Uma mulher usa um roupão de SPA e está misturando cera de depilação com uma espátula de madeira em um recipiente de vidro.

Você sabe como tirar cera de depilação da roupa? Pois é, quem usa cera quente para se depilar, com certeza já passou por esse momento desesperador. Qualquer gotinha fora do lugar pode causar um estrago em todos os tipos de tecidos. 

Como a cera de depilação tem o objetivo de grudar e arrancar os pelos, ao cair na roupa, costuma ficar bastante impregnada. Nesse momento, parece impossível removê-la de forma simples e prática. 

Mas calma! Se você faz parte desse time que já perdeu alguma peça de roupa para a cera de depilação, hoje vamos ensinar algumas maneiras de resolver o problema quando acontecer novamente! Veja todas as dicas de como tirar cera de depilação da roupa. 

Antes de tudo, você precisa esperar a cera secar 

Em primeiro lugar, nunca tente tirar a cera quente da roupa de imediato. Quando o produto ainda está com a consistência líquida, ele pode se espalhar mais pelo tecido. Sem falar do risco de queimar os dedos. De qualquer forma, o estrago será ainda maior. 

A melhor dica de como tirar cera de depilação da roupa é esperar alguns minutos até que ela seque bem. Aí sim, você pode começar a cuidar da mancha e aplicar os próximos passos para removê-la. 

Materiais e produtos necessários para retirar cera da roupa

Para colocar em prática as táticas de como tirar cera de depilação da roupa não é necessário investir muito. Produtos específicos para lavagem de roupas e outros acessórios vão ajudar a acabar com as marcas. Confira a lista: 

  • espátula
  • faca sem serra
  • papel toalha
  • ferro de passar
  • sabão neutro
  • amaciante
  • tira manchas

Passo a passo para tirar cera da roupa

Uma mulher usa luvas de borracha cor de rosa e está misturando cera de depilação com uma espátula de madeira.
(iStock)

Agora que você já separou todos os produtos e acessórios, é hora de começar a limpeza de fato. Preparamos um passo a passo simples de como tirar cera de depilação da roupa para te auxiliar:

  1. Com uma espátula ou faca sem serra, retire o excesso de produto da roupa.
  2. Coloque um papel toalha na mancha e passe ferro quente para derretê-la.
  3. Faça pressão em cima do ferro até notar que a cera está grudando no papel. 
  4. Em seguida, aplique um produto tira manchas, esfregue e aguarde meia hora.
  5. Faça a lavagem normal na máquina usando água quente, sabão e amaciante.
  6. Estenda a roupa em local arejado e na sombra e espere secar bem.
  7. Se sentir necessidade, repita o procedimento até que a mancha seja removida. 

Há diferença entre cera quente e cera fria? 

Na verdade, a única diferença que existe entre esses dois tipos de cera é que, enquanto a versão quente esfria e endurece no tecido, a fria continua com sua consistência de origem, ou seja, mole e elástica. 

Se o acidente aconteceu com cera quente, basta voltar aos itens anteriores. 

Já para remover a cera de depilação fria da roupa, você deve começar tirando o excesso do produto com um papel toalha. Depois, aplique um produto tira manchas (para roupas coloridas ou brancas), coloque para lavar na máquina e depois secar. Pronto!  

E aí, o que achou das nossas dicas de como tirar cera de depilação da roupa? Esperamos que você siga as recomendações para evitar danos definitivos às suas peças preferidas. Afinal, nada melhor do que manter nossos itens sempre bem-cuidados. 

Não deixe de acompanhar por aqui mais conteúdos sobre limpeza e organização. Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.