menina comendo manga

É difícil encontrar alguém que não goste de manga. Porém, qualquer deslize ao comer a fruta pode provocar um acidente terrível na roupa, ainda mais se você estiver usando uma peça branca! Nesse momento, é preciso saber como tirar mancha de manga da roupa para eliminar de vez qualquer resquício amarelado do tecido. 

Antes de mais nada, a dica mais importante para remover a mancha de manga e evitar que ela fique impregnada na roupa é aplicar o famoso ditado “sujou, limpou”, ou seja, assim que a manga cair na roupa, limpe o mais rápido possível. 

Então, agora que você já sabe que manga mancha, sim, veja o passo a passo de como tirar nódoas de manga da roupa e indicação de produto para tirar mancha. Assim, se acontecer novamente, você saberá resolver o problema!  

O que usar para tirar mancha de manga da roupa?

Para começar a tarefa de eliminar as manchas de manga e outras frutas amarelas, vale entender quais produtos são bem-vindos por aqui. Selecionamos alguns deles para que você use apenas o necessário, evitando gastos extras ou itens que podem causar danos ao tecido. 

Anote aí o que usar para colocar em prática as dicas de como tirar mancha de manga da roupa:

  • bacia grande ou balde;
  • detergente neutro;
  • vinagre branco;
  • sabão de coco; 
  • alvejante sem cloro;
  • alvejante com cloro;
  • sabão em pó ou líquido;
  • amaciante.

Passo a passo para tirar mancha de manga da roupa

camiseta branca manchada com manga
(iStock)

À primeira vista, a mancha pode parecer impossível de sair da roupa. Mas, se você conseguir limpá-la da maneira correta e, principalmente, seguir o nosso passo a passo à risca, consegue remover a sujeira deixada pela fruta em minutos. É hora de aprender como tirar mancha de manga da roupa! 

1.Deixe de molho

  1. Em um recipiente, misture água quente e um pouco de detergente neutro.
  2. Deixe a peça de molho na solução por 15 minutos.
  3. Depois, esfregue a área suja com delicadeza.
  4. Lave em água corrente para remover o sabão e torça bem.

2. Potencialize a remoção da mancha

  1. Para potencializar a limpeza, coloque a peça de molho em água e vinagre branco.
  2. Espere cerca de 15 minutos e esfregue a mancha novamente.
  3. Passe a roupa pela água corrente e remova o excesso de líquido.

3. Lave a peça

Seguindo com o passo a passo de como tirar mancha de manga da roupa, é momento da lavagem em si. Ela pode ser feita tanto na máquina quanto manualmente.

  • Lavagem na máquina: depois de seguir os primeiros passos, coloque a peça na máquina de lavar e deposite sabão, amaciante e alvejante nos compartimentos corretos. Selecione o ciclo desejado e, para finalizar, estenda a roupa lavada na sombra e em local arejado para evitar novas manchas. 
  • Lavagem à mão: se preferir esse método, pule o passo a passo acima e siga estas dicas! Coloque a peça de molho em água e alvejante (com cloro para roupas brancas e sem cloro para roupas coloridas). Espere 15 minutos e esfregue a mancha com cuidado. Em seguida, lave a peça com água e sabão, torça bem e coloque para secar na sombra. 

Há diferença na hora de tirar a mancha da roupa colorida e da roupa branca?

mãe e filho comem manga
(iStock)

Na hora de saber como tirar nódoas de manga da roupa, uma das dúvidas que podem surgir é se há diferença entre a limpeza da roupa colorida e da branca. Aliás, um dos erros mais recorrentes durante a lavagem de roupas é o uso de produtos inadequados e que acabam provocando manchas definitivas nos tecidos. 

Para roupas coloridas, o indicado é sempre usar um alvejante sem cloro para evitar danos à coloração da roupa. Ele é feito exclusivamente para remover manchas mais resistentes das roupas, preservando o corante original dos tecidos. 

Já no caso das roupas brancas, o mais indicado é adicionar à lavagem um alvejante com cloro que, além de remover totalmente qualquer sujeira ou mancha profunda, conserva a cor original dos tecidos e ainda deixa as roupas muito mais brancas, evitando que fiquem amareladas e encardidas.

Roupa de bebê x roupa de adulto

Ainda que você queira economizar tempo e colocar roupas de bebê na mesma lavagem das roupas de adulto, o recomendado é sempre separá-las. As roupas de bebê costumam ser feitas de tecidos mais delicados que podem, facilmente, sofrer danos durante o ciclo de lavagem na máquina. 

Se mesmo assim você optar pela lavagem das peças do bebê na máquina, não esqueça de selecionar o ciclo para roupas delicadas e prefira usar produtos específicos a fim de evitar alergias e irritações na pele do seu filho. 

Saiba como tirar mancha de manga da roupa de bebê: 

  1. Coloque a peça debaixo de água corrente para remover o excesso da sujeira.
  2. Passe sabão de coco diretamente na mancha e esfregue com bastante cuidado.
  3. Retire o sabão da roupinha em água corrente e torça bem.
  4. Estenda na sombra para preservar a qualidade e a coloração da peça.

Como tirar manchas de outras frutas amarelas da roupa?

Com certeza, você já foi vítima de manchas de outras frutas amarelas, certo? O jeito mais fácil é aplicar um alvejante (sem cloro para peças coloridas e com cloro para peças brancas) sobre a mancha e esperar alguns minutos.

  1. Em um balde ou bacia, misture o alvejante com água fria.
  2. Esfregue a mancha com uma escova de limpeza macia.
  3. Passe em água corrente e torça bem.
  4. Coloque a peça na máquina com sabão e amaciante.
  5. Deixe secar debaixo de sombra. 

Outros alimentos também podem sujar os tecidos. Por isso, aproveite para aprender como tirar mancha de banana, de café e de vinho das roupas com técnicas simples, a fim de preservar e conservar suas peças por mais tempo no guarda-roupa. 

Viu só como tirar mancha de manga da roupa é simples? Agora você não vai mais passar perrengue ou perder aquela peça preferida só por conta de um pequeno acidente. 

Continue com a gente aqui no Cada Casa Um Caso porque tem muito mais dicas de limpeza, organização e outros cuidados com a casa vindo por aí. Nos vemos no próximo artigo! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.