Mulher como hambúrguer e derruba molho na roupa provocando uma mancha de gordura na camiseta

Você está com sua roupa preferida quando derruba um pouco de molho ou óleo. Mesmo entre os mais cuidadosos, uma hora ou outra isso pode acontecer. Mas calma, esse não é o fim do mundo, nem tampouco da sua peça! 

Se você tem dúvidas de como tirar gordura de roupa e se isso pode ser feito de forma realmente eficiente, estamos aqui para responder suas perguntas e dizer que sim, em muitos casos é possível tirar a mancha e recuperar sua roupa. Confira a seguir!

Como tirar gordura de roupa com detergente

O detergente de lavar louças pode ser um grande aliado nessas horas, mas cuidado ao escolher o produto que vai usar. Prefira a versão neutra e incolor para não correr o risco de manchar a roupa com o corante. 

Para começar, retire o excesso de óleo com um papel absorvente. Em seguida, molhe a área suja com água morna e, depois, esfregue com o detergente. Se preciso, repita o processo. 

Para finalizar, lave a peça na máquina ou como preferir. 

Como tirar mancha de gordura de roupa branca?

Para peças claras, uma boa pedida pode ser o bicarbonato de sódio misturado com limão. 

Despeje um pouco de bicarbonato sobre a mancha e regue com suco de limão. Esfregue bem e mergulhe em um balde com água morna. Retire todo o resíduo de limão e bicarbonato e leve para lavar. 

Atenção: essa dica não deve ser usada em peças de tecidos mais delicados nem em roupas pretas ou coloridas.

Como tirar gordura de roupa manchada há muito tempo?

Se a mancha é antiga, uma técnica muito comentada é o uso de lustra-móveis e detergente neutro. Apesar de inusitada, há algum sentido, pois ambos os produtos têm compostos desengordurantes. Veja como aplicar na roupa:

  1. Use duas colheres de cada (detergente/lustra-móveis) e misture bem em um recipiente; 
  2. Despeje um pouco da mistura sobre a mancha de gordura e deixe agir por uma hora;
  3. Enxágue bem;
  4. Leve para lavar na máquina. 
Homem colocando roupa para lavar na máquina de lavar
(iStock)

Cuidado extra com as roupas

Usar misturas caseiras pode ajudar a remover as manchas, mas se a sua principal preocupação é em como tirar gordura de roupa sem correr o risco de estragar a peça, o melhor é optar por um produto “tira manchas”. 

Antes do uso, leia as instruções do rótulo e as orientações de lavagem na etiqueta da sua roupa. Para casos de manchas persistentes, é indicado o uso do pré-tratamento, que consiste em uma aplicação do tira manchas sobre a mancha antes da lavagem tradicional na máquina. O produto também pode ser usado para potencializar as lavagens.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.