Um copo com suco de uva sobre a mesa. Atrás, há uma cesta com uvas roxas. A cena se passe em um ambiente com iluminação natural.

Derramou suco de uva na roupa? Ah, não! À primeira vista, a sujeira pode parecer impossível de sair, já que o pigmento da bebida costuma se espalhar por todo o tecido. Mas saiba que existem alguns truques bem fáceis de como tirar mancha de suco de uva que ajudam a limpar sua peça preferida. 

Então, se você precisa remover essas manchas roxas ou avermelhadas gigantescas, não se preocupe. É só aplicar nossas dicas infalíveis de como tirar mancha de suco de uva da roupa, da toalha de mesa e do estofado!

Como tirar mancha de suco de uva de roupas brancas?

Qualquer sujeira que caia em uma peça clara já dá um arrepio. Mas é possível recuperar a brancura de suas camisetas, toalhas e mais. Veja o passo a passo detalhado de como tirar mancha de suco de uva da roupa branca: 

  1. Assim que a bebida cair na roupa, pegue um papel-toalha e coloque em cima da área manchada. Embora seja simples, essa tática é bastante eficiente para absorver o pigmento do suco de uva, além de facilitar as próximas etapas de limpeza. 
  2. Em seguida, lave a mancha em água corrente para tirar o máximo de pigmento que conseguir. Só a força da água que bate no tecido já é capaz de remover boa parte da sujeira. Esse truque, porém, só funciona se você lavar a peça imediatamente após o acidente. 
  3. Coloque um pouco de vinagre branco em cima da mancha para agilizar a remoção da marca roxa e deixe agir por 15 minutos. A acidez do produto é eficaz na limpeza, remove o cheiro e deixa a peça mais macia e livre de germes e bactérias. 
  4. Esfregue a peça com um pouco de detergente neutro e, logo depois, coloque para lavar na máquina com sabão neutro, amaciante e, para potencializar a remoção do suco de uva, adicione à lavagem um tira-manchas com cloro. 
  5. Depois de completar o ciclo de lavagem, é importante estender a peça em um local arejado e com sombra, pois o sol forte pode causar novas manchas no tecido. 

Para mais dicas sobre como lavar roupa branca, reveja nosso artigo. Lá ensinamos desde o básico a como se livrar do encardido!

Como tirar mancha de suco de uva de roupas coloridas? 

Se o acidente aconteceu com alguma peça colorida, fique atento a essas dicas e aprenda como tirar mancha de suco de uva nesse caso:

  1. Remova o excesso da sujeira com um papel-toalha. É só colocar o papel em cima da mancha e, aos poucos, o pigmento será absorvido.
  2. Faça uma mistura de água fria, sabão neutro (líquido ou em pó) e um produto tira-manchas sem cloro.
  3. Coloque a peça colorida de molho na solução e espere cerca de 20 minutos.
  4. Remova o excesso de sabão da peça em água corrente e torça bem.
  5. Coloque a peça na máquina de lavar e acrescente sabão neutro e amaciante.
  6. Deixe secar em local com sombra.
  7. Se necessário, repita o processo para a remoção completa da mancha. 

Toalha de mesa manchada de suco de uva

Uvas roxas sobre a mesa que está com uma toalha branca.
(iStock)

Quer aprender como tirar mancha de suco de uva da toalha de mesa? Acompanhe o passo a passo abaixo e recupere a limpeza do tecido: 

  1. Mais uma vez, coloque um papel-toalha em cima da mancha para absorver o excesso do pigmento.
  2. Em um recipiente, faça uma mistura com partes iguais de detergente neutro e água oxigenada. 
  3. Deixe a toalha de mesa de molho na solução por 20 minutos.
  4. Retire os produtos do tecido na água corrente e torça a toalha.
  5. Coloque na máquina de lavar com sabão, amaciante e tira-manchas.
  6. Deixe a peça secar na sombra. 

E se a mancha for no sofá ou no estofado da cadeira?

De fato, saber como tirar mancha de suco de uva de estofado é um grande desafio, pois quando o pigmento cai no sofá ou na cadeira, bate aquele susto. Mas não se desespere, porque o processo é bem fácil. 

Veja como tirar mancha de suco de uva nesses momentos:

  1. Pressione um papel-toalha em cima da mancha para remover os resíduos do suco de uva.
  2. Umedeça um pano limpo em água e sabão neutro e aplique na mancha, fazendo movimentos suaves e circulares.
  3. Em seguida, passe outro pano limpo e seco para remover o sabão do estofado.
  4. Deixe secar bem antes de sentar-se no estofado novamente. 

Agora que você já aprendeu como tirar mancha de suco de uva das roupas, toalhas de mesa e estofados, é hora de aplicar nossas dicas e nunca mais tomar sustos enquanto consome a bebida. 

Mas além do suco de uva, outros alimentos podem manchar os tecidos. Por isso, veja formas simples de como tirar mancha de banana da roupa, como eliminar mancha de vinho e ainda como acabar com resquícios de molho de tomate e molho shoyu para conservar suas peças limpas por muito mais tempo. 

Lembre-se de usar produtos certificados e testados para remover as manchas. Receitas caseiras são populares, mas podem resultar em danos aos tecidos e riscos para sua saúde. 

Por aqui, nosso objetivo é deixar sua rotina de tarefas domésticas muito mais fácil, leve e descomplicada. Até o próximo artigo! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.