Uma pessoa está misturando alvejante em pó ao sabão em pó na máquina de lavar.

Você sabe como usar alvejante sem cloro na lavagem das roupas? Ele é um excelente aliado para remover manchas, sujeiras e odores mais persistentes, além de manter a cor e a qualidade das peças. 

Porém, mesmo que muitas pessoas conheçam o produto, algumas ainda têm receio por não saberem quando e como usar alvejante sem cloro, qual é a função dele no dia a dia e os benefícios para as roupas. 

Vamos te ajudar respondendo todas essas perguntas. Venha com a gente! 

O que significa um alvejante sem cloro?

Primeiramente, que tal entender o significado por trás do nome do alvejante? Ele vem do verbo “alvejar” e quer dizer que é feito para deixar algo mais limpo ou mais branco. No caso da lavagem de roupas, é associado à remoção de manchas que não são eliminadas apenas com água e sabão. 

Menos abrasivo do que a versão com cloro, o alvejante sem cloro libera partículas de água oxigenada nas roupas. São elas as responsáveis pela remoção eficaz das manchas. Com isso, o produto conserva o tecido, mantém a cor das peças mais vivas e deixa as roupas limpas e sem odores. 

O produto pode ser encontrado tanto na forma líquida quanto em pó. Por isso, você pode optar pela versão mais prática para a sua rotina de cuidados com as roupas. Basta seguir as recomendações de quantidade e modo de uso contidas no rótulo para que as peças sejam limpas com eficácia. 

Quando usar um alvejante com cloro e um sem cloro?

A principal função do alvejante sem cloro é tirar as manchas que costumam ficar impregnadas nas roupas coloridas, diferente do alvejante com cloro, que é feito exclusivamente para lavar roupas brancas, deixando-as ainda mais claras e sem resíduos de sujeiras.  

Usando o alvejante sem cloro em roupas coloridas, você consegue remover sem esforços qualquer tipo de mancha como: marcas de gordura, resíduos de desodorantes, respingos de café ou vinho, entre outras. 

Mais uma diferença entre as duas versões é que o alvejante com cloro ainda é um ótimo aliado na limpeza da casa, principalmente do banheiro. É um produto que consegue eliminar germes e bactérias de forma rápida e prática. 

Como usar cada tipo de alvejante?

Antes de tudo, recomendamos que você leia as instruções do rótulo para saber a quantidade exata da aplicação. É importante não exagerar para não causar danos às peças. Exageros também podem comprometer o resultado. 

Uma mulher está lavando uma peça de roupa rosa em uma bacia.
(iStock)

Agora sim, saiba como usar alvejante sem cloro e com cloro: 

Alvejante sem cloro

Em uma bacia, faça uma mistura de uma tampinha para cada litro de água. Deixe as peças coloridas de molho e espere agir por cerca de 15 minutos. Em seguida, enxágue as roupas em água corrente, torça bem e coloque na máquina para lavar normalmente. 

Outra forma de usá-lo é incluir diretamente na lavagem, junto com sabão em pó ou líquido e amaciante. Para isso, verifique se há um compartimento específico na sua máquina onde você deve acrescentar o produto.

Alvejante com cloro

Para suas roupas brancas, faça uma mistura de 5 litros de água e 50 ml de alvejante com cloro. Coloque as peças de molho e espere agir por 30 minutos.

Depois de 15 minutos, esfregue as peças delicadamente para ajudar na remoção de manchas. Enxágue bem e torça cada peça. Finalize, colocando as roupas na máquina de lavar com sabão e amaciante e seque-as na sombra. 

Quais os cuidados ao usar alvejante?

O primeiro cuidado que você deve ter ao fazer uso alvejante sem cloro é colocar luvas para se proteger de possíveis alergias e irritações, Aliás, use luvas sempre que for aplicar qualquer produto para limpar a casa. 

Embora o alvejante sem cloro tenha uma formulação mais suave, é recomendado que, depois da lavagem, você coloque as roupas para secar na sombra e em local arejado. A luz do sol intensa pode provocar novas manchas indesejadas nas peças e ainda danificar o tecido. 

Outra situação a ser evitada é misturar o alvejante com algum produto de limpeza, pois isso pode acabar danificando o tecido, causando manchas mais profundas e definitivas, e ainda trazer riscos para a saúde. Ou seja, as peças devem ficar de molho em água e alvejante sem cloro, sem adição de novas químicas.  

Para finalizar os cuidados, evite usar qualquer tipo de alvejante na lavagem de tecidos mais delicados, como lã, seda, viscose, crochê, tricô e peças com pedrarias. De qualquer modo, sempre leia a etiqueta das roupas para saber exatamente como lavar cada peça da maneira correta.  

Precisa remover manchas de outros tecidos da casa? Saiba como lavar toalhas de banho e como lavar roupa de cama para manter as peças limpas, macias e cheirosas por mais tempo.

Ensinamos também formas práticas de como tirar cheiro de suor da roupa e como lavar calcinha do jeito certo em poucos passos e com produtos do dia a dia. 

Viu só como é simples eliminar qualquer mancha das roupas com alvejante sem cloro? Nada como abrir os armários e se deparar com roupas limpinhas, prontas para serem usadas. Até a próxima! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.