Mulher sentada a mesa fuma e bebe café

O cheiro de cigarro costuma incomodar bastante quem não fuma porque fica impregnado nos ambientes, nas roupas e nas mãos. Além disso, tirar esse cheiro forte da casa e dos tecidos pode ser um grande desafio, ainda mais se o fumante escolhe locais mais fechados e com pouca ventilação para acender seus cigarros – aí realmente fica bem difícil de eliminar o odor.

A boa notícia é que existem alguns truques simples de como tirar cheiro de cigarro da casa e dos tecidos com produtos que você provavelmente já tem na dispensa. Acompanhe nossas dicas a seguir para se livrar de vez desse cheiro desagradável que domina os ambientes e, inclusive, pode até espantar as visitas!

Como tirar cheiro de cigarro da casa e dos tecidos

Saiba como acabar com esse mau odor em cada local da casa ou item:

1. Cômodos da casa

Para que os cômodos da casa fiquem cheirosos novamente, coloque alguns potes com vinagre branco ou grãos de café nos cantinhos e em cima dos móveis. Aproveite para acender velas aromáticas e incensos sempre que possível. Ah, aromatizador de ambientes também é um produto que você deve apostar.

2. Peças de roupas

Quando for lavar as roupas da casa, junto com o sabão em pó e o amaciante, coloque um copo de vinagre de maçã ou vinagre branco no último enxágue. Por conter ácido na composição, o vinagre consegue eliminar o cheiro das roupas e ainda ajuda a matar germes e bactérias que podem estar nas peças. Passe as roupas com ferro bem quente para remover a nicotina.

3. Armários e guarda-roupas

Depois de comer uma laranja ou limão, guarde as cascas. Isso mesmo! As cascas das frutas cítricas ajudam na remoção do cheiro de cigarro. Junte algumas cascas em pequenos potes e coloque nos cantos dos armários, guarda-roupas e dos cômodos. O cheiro acentuado combate o odor de fumaça que vem do cigarro.

4. Sofá, tapete e carpete

Jogue um pouco de bicarbonato de sódio em cima do carpete, do tapete e do sofá. Espere 24 horas para que eles absorvam o produto. Depois, passe um aspirador de pó e finalize passando um produto multiuso nessas superfícies e deixe secar. Se precisar, repita o procedimento.

Homem sentado no sofá e fumando cigarro
(iStock)

5. Interior do carro

Mesmo que os fumantes tenham o costume de abrir a janela, o cheiro de cigarro no carro fica bem presente. Para remover o odor dos bancos e painel, corte duas maçãs ao meio e deixe uma delas no assento da frente e a outra no assento de trás. Feche as janelas e deixe agir por, pelo menos, 24 horas.

Veja também mais dicas de como deixar o carro sempre cheiroso.

Produtos para tirar cheiro de cigarro

Além dessas dicas caseiras para tirar cheiro de cigarro, o indicado é que você dê prioridade para produtos com certificação do fabricante e comprovação de eficácia, principalmente quando se trata de itens para higiene e limpeza que garantem sua segurança e saúde durante o uso. Veja os produtos recomendados:

  • Eliminador ou neutralizador de odores
  • Limpador multiuso perfumado
  • Spray aromatizador
  • Detergente neutro
  • Sabão em pó ou líquido
  • Amaciante
  • Desinfetante para o chão

Como evitar cheiro de cigarro em casa

Se você quer manter a casa e os tecidos bem longe do cheiro de cigarro, confira esses hábitos diários que ajudam a manter a limpeza e o perfume nos ambientes:

  • Durante o dia, deixa as portas e janelas abertas;
  • Espalhe alguns purificadores de ar pelos cômodos;
  • Adote o uso de velas aromáticas ou incensos para amenizar o odor;
  • Faça uma limpeza diária leve na casa para mantê-la cheirosa;
  • Use produtos com cheiros agradáveis para higienizar a casa;
  • Lave tapetes e cortinas com mais frequência;
  • Limpe as persianas e o carpete sempre que possível;
  • Peça que o fumante acenda o cigarro perto da janela.

Agora que você já sabe como tirar cheiro de cigarro da casa e dos tecidos, é hora de separar os produtos e aplicar nossas dicas! Assim, o odor de nicotina fica bem longe e você mantém um lar cheiroso e aconchegante. Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.