Uma criança brincado no gramado. Sua roupa está suja de barro.

Quem tem crianças em casa entende a dificuldade que é manter uniformes de escola e tênis sempre limpos. E você sabe como tirar mancha de barro da roupa? 

Sejam elas brancas ou coloridas, o desafio é sempre o mesmo. O barro costuma se impregnar no tecido e, sem uma lavagem correta, é muito mais difícil de ser eliminado. 

Antes de mais nada, não caia na tentação de simplesmente jogar a roupa suja na máquina de lavar. Com essa atitude, a mancha de barro pode se espalhar e grudar no tecido. 

Mas aprender como tirar mancha de barro da roupa não é algo tão complicado assim. Se você seguir algumas etapas essenciais, suas peças ficarão limpas novamente. 

Abaixo, separamos 5 dicas simples para facilitar sua rotina de cuidados com as roupas.

1. Produtos e materiais para tirar mancha de barro da roupa

Para começar, uma boa notícia: já existem produtos e materiais que ajudam a remover manchas de barro com eficácia. Anote nossas recomendações para a próxima ida à loja de itens de limpeza: 

  • balde: útil para mergulhar as peças sujas de barro na pré-lavagem;
  • escova macia: ajuda a retirar o excesso de barro das peças; 
  • água sanitária: para usar na pré-lavagem de roupas brancas;
  • alvejante sem cloro: para usar na pré-lavagem de roupas coloridas;
  • detergente neutro: uma alternativa para substituir o alvejante sem cloro;
  • sabão de coco: potente para retirar manchas de barro vermelho;
  • bicarbonato de sódio: auxilia a remoção de manchas de barro vermelho; 
  • sabão em pó: para usar na lavagem da roupa na máquina; 
  • amaciante: deve ser usado em conjunto com o sabão na máquina de lavar.

2. Pré-lavagem 

De fato, as etapas para se livrar do barro são um pouco diferentes se comparadas à lavagem das demais peças. Para aprender como tirar mancha de barro da roupa, o primeiro passo é apostar na pré-lavagem

Esse processo contribui para que a mancha saia bem mais fácil e, o mais importante, sem danificar o tecido. 

Em primeiro lugar, deixe que a mancha de barro fique completamente seca na roupa. Se houver excesso de barro, passe uma escova macia em cima da mancha. 

Para saber como tirar mancha de barro de roupa branca, prepare uma mistura de 2 litros de água e meia xícara de água sanitária. No caso das roupas coloridas, substitua a água sanitária por um alvejante sem cloro, sabão em pó ou detergente neutro. Assim, não há riscos de descoloração das peças. 

Mergulhe a peça suja na solução e deixe agir por cerca de 20 minutos. Depois, retire a roupa do recipiente e torça delicadamente para remover o excesso de líquido. 

3. Lavagem

Depois da pré-lavagem, é hora de colocar as peças na máquina de lavar. E, mais uma vez, existem algumas diferenças para tirar a sujeira de roupas brancas e coloridas. Aprenda com a gente! 

Uma calça jeans suja de barro em frente de uma máquina de lavar.
(iStock)

Como tirar mancha de barro de roupa branca?

Antes de colocar qualquer peça suja de barro na máquina, é importante que você separe apenas as roupas brancas. A medida previne manchas indesejadas e mantém a coloração do tecido. 

Em seguida, coloque o sabão em pó (ou líquido) e o amaciante na máquina. Se quiser potencializar a limpeza, adicione também um alvejante tira manchas para roupas brancas. 

Ao final do ciclo, pendure as peças no varal e, de preferência, em um local com sombra.

Para acabar com qualquer dúvida, reveja nosso artigo especial sobre como lavar roupa branca

Como tirar mancha de barro de roupa colorida?

Agora junte apenas as peças coloridas que estão sujas de barro e coloque na máquina de lavar.

Para que a limpeza seja efetiva, retire o excesso de barro da roupa com uma escova. Depois disso, adicione sabão em pó ou detergente neutro e amaciante para manter a maciez das peças. É recomendado usar também um alvejante sem cloro, ideal para remover manchas de roupas coloridas.

Retire as peças da máquina de lavar e coloque-as para secar na sombra, pois isso evita aparecimento de manchas amareladas. 

4. Como tirar mancha de barro seco ou antigo

De fato, aprender como tirar mancha de barro da roupa antiga não é muito simples, pois quanto mais tempo a sujeira fica no tecido, maior será a dificuldade de eliminá-la definitivamente. Mas vamos te ajudar! 

Após a pré-lavagem, coloque a peça na máquina de lavar adicionando sabão em pó ou líquido, amaciante e um produto alvejante (com cloro para roupas brancas e sem cloro para roupas coloridas). 

Se, após completar todas essas etapas, você notar que a mancha ainda está presente na roupa, repita o processo desde a pré-lavagem, passando pela lavagem e secagem correta.

5. E como se livrar das marcas do barro vermelho? 

Se você precisa aprender como tirar mancha de barro vermelho da roupa, separe detergente neutro e água quente. Esses itens são eficientes para remover muitos outros tipos de manchas, fazendo com que a sujeira se solte facilmente do tecido. 

Deixe a peça de molho na solução por 20 minutos e, em seguida, torça bem antes de colocar para secar. 

Não funcionou? Calma! Ao retirar a peça da água quente, aplique sabão de coco e um pouco de bicarbonato de sódio em cima da mancha e esfregue bem. Por fim, enxague na água corrente, torça e coloque para secar na sombra. 

Quem cuida da casa também precisa lidar com outros tipos de sujeira no dia a dia, como por exemplo, os respingos de gordura durante o preparo das refeições. Descubra agora mesmo como tirar mancha de gordura da roupa.

Ainda tem dúvidas de como deixar suas peças limpinhas e cheirosas? Confira também como lavar roupa da maneira correta.

Aprendeu tudo sobre como tirar mancha de barro da roupa? Nada mais gostoso do que ter peças limpinhas, cheirosas e livres de manchas no armário. Fique de olho em todas as nossas dicas de limpeza, organização e cuidados com a casa. Até a próxima! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.