Doação de roupas: como separar as peças que você não usa mais e organizar o guarda-roupas
julho 26, 2022 - 5 minutos de leitura.Nada melhor do que doar roupas para quem precisa e ainda ganhar mais espaço no armário! Saiba como organizar as peças para doação e onde entregá-lasTem peças no guarda-roupa que você não usa mais? Então, que tal fazer uma doação de roupas? Além de ajudar quem precisa, doar é uma maneira de organizar a casa, evitar acúmulo excessivo e abrir espaço para armazenar outros itens.
Além de uma boa ação ao próximo, doar roupas é um ato de sustentabilidade, já que suas peças serão bem-aproveitadas por muitas outras pessoas e, por isso, não serão totalmente descartadas no meio ambiente.
Agora é hora de colocar tudo em prática e ainda organizar o guarda-roupa. Veja como separar as peças, onde fazer a doação de roupas e onde descartar o que não dá mais para ser reaproveitado. Confira nossas dicas e comece a separar o que você pretende passar para frente e, depois, arrume o armário por aí!
O que fazer antes de doar uma roupa?
Com certeza, ninguém gosta de usar roupas sujas, certo? Portanto, antes de separar tudo para fazer a doação de roupas, lembre-se de lavar bem e secar as peças, até mesmo para remover o cheiro ruim de “guardado” e deixá-las cheirosas e macias. Assim, quando a pessoa receber as roupas, já pode fazer uso imediato.
O que posso doar?

Antes de mais nada, se sentir necessidade, experimente suas calças, vestidos, blusas e camisetas antes de ter certeza sobre a doação. Essa etapa é essencial para que você não se arrependa das escolhas.
Mas o que posso doar? Fique tranquilo! Para te ajudar na missão, veja alguns critérios importantes:
- separe as peças que você não usa há mais de 6 meses;
- retire as roupas que não servem mais por perda ou ganho de peso;
- desapegue de peças que estejam com partes da costura danificadas;
- repasse as roupas que você sempre veste, mas não se sente bem;
- doe as roupas que estão guardadas apenas por apego emocional;
- retire as roupas que você ganhou de presente e não usa no dia a dia;
- separe também as peças que não combinam com seu estilo e rotina.
Como separar roupas para doação?

Depois disso, é hora de embalar as roupas em caixas de papelão, de plástico, sacos plásticos mais grossos e, para peças mais delicadas, separe alguns sacos de TNT para manter a integridade do tecido. Também é bom identificar as caixas, anotando o que tem em cada uma delas.
Uma sugestão extra que pode fazer a diferença na doação de roupas é borrifar um spray aromatizador para tecidos no meio das roupas. Ao ganhar uma roupa limpinha e cheirosa, a pessoa se sentirá mais acolhida.
Onde fazer doação de roupas?
Por consequência, depois de separar todas as peças que você não usa mais, lavá-las e deixá-las prontinhas para outras pessoas, saiba agora onde fazer doação. Já adiantamos que isso vai depender bastante da sua localização.
Em primeiro lugar, a dica é buscar por lugares ou instituições que fazem campanhas de arrecadação de roupas na sua cidade. Outra sugestão é perguntar aos amigos e familiares se eles conhecem lugares para doação de roupas.
Veja outras opções de onde fazer doação de roupas:
- postos de arrecadação de roupas;
- bazares locais;
- brechós beneficentes;
- Exército da Salvação;
- igrejas e espaços religiosos;
- grupos on-line de doação.
Se estiver em São Paulo, pode ainda encontrar pontos de doação em estações de metrô e CPTM e terminais de ônibus da EMTU.
O que fazer com as roupas que não podem ser doadas?
Nem todas as peças podem ir para doação. Roupas em condições ruins, como as rasgadas, furadas ou muito gastas, podem ser usadas para outros fins. Uma camiseta antiga pode virar um ótimo pano para limpar a casa. Já retalhos podem ser usados como enchimento de capas de almofadas.
Mas não quero usar mais de nenhuma forma, onde descartar roupas velhas? Há algumas opções:
- doe para abrigos de animais;
- deixe em pontos de reciclagem de tecidos;
- entregue para ONGs de reciclagem de roupas.
Depois de tudo, como organizar guarda-roupa?
Feita a doação de roupas, é provável que você tenha mais espaço no guarda-roupa. Redistribua suas peças. Deixe as mais delicadas em cabides e dobre camisetas e calças antes de colocá-las nas gavetas. Pendure também os casacos.
E aqui vão duas dicas: separe gavetas para cada tipo de roupa e não empilhe várias peças em um mesmo cabide. Para mais ideias, reveja nossos artigos. Temos um texto ilustrado com ideias de arrumação do guarda-roupa do casal e também outro com dicas para dar uma geral em qualquer guarda-roupa.
Cestos, nichos e prateleiras são práticos e perfeitos para deixar sua casa em ordem, até mesmo para armazenar roupas. Confira mais opções de organizadores para casa que ainda ajudam a otimizar espaço nos ambientes.
Fique com a gente para mais dicas de organização que ajudam a cuidar da sua casa e de quem mais precisa. Até mais!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.