo com a sigla “CL” dentro significa que o produto à base de cloro pode ser usado. Geralmente você irá encontrar esse tipo de aplicação para tecidos mais resistentes.
  • Se é proibido o uso de alvejante: quando a etiqueta da roupa tiver um triângulo com um “X” dentro dele significa que você terá que deixar o produto de lado para lavagem dessa peça, pois ela não pode entrar em contato com nenhum tipo de alvejante. Caso entre, pode ser danificada e acabar com manchas, alterações do tecido ou coloração.
símbolos relacionados ao uso ou não de alvejante nas roupas
(iStock)

Para saber mais sobre as etiquetas das roupas e não errar na hora da lavagem, confira nosso guia completo que deciframos todos os símbolos das etiquetas.

No rótulo, confira:

  • O produto é à base de cloro? Essa informação geralmente está bem aparente ou o produto traz a frase ‘sem cloro’ em local visível.
  • Para qual coloração aquele alvejante é indicado? Há produtos para roupas brancas e coloridas, respeite essa distinção.
  • O modo de uso: cuidado com a dosagem, a forma de preparo e a aplicação. Todas essas informações também estão nos rótulos dos produtos e devem ser seguidas com atenção para evitar manchas.

2. Opções de uso do alvejante

Os produtos tira manchas, que são os alvejantes, são comumente usados das seguintes formas:

  • Pré-tratamento: geralmente indicado para aquelas manchas mais persistentes e difíceis de retirar. Nesses casos, misture ¼ da medida com água morna e dilua bem. Depois, aplique diretamente sobre a mancha e deixe agir por dez minutos, mas cuidado para não deixar o produto secar sobre a área afetada – ele deve ser lavado com sabão antes de secar completamente.
  • Molho para clareamento ou remoção de manchas: se o intuito for o clareamento total da peça ou apenas a remoção de manchas moderadas, o molho pode ser uma boa opção. Para isso, dissolva cerca de meia medida do seu tira manchas em quatro litros de água morna e deixe a roupa submersa na mistura por alguns minutos antes de levar para lavagem tradicional.

Quando não usar alvejante?

O uso do alvejante deve ser descartado em todas as roupas em que ele não é indicado, de acordo com a etiqueta, ou se você perceber algum tipo de alteração no tecido. 

Esse produto também é usado por algumas pessoas para limpeza de ambientes e objetos, no entanto, nunca deve ser misturado com outras soluções que contenham enzimas ou aplicados diretamente sobre metal ou peças metálicas. 

Para evitar problemas, faça o uso respeitando sempre as instruções do rótulo e dilua na quantidade indicada de água, o que pode variar, de acordo com a marca e tipo de produto escolhido.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.