Uma pessoa está misturando alvejante em pó ao sabão em pó na máquina de lavar.

Você sabe como usar alvejante sem cloro – conhecido também como alvejante para roupa colorida – na lavagem das roupas? Ele é um excelente aliado para remover manchas, sujeiras e odores mais persistentes, além de manter a cor e a qualidade das peças. 

Porém, mesmo que muitas pessoas conheçam o produto, algumas ainda têm receio por não saberem quando e como usá-lo, qual é a função do alvejante de roupa no dia a dia e os benefícios para os tecidos.

Vamos te ajudar respondendo todas essas perguntas. Venha com a gente!

O que significa um alvejante sem cloro?

Primeiramente, que tal entender o significado por trás do nome do alvejante de roupa? Ele vem do verbo “alvejar” e quer dizer que é feito para deixar algo mais limpo ou mais branco. No caso da lavagem de roupas, é associado à remoção de manchas que não são eliminadas apenas com água e sabão. 

Menos abrasivo do que a versão com cloro, o alvejante sem cloro libera partículas de água oxigenada nas roupas. São elas as responsáveis pela remoção eficaz das manchas. Com isso, o produto conserva o tecido, mantém a cor das peças mais vivas e deixa as roupas limpas e sem odores. 

O produto pode ser encontrado tanto na forma líquida quanto em pó. Por isso, você pode optar pela versão mais prática para a sua rotina de cuidados com as roupas. Basta seguir as recomendações de quantidade e modo de uso contidas no rótulo para que as peças sejam limpas com eficácia.

Uma mulher está lavando uma peça de roupa rosa em uma bacia.
(iStock)

Quando usar um alvejante com cloro e um sem cloro?

A principal função do alvejante sem cloro é tirar as manchas que costumam ficar

A principal função do alvejante sem cloro é tirar as manchas que costumam ficar impregnadas nas roupas coloridas, mantendo a cor e qualidade original dos tecidos. 
Usando o alvejante sem cloro em roupas coloridas, você consegue remover sem esforços qualquer tipo de mancha como: marcas de gordura, resíduos de desodorantes, respingos de café, dendê, açaí, sorvete ou vinho, entre outras.

Como usar alvejante sem cloro?

Em uma bacia, faça uma mistura de uma tampinha de alvejante para roupa colorida para cada litro de água. Deixe as peças coloridas de molho e espere agir por cerca de 15 minutos. Em seguida, enxágue as roupas em água corrente, torça bem e coloque na máquina para lavar normalmente. 

Outra forma de usá-lo é incluí-lo diretamente na lavagem, junto com sabão em pó ou líquido e amaciante. Para isso, verifique se há um compartimento específico na sua máquina onde você deve acrescentar o produto.

alvejante para lavar roupa à mao
(iStock)

4 cuidados específicos na hora de usar alvejante de roupa sem cloro

Para que você saiba exatamente como usar alvejante para roupa colorida da melhor forma, evitar danos à pele e às suas peças preferidas, separamos quatro cuidados específicos que devem ser seguidos!

1. Use luvas de limpeza

O primeiro cuidado que você deve ter ao fazer uso do alvejante sem cloro é colocar luvas de limpeza para se proteger de possíveis irritações. Aliás, use luvas sempre que for usar qualquer produto para limpar a casa. 

2. Não misture alvejante com outros produtos

Outro ponto importante é evitar misturar o alvejante de roupa com algum produto de limpeza, pois isso pode acabar danificando o tecido, causando manchas mais profundas e definitivas, e ainda trazer riscos para a saúde. Ou seja, as peças devem ficar de molho em água e alvejante sem cloro, sem adição de novas químicas.  

3. Não use alvejante para lavar tecidos delicados 

Não é recomendado usar qualquer tipo de alvejante na lavagem de tecidos mais delicados, como lã, seda, viscose, crochê, tricô e peças com pedrarias. A alternativa nestes casos seria o uso de um produto tira-manchas, por exemplo. 

De qualquer modo, sempre leia a etiqueta das roupas para saber exatamente como lavar cada peça da maneira correta. Também confira o modo de uso do produto para verificar a quantidade recomendada e outras informações. 

4. Seque as roupas na sombra

Embora o alvejante sem cloro tenha uma formulação mais suave, é recomendado que, depois da lavagem, você coloque as roupas para secar na sombra e em local arejado. A luz do sol intensa pode provocar novas manchas indesejadas nas peças e ainda danificar o tecido. 

Qual a diferença de utilização do produto ao optar por um alvejante com cloro?

Diferentemente do alvejante para roupa colorida, o alvejante com cloro é feito exclusivamente para lavar roupas brancas, deixando-as ainda mais claras, sem resíduos de sujeiras e livre de odores desagradáveis. 

Além de remover as sujeiras e manchas mais persistentes dos tecidos, o alvejante com cloro ainda é um ótimo aliado na limpeza da casa, principalmente do banheiro, pois consegue eliminar germes e bactérias de forma rápida e prática. 

Como usar alvejante com cloro?

Para suas roupas brancas, faça uma mistura de 5 litros de água e 50 ml de alvejante com cloro. Coloque as roupas brancas de molho e espere agir por 30 minutos.

Depois de 15 minutos, esfregue as peças delicadamente para ajudar na remoção de manchas. Enxágue bem e torça cada peça. Finalize colocando as roupas na máquina de lavar com sabão e amaciante e seque-as na sombra. 

Por fim, vale ressaltar novamente: sempre leia o modo de uso na embalagem do produto. Isso é o mais importante para que suas peças sejam lavadas da maneira correta e se conservem por muito tempo! 

lavagem de roupa branca à mão
(iStock)

Cuidados no manuseio do alvejante com cloro

Com o intuito de evitar acidentes domésticos, é preciso adotar alguns cuidados ao usar alvejante com cloro. Por isso, antes de manusear qualquer produto que contenha cloro na composição, use luvas próprias para evitar alergias nas mãos.  

Precisa remover manchas de outros tecidos da casa? Saiba como lavar toalhas de banho e como lavar roupa de cama para manter as peças limpas, macias e cheirosas por mais tempo.

Aprenda também formas práticas de como tirar cheiro de suor da roupa e eliminar de vez aquele cheirinho desegradável que costuma fixar nas peças no fim do dia. Tudo isso você encontra aqui no Casa Casa Um Caso

Viu só como é simples eliminar qualquer mancha das roupas com alvejante sem cloro? Nada como abrir os armários e encontrar roupas limpinhas, prontas para serem usadas. Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.