Lavanderia de uma casa com uma máquina de lavar roupas com abertura frontal

Você pretende comprar ou trocar sua lavadora de roupas? Então, antes de escolher o eletrodoméstico ideal para sua casa – seja lavadora frontal ou superior – vamos te ajudar a avaliar o melhor modelo de acordo com suas necessidades. 

Além disso, quando falamos em como escolher uma máquina de lavar, precisamos levar alguns fatores importantes em conta, afinal, esse será um bom investimento e precisa cumprir muito bem sua função básica: deixar as roupas limpas.

Não se preocupe! Abaixo, explicamos as vantagens e desvantagens da máquina de lavar com abertura frontal e da máquina de lavar e secar com abertura superior. Assim, facilitamos a sua tomada de decisão e você ficará satisfeito por um bom tempo. 

Máquina de lavar com abertura frontal

homem colocando roupas na máquina de lavar
(iStock)

Muito popular em outros países, a máquina de lavar com abertura frontal chegou há alguns anos no Brasil. O modelo é indicado para quem tem um pouco mais de espaço no ambiente, já que a porta abre para o lado de fora. 

Se você deseja economizar água, vale a pena ressaltar que essa versão gasta 50% menos de água em comparação a modelos de abertura superior porque não enche o tambor por inteiro nas lavagens. Com isso, é considerada bastante econômica e sustentável.  

Máquina de lavar e secar com abertura superior

mulher colocando sabão na máquina de lavar
(iStock)

Por conta do seu sistema de agitação, na parte central, a máquina de lavar e secar com abertura superior proporciona mais atrito entre as roupas. O resultado é uma lavagem mais potente, tirando sujeiras, manchas e odor ruim com mais eficácia. 

Durante o processo de lavagem, centrifugação e secagem, você consegue abrir a tampa sem que a água caia no chão, como aconteceria na versão com abertura frontal. 

Com tudo, o modelo de máquina de lavar e secar com abertura superior consome mais água porque você precisa enchê-la até o topo antes dela começar a funcionar. O processo de secagem, apesar de prático, também gasta bastante energia.

Qual lavadora tem maior capacidade?

Ainda está em dúvida sobre lavadora frontal ou superior? Em ambos os modelos é possível encontrar eletrodomésticos menores e maiores, com capacidade de até 18 kg. 

Por outro lado, se você procura uma máquina de lavar e secar com abertura superior, saiba que a maioria dos modelos à venda comporta 12 kg. Porém, na hora da secagem, a recomendação é colocar três quilos a menos de roupa. 

Ah, lembrando que a faixa de preço tende a aumentar conforme a quantidade de roupas que a máquina comporta.  

O que vale mais a pena: lavadora ou máquina lava-e-seca? 

Agora que você já está por dentro das principais características de cada tipo de máquina, seja uma lavadora frontal ou superior, apontamos as vantagens e desvantagens da máquina de lavar tradicional e da máquina lava-e-seca.

Máquina de lavar tradicional  

lavanderia
(iStock)

O modelo tradicional lava e centrifuga as roupas. Há diversos ciclos de lavagens, de roupas delicadas a pesadas, e algumas que contam com ciclos especiais, como para a lavagem de tênis. Entretanto, em todos os casos, será preciso pendurar as roupas no varal para secar após o processo de lavagem. 

Quando se tem uma máquina de lavar tradicional, é possível usar toda a capacidade do aparelho em todo o processo – na lava e seca, o limite para o processo de secagem é bem menor que o da lavagem. 

Você ainda pode optar por um modelo de abertura superior ou pela máquina com abertura frontal, dependendo do seu espaço e expectativas em relação ao eletrodoméstico, como já detalhamos acima. 

Um detalhe essencial que deve ser considerado antes de fazer o investimento é a posição de uso. Na versão com abertura na parte de cima, a pessoa fica em pé para colocar e retirar as roupas. Já na outra será preciso agachar para acessar o tambor. 

Máquina de lavar e secar

homem tirando roupas na máquina de lavar
(iStock)

De fato, a máquina de lavar e secar faz duas funções, basta apertar um botão. Essa é uma grande vantagem para quem busca praticidade na hora de lavar as roupas, pois não é necessário tirar as peças da máquina e estender uma a uma no varal. Tudo já sai limpo e seco, pronto para ser passado e guardado. 

Veja outras vantagens: 

  • todos os modelos de lava-e-seca vêm com uma grande quantidade de recursos, programas e funções, como lavar roupas de algodão, roupas de bebê, sanitização e desodorização, além de oferecer um ciclo mais rápido e econômico;
  • esse modelo é ideal para quem mora em casas ou apartamentos pequenos, onde, muitas vezes, não há espaço para instalação de um varal;
  • a lava-e-seca pode ser uma ajuda e tanto para lavar e secar peças grandes, como cobertores, lençóis e edredons. 

Embora tenha muitos pontos positivos, uma das desvantagens é o alto consumo de energia elétrica porque faz um ciclo de lavagem e outro de secagem. 

Esperamos que, ao esclarecer esses detalhes, o Cada Casa Um Caso tenha ajudado você a escolher entre a lavadora frontal ou superior e também entre o modelo tradicional e o que lava e seca. Afinal, nada melhor do que investir em eletrodomésticos que nos ajudam a descomplicar a rotina de limpeza. 

E, se você quer manter suas peças sempre limpas, cheirosas e macias, saiba tudo sobre como lavar roupa na máquina e até truques para facilitar o dia a dia e ser mais sustentável na hora de usar sua lavadora.

Mora em um espaço menor e precisa integrar os ambientes? Veja dicas e inspirações de banheiro com lavanderia e cozinha com lavanderia para deixar sua casa funcional e organizada. 

Até a próxima e boa lavagem de roupa por aí! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.