mãos de mulher seguram etiqueta de roupa com símbolos de instruções de lavagem

Com certeza, na hora de escolher um look perfeito, ninguém se importa muito com os detalhes da etiqueta de roupa. Mas na hora de lavar e secar, são essas instruções que irão definir a durabilidade das suas peças e como elas irão se desgastar (ou não) com o passar do tempo. 

Pensando nisso, trouxemos instruções e dicas importantes para que você cuide bem das suas roupas. Nada de roupa desbotada, manchada ou desgastada porque não seguiu direito as instruções da etiqueta, hein! 

O que os símbolos na etiqueta de roupa significam?

A maior parte dos símbolos são de fácil compreensão e podem ser entendidos até mesmo por aqueles que não são lá grandes entusiastas nas lavagens de roupas, como o de lavagem à mão, que literalmente mostra uma mão dentro de um recipiente com água.

Mas você sabe o que significa o quadrinho com um círculo dentro? Ou um desenho que parece um balde com um pouco de água? Veja a “tradução” de símbolos que indicam como lavar e secar as roupas no infográfico abaixo:

(Arte/Cada Casa é um Caso)

O que fazer e o que não fazer com suas roupas

Separar as peças de roupa por cor antes de colocar na máquina de lavar – se a etiqueta indicar que aquela peça pode ser lavada na máquina, claro – é um bom começo, mas os cuidados com as peças vão muito além disso. E aí entender o que diz a etiqueta vai indicar o que fazer e o que evitar em cada caso. 

Entre os mais comumente encontrados e que podem trazer problemas sérios se ignorados, estão:

símbolo de lavagem a secoLavagem a seco: esse símbolo, com um ‘x’ no recipiente de água, indica que não se deve usar água, tampouco a peça pode ser colocada na máquina de lavar. O ideal é usar um pano úmido ou produtos indicados e fazer a lavagem a seco.
Temperatura da água permitida na lavagemTemperatura da água: os números que aparecem dentro de desenhos de um recipiente com água representam a temperatura máxima na qual as roupas podem ser lavadas. São úteis para máquinas de lavar roupa com essa função. A temperatura varia de 30º até 95º. Os pontos começam em um (30º) e vão até seis (95º) em sequência horizontal, cada ponto representa 10º.
permitido uso de alvejanteAlvejante: errar aqui pode significar dar adeus a sua roupa predileta, então vamos lá: um triângulo significa que é permitido o uso de alvejante, um triângulo com a sigla CL, quer dizer que é permitido o uso de alvejante com cloro e o triângulo tachado, indica que o uso de alvejante não é indicado. Ignorar essa informação pode resultar em roupas desbotadas e manchadas.
símbolo indica que a lavagem deve ser manualLavagem à mão: o símbolo padrão da lavagem, aquele do recipiente com água, com as mãos dentro indica que o item pode ser lavado com o uso de água, porém, apenas de forma manual. Ou seja, nada de cair na tentação de colocar essa peça na máquina de lavar ou ela pode sair de lá limpa, mas danificada.
símbolo indica que não deve ser usado ferro de passarFerro de passar: se a etiqueta tiver o desenho de um ferro de passar com um x, esqueça o utensílio! Isso significa que a peça não pode ser passada. Entretanto, algumas etiquetas podem conter o desenho do ferro acompanhado por uns pontinhos. Eles indicam a temperatura do ferro – a mesma lógica da temperatura da máquina de lavar. Um ponto significa temperatura mínima, dois pontos média e três máxima.
(imagens iStock)

Gostou das dicas? Leve elas com você e com suas roupas antes de apertar os botões e colocar suas peças na máquina de lavar.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.