criança lambuzada de chocolate

Poucas pessoas dispensam um belo pedaço de chocolate. No entanto, durante o deleite da guloseima, ela pode derreter, cair na roupa e em outras superfícies. Mas a tarefa de como tirar mancha de chocolate não é impossível. Basta seguir algumas dicas básicas e não ficará nem sinal dela!

Hoje, o Cada Casa Um Caso traz um tutorial para lidar com esse tipo de sujeira e aproveitar a Páscoa sem medo de manchas.

Acompanhe tudo sobre como tirar mancha de chocolate do sofá, da roupa e mais.

Como tirar mancha de chocolate da roupa?

Mancha de chocolate costuma assustar. Isso porque ela seca rápido, pode se espalhar e ainda há produtos que contêm corantes, o que aumenta o estrago.

Veja um passo a passo de como tirar mancha de chocolate da roupa branca e colorida.

Primeiros passos: tente agir rápido e tome cuidado

  • Evite que a mancha seque. Logo após o “acidente”, limpe o excesso com um pano úmido ou papel toalha. Não esfregue com as mãos ou panos secos. Isso apenas irá espalhar mais ainda o doce.
  • Se possível, lave a roupa imediatamente assim que o alimento sujar a peça.
  • Se encontrar manchas de chocolate após a lavagem, não passe a roupa com o ferro em nenhuma hipótese. O calor fará com que o alimento seque e torne a remoção mais complicada.

Sabão para roupa líquido para eliminar as manchas

  • Esquente cerca de 100 ml de água e adicione uma colher de sopa de sabão líquido para roupas.
  • Depois, aplique sobre a área afetada.
  • Esfregue primeiro com as mãos até fazer um pouco de espuma.
  • Em seguida, use uma escova de cerdas macias para esfregar a região.
  • Enxágue bem e repita o processo se necessário.
  • Se a mancha for removida, leve para lavagem tradicional na máquina de lavar.

Cuidado redobrado com as roupas brancas

Nas roupas brancas, qualquer tipo de mancha ganha mais destaque, e com a de chocolate não é diferente. No entanto, um produto tira manchas pode ser uma ótima solução para o problema. Você pode usá-lo de três formas distintas:

  • Molho: deixe a peça de molho com água e o produto tira manchas por alguns minutos. Depois, leve para lavagem na máquina de lavar.
  • Pré-lavagem: a pré-lavagem com tira manchas é feita misturando o produto com um pouco de água quente. Depois, basta aplicar a diluição sobre a área afetada, deixar agir por alguns minutos e esfregar. No entanto, a roupa deve ser enxaguada antes que o produto seque completamente.
  • Lavagem potencializada: apostar na potencialização de lavagem pode ser ótimo para roupas brancas. Para isso, basta misturar um pouco de produto tira manchas junto ao sabão em pó para lavar roupa.

Atenção! Antes de usar, leia o rótulo do produto tira manchas e as instruções de lavagem da sua peça na etiqueta. Dê preferência aos produtos tira manchas específicos para seu tipo de roupa, sejam elas brancas ou coloridas.

Mancha de chocolate no sofá

Família come ovos de Páscoa junta no sofá
(iStock)

O sofá também pode sofrer com manchas de alimentos e bebidas! Inclusive, já ensinamos por aqui como remover as de vinho e como fazer a limpeza do sofá. Mas o assunto do dia é esse doce tão querido, então vamos às dicas de como tirar mancha de chocolate do sofá:

Com detergente neutro

A técnica com detergente neutro é bastante parecida com a usada com sabão líquido na roupa. Desse modo, basta diluir o detergente neutro em água quente. Depois disso, aplique sobre a área afetada no sofá e esfregue com esponja.

No entanto, é importante remover o excesso com um pano seco. Caso o sofá fique muito molhado, use um secador de cabelos para ajudar na secagem.

Com tira manchas sem cloro

Um produto tira manchas sem cloro também pode ajudar no caso de manchas no sofá. Basta seguir a recomendação de diluição de pré-lavagem do rótulo e aplicar sobre a área manchada com chocolate. Em seguida, deixe agir por alguns minutos.

Depois disso, esfregue bem com um pano ou escovinha e retire o excesso antes que o produto seque completamente. Para finalizar, passe um pano úmido para garantir que não fique nenhum resíduo do produto no estofado.

E mais uma vez, atenção! Aqui também vale a regra de ler o rótulo do produto e a etiqueta do sofá com as instruções de lavagem. Não inicie nenhum procedimento antes de conferir e entender essas recomendações.

Mancha de chocolate no pano de prato

O passo a passo para remoção das manchas de chocolate em panos de prato é igual às descritas para roupas brancas. No entanto, é também interessante ler as instruções de lavagem na etiqueta do pano. Desse modo, se evita qualquer possível dano ao tecido.

Dicas de como tirar mancha de chocolate anotadas? Com os passos certos e os produtos adequados fica mais simples se livrar de marcas e outras sujeiras de cada cantinho da casa.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.