Mancha de sangue em um colchão branco

Basta um corte ao se barbear, um machucado fazendo receitas na cozinha, um joelho ralado do filho, a menstruação e até ter animais fêmeas no cio em casa. Tudo isso pode resultar em manchas de sangue em roupas, sofá, colchão e outros tecidos.

Ao ver uma roupa ou uma toalha manchada de sangue logo vem a preocupação daquela mancha nunca mais sair, não é? Isso porque o pigmento presente no sangue é de cor e odor fortes e, realmente, se não for limpo na hora pode secar e sua remoção fica bem mais difícil, mas não impossível.

Então, como tirar mancha de sangue de tecidos? Veja dicas de produtos e itens que você provavelmente tem em casa que vão ajudar a acabar com essas marcas.

Dicas caseiras para tirar mancha de sangue de tecidos

A primeira coisa é tentar limpar a mancha de sangue o quanto antes. E dois erros bem comuns nessa hora são jogar água quente ou colocar direto para lavar na máquina. Essas duas medidas são ineficazes e podem fazer a mancha se expandir pelo tecido.

Pessoa tenta remover mancha de sangue de tecido branco usando produtos de limpeza em um borrifador e uma escova
(iStock)

Saiba o funciona contra essa manchas:

1. Água fria para tirar mancha de sangue da roupa

Coloque a roupa de molho na água fria o mais rápido possível. Deixe a peça mergulhada por mais ou menos 10 minutos. A água fria facilita a remoção da mancha porque consegue amolecer o sangue.

2. Use sal e sabão neutro para mancha mais persistente

Se você tentou a primeira dica e não deu certo, tire a roupa da água fria, jogue na mancha um pouco de sal e espere 20 minutos. Esfregue o sangue com sabão neutro e passe na água limpa para enxaguar.

3. Água fria e detergente para tirar mancha de sangue do colchão

Essa dica ajuda até a remover a mancha de sangue que já está seca, pois o detergente é bastante poderoso para eliminar o sangue.

Em um recipiente, junte 2 xícaras de água fria e uma colher de detergente. Umedeça um pano branco limpo na mistura e esfregue a mancha de sangue. Se não funcionar, repita o procedimento.

4. Água fria e sabão de coco para tirar mancha de sangue do sofá

Usado para inúmeras limpezas no dia a dia em casa, o sabão de coco também faz parte dos ingredientes que ajudam na remoção do sangue. Além disso, tem uma fórmula suave que evita danos ao tecido do sofá.

Umedeça o sabão na água fria e esfregue diretamente sobre a mancha. Deixe agir por 10 minutos e remova o produto com um pano branco úmido. Espere secar para, depois, voltar a sentar no sofá.

Outros produtos que ajudam a tirar mancha de sangue

Hoje, a remoção de sangue e de outras manchas em tecidos ficou bem mais prática porque há uma variedade de produtos específicos e que ainda economizam tempo e esforço.

Você pode, por exemplo, usar um tira mancha. O produto traz uma formulação capaz de remover todos os tipos de manchas rapidamente sem danificar a estrutura dos tecidos.

Outra ideia é apostar no alvejante. Trata-se de um dos itens mais populares para tirar manchas de roupas porque age diretamente na sujeira e ainda tem a função de desinfetar as peças. Verifique a orientação na etiqueta da roupa antes de usá-lo para evitar possíveis danos.

Com todo esses truques, você nunca mais vai passar perrengue na hora de remover mancha de sangue dos tecidos. Ah, e não esqueça de manter a casa bem limpinha para evitar o acúmulo de germes e bactérias. Afinal, seu lar merece o melhor cuidado!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.